Fica então o mapa das máximas no dia 27 de abril, que fez história:
Máximas superiores a 35ºC:
Mora: 36,9ºC
Amareleja: 36,7ºC
Castro Verde, Neves Corvo: 36,5ºC
Alvega: 36,4ºC
Alcácer do Sal, Barrosinha: 36,3ºC
Alvalade: 36,2ºC
Portel, Oriola: 36,1ºC
Reguengos de Monsaraz (S. P. Corval), Viana do Alentejo e Pinhão (Sta. Bárbara): 35,7ºC
Coruche e Avis (Benavila): 35,6ºC
Pegões e Évora (C. Coordenação): 35,4ºC
Elvas e Beja: 35,3ºC
Mínima tropical em Portalegre, provavelmente a primeira da rede IPMA este ano. Foi de 21,9ºC.
Resumo do mês de abril na rede de EMAs do IPMA (Algarve).
Notas:
Devido ao limite de caracteres nas mensagens apenas incluo as EMAs do Algarve.
A direção do vento predominante (DVP) representa a moda dos valores diários.
Os restantes valores de cada coluna representam a média dos valores diários de cada estação com exceção da precipitação acumulada e da radiação global que representam a soma dos valores.
As células em branco indicam a falha de dados em todos os dias do mês para a respetiva estação, já os valores que contenham um asterisco (*) indicam a falha de dados em pelo menos um dia.
O mês de abril de 2023 foi o 4º mais quente e o 3º mais seco desde 1931 em Portugal Continental.
- O valor médio da temperatura máxima do ar, 23.77 °C, foi muito superior ao valor normal, + 5.59 °C, e corresponde ao valor mais alto desde 1931. O valor médio da temperatura mínima do ar, 9.41 °C, foi 1.28 °C superior ao valor normal, sendo o 15º mais alto desde 1931 e o 6º mais alto desde 2000.
- Foram registadas 3 ondas de calor no território continental, que afetaram as regiões do interior Norte e Centro, vale do Tejo, Alentejo e sotavento Algarvio.
- Em relação à precipitação, foi o 3º abril mais seco desde 1931 (mais seco 2017, 11.5 mm); precipitação total de 18.2 mm que corresponde a 23 % do valor normal. Durante o mês ocorreram valores de precipitação mais significativos na primeira quinzena do mês e em especial na região litoral Norte e Centro.
- De acordo com o índice de seca PDSI, verificou-se um aumento significativo da área e da intensidade em seca meteorológica; destaca-se a região Nordeste na classe de seca moderada e na região sul os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro nas classes de seca severa a extrema. No final de abril 89 % do território estava em seca, com 34 % nas classes de seca severa e extrema.
- O valor médio da temperatura máxima do ar, 23.77 °C, foi muito superior ao valor normal, + 5.59 °C, e corresponde ao valor mais alto desde 1931. O valor médio da temperatura mínima do ar, 9.41 °C, foi 1.28 °C superior ao valor normal, sendo o 15º mais alto desde 1931 e o 6º mais alto desde 2000.
Se não fosse as noites frescas, este Abril teria sido facilmente o mais quente de sempre.
Também será interessante e caracterizante da situação que tem predominado nos últimos três meses distinguir as duas regiões separadas pela cordilheira central.
Mas atente-se bem no quadro da classificação do mês: considero 2023 o mais contributivo para agravamento geral da seca. Está no canto superior esquerdo do quadro e nesse canto temos 2017 (mais seco mas menos quente) e 1945 (mais quente mas menos seco); 1955 e 1949 menos intensos nestes dois extremos, comparados com 2023; 1997 superando em calor mas bastante menos seco.
Que boa memória tenho de 1966, 1983 e 2000 (especialmente 1983, aqui para a AML).
Também será interessante e caracterizante da situação que tem predominado nos últimos três meses distinguir as duas regiões separadas pela cordilheira central.
Se não fosse as noites frescas, este Abril teria sido facilmente o mais quente de sempre.
Mas atente-se bem no quadro da classificação do mês: considero 2023 o mais contributivo para agravamento geral da seca. Está no canto superior esquerdo do quadro e nesse canto temos 2017 (mais seco mas menos quente) e 1945 (mais quente mas menos seco); 1955 e 1949 menos intensos nestes dois extremos, comparados com 2023; 1997 superando em calor mas bastante menos seco.
Que boa memória tenho de 1966, 1983 e 2000 (especialmente 1983, aqui para a AML).
Eu acho que 2017 foi pior. Só foi um pouco menos quente e não só foi mais seco, como a quase totalidade da chuva caiu no dia 30, não tendo chovido em 40 % das estações até dia 29. Além disso, embora tenha sido mais intenso, o calor desta vez teve uns intervalos de tempo mais normal pelo meio, enquanto que em 2017 a onda de calor começou no dia 2 e acabou no dia 24 sem interrupções
E supostamente estamos a sair de La Niña (período mais frio) para o El Niño (mais quente) na nossa zona.
Ou seja, nos próximos 2 anos podemos assistir a vários recordes de temperatura acima do normal.
Assim de repente, Outubro de 2017: "O valor médio da temperatura máxima do ar, 27.11 °C, foi o mais alto desde 1931, 5.88 °C acima do valor normal."
Mas acho que Março de 1997 teve uma anomalia das máxima de +6,3ºC.
Assim de repente, Outubro de 2017: "O valor médio da temperatura máxima do ar, 27.11 °C, foi o mais alto desde 1931, 5.88 °C acima do valor normal."
Também será interessante conhecer a variabilidade intrínseca de cada mês do ano, e nesse aspecto eu tinha a ideia que o Abril em termos de temperaturas máximas era menos variável do que o Março ou o Outubro. Ou seja, a comparação das anomalias deve ser feita em termos do desvio padrão ou de distribuição por percentis, e é daí que vem a ideia de que esta anomalia 2023 do Abril seja mais extrema do que as citadas de Março e Outubro.
Também será interessante conhecer a variabilidade intrínseca de cada mês do ano, e nesse aspecto eu tinha a ideia que o Abril em termos de temperaturas máximas era menos variável do que o Março ou o Outubro. Ou seja, a comparação das anomalias deve ser feita em termos do desvio padrão ou de distribuição por percentis, e é daí que vem a ideia de que esta anomalia 2023 do Abril seja mais extrema do que as citadas de Março e Outubro.
Para o período 1931-2020 para o qual tenho os dados em excel, o desvio padrão das máximas é de:
- 1,88 ºC em março
- 1,79 ºC em abril
- 1,84 ºC em outubro
O único valor maior que estes é em maio, 2,00 ºC. Também tenho os percentis para o mesmo período, se quiseres saber algo sobre eles