Werk_AG
Cumulus
Queres dizer .... Pagar para eles terem os nossos dados?
Eu acho que devia ser o contrário. Eles pagarem-nos a nós. Quando isso acontecer e se acontecer, há outras alternativas.
Não é pagar para eles terem os nossos dados, é pagar para ter-mos acesso aos nossos próprios dados, que lhes enviamos de borla!
Seria de rir se assunto não fosse tão sério. E não são rumores, é realidade. A WU deixou de emitir API keys gratuitas, até para os proprietários de estações meteo que são quem lhes alimenta a rede (leia-se negócio).
A noticia desde de divulgada pela WU está a fazer furor especialmente nos EUA. Em retaliação, milhares de proprietários de estações amadoras um pouco por todo o mundo estão a cancelar as suas contas no WU, outros reduziram a frequência com que enviam dados a apenas uma vez por hora.
Pessoalmente tambem já tomei uma decisão,, assim que as minhas API keys deixarem de funcionar, as minhas 3 estações saem do WU. E estou tambem a equacionar reduzir a freqência com que lhes envio dados para uma vez por hora.
A WU desde que foi adquirida pela IBM tem vindo retirar o pouco que retornava a quem lhes alimenta o negocio. Começou por anular as webcam's, depois retirou a possibilidade dos utilizadores que enviam dados não terem publicidade nas aplicações WU para telemóveis, e agora foi a machadada final, as API keys gratis.
Existem outros players a tomarem posição em alternativa à WU, e muitos desenvolvedores de software estão já a modificar os seus programas para trabalhar com as alternativas: OpenWeather é uma delas!
Mas é claro, nem imagino a quantidade de gente que vai ir na conversa e pagar por uma API key da WU para uso pessoal, 3 ou 4 euritos mensais até nem é muito!