Monitorização do Clima de Portugal 2017

  • Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
Anomalia mensal:

yKNxW1a.png


A anomalia semanal é muito mais pronunciada. Esta e outras estão disponíveis gratuitamente aqui -> http://models.weatherbell.com/temperature.php

Acrescento as anomalias mundiais do ano decorrido até agora:

XtApVMK.png
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Gostava que o IPMA se pronuciasse sobre a Zona de Convergência Intertropical que nesta altura está 2-3º situada mais a norte que a média esperada, portanto a zona de chuvas tropicais anda nesta altura pelo norte do Mali e pelo sul da Argélia... que são regiões desérticas.

o ar subtropical seco também foi empurrado para norte e está mais perto ou em cima de nós, razão para desconfiar de tantos dias de calor.
 
@lserpa @Azorean Storm Buster

2015:

zLZEpgW.png


1iGEqPU.png


2014:

9CJMpc9.png


zsN7a1t.png


Os dados de 2017 ainda não estão disponíveis mas os restantes anos anteriores estão aqui (escolher tema 'Ambiente' e 'Estatísticas do Ambiente') -> https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes

Por cá, 2017
Vai no sentido de menos noites tropicais e mais um desvio negativo na precipitação... a não ser que agosto seja atípico no que se refere a temperatura mínima...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: MSantos
@Orion , obrigado pelos dados.

Não deixa de ser impressionante, como as noites tropicais em Faro, já são mais do dobro em relação à normal 1971-2000, onde a média são de 25 noites tropicais. :wacko:

Quando sair o relatório referente a 2016 ainda vai ser pior o desvio em relação à média 1971-2000.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e Thomar
Novamente, a média '81-'10 pode ser enganadora.

844gKsV.png


Eu gostava de mostrar mais gráficos mas os relatórios do IPMA ou são inexistentes (Madeira) ou são parcos em informação climática (Açores).

---

XLF65BP.png


UHDDOjP.png


9J7RADT.png


As pessoas dão demasiada importância ao AG. Há problemas tão ou mais graves e igualmente sem resolução fácil (se não impossível): lixo nos oceanos, desflorestação massiva, redução abismal dos stocks piscatórios... A maioria da população mundial ainda é extremamente pobre e não tem acesso fácil a recursos abundantes.

Mais cedo ou mais tarde vai haver malta a experimentar com geoengenharia (e eu acredito que já se faz isto há muito). Por vezes a resolução para um problema pode agravá-lo. Neste tipo de coisas está-se a brincar com o fogo.

Geoengineering would be cheap enough that even a middle-income country could deploy it unilaterally. Some scientists have estimated that solar radiation management could cool the earth quickly for as little as $5 billion per year or so.

https://www.nytimes.com/2017/04/04/business/economy/geoengineering-climate-change.html

About 80 such planes would allow the delivery to the stratosphere of a million tonnes of acid every year at a cost of one or two billion dollars over an operational life of 20 years.

http://www.economist.com/node/17414216

Os EUA gastam por mês 3 mil milhões no Afeganistão apenas e só. O problema não é o dinheiro.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: criz0r
Ontem, nova madrugada com minimas relativamente frias.
Destaque para Lamas de Mouro (3,1ºC) e Carrazeda de Ansiães(5,4ºC), ambas as estações instaladas em locais de forte inversão em altitude. :cold:



Nesse mesmo dia,na vizinha Espanha a rede AEMET teve um registo de uma mínima de 0,9ºC em Sanabria, Robleda-Cervantes, provavelmente com direito a geada, notável.
 
@jonas_87 tenho de destacar também a já famosa estação da Praia da Rainha.

Com uma mínima tropical de 20,3ºC que registei em Almada é de facto impressionante a discrepância de uma estação para a outra, quando estamos a falar de uma distância de apenas 7km.