Com a temperatura da água do mar a descer aos 19 graus, sobram as noites “quentes” de animação. E até a socialite Paris Hilton vai assumir o papel de DJ, numa discoteca de Verão, em Vilamoura
O tempo meio murcho que se fez sentir no final de Julho e nesta primeira semana de Agosto não impediu os portugueses de caírem em força nas praias algarvias. O alojamento nas unidades de quatro e cinco estrelas, nas principais zonas balneares, encontra-se esgotado. Estacionar o automóvel ou alugar toldo nas praias da moda – Ancão, Quinta do Lago ou Vale do Lobo – representa um exercício de paciência, em fila de espera. Mas não faltam eventos e, em Vilamoura, na segunda-feira, a americana Paris Hilton vai assumir o papel de disco jocker, no Seven.
“Com vento e água fria – onde está o Algarve?”, pergunta, céptico, o empresário Artur Alfaiate, na praia da Quinta do Lago. O ambiente não está de feição: tomar banho com a temperatura da água a 19 graus não está na agenda de quem procura as praias do sul. Os desportos náutico - bodyboard ou jetski, por exemplo - deixaram de ser “novidade” e mesmo com preços que se mantêm invariáveis desde há cinco anos, os clientes não surgem, na Quinta do Lago, com a frequência que era habitual. Mas, um pouco por toda a região, não faltam turistas à espera de dias melhores para a praia.
Às primeiras horas do dia, o sol já “pica” nas peles mais sensíveis acabadas de chegar para gozo de férias. O mergulho na água limpa e transparente viria a calhar, mas a mulher de biquíni amarelo, na Quinta do Lago, faz marcha atrás quando mete os pés na rebentação. “Pudera, está fria - há 30 anos que não me lembro de um Verão assim”, diz o empresário, desportista, Artur Alfaiate. Mais à frente, em Quarteira, pelo areal deserto, D. Albertina, alentejana, carrega o chapéu de sol em direcção à praia do Vidal. “Quero apanhar bom lugar, daqui a pouco vai ver que não há espaço nem para estender uma toalha”, avisa.
http://www.publico.pt/local/noticia/algarve-em-overbooking-apesar-do-verao-envergonhado-1665880