O pânico do Verão inexistente

Meu caro, estou enganado aonde? Então leia lá o que eu escrevi e o que o outro membro escreveu. Eu afirmei que TAMBÉM aumenta a sensação de calor enquanto o outro membro afirmou que POR SI SÓ aumenta a sensação de frio.

A humidade é um factor determinante no acentuar do calor para valores de temperatura elevados. Já no caso de valores baixos de temperatura o factor mais importante para aumentar a sensação de frio é o vento.
Eu não consigo sentir diferença no teor de humidade com valores de temperatura da ordem de 0ºC ou menos, para mim é tudo tempo seco, mesmo -5ºC e nevoeiro. Já 28ºC com elevado teor de humidade é bem mais desconfortável que 28ºC e uma humidade relativa de 25%.

• Gosto
Reactions: Z13 e Huracán
A mim parece-me óbvio que humidade elevada amplifica o desconforto tanto em situações de calor como de frio. Isto focando apenas nas variáveis temperatura e humidade e desprezando as outras. A principal diferença é que a variável vento tem efeitos opostos nos dois extremos. Suaviza o desconforto com temperaturas altas e acentua o desconforto com temperaturas baixas. Ou seja, com frio joga para o mesmo lado que a humidade, mas com calor contraria o efeito da humidade.
Daí a nossa percepção de o vento ser mais relevante quando está frio, e a humidade mais relevante quando está calor. Mas é um facto que a humidade acentua o desconforto nos dois extremos.

A humidade é um factor determinante no acentuar do calor para valores de temperatura elevados. Já no caso de valores baixos de temperatura o factor mais importante para aumentar a sensação de frio é o vento.
Eu não consigo sentir diferença no teor de humidade com valores de temperatura da ordem de 0ºC ou menos, para mim é tudo tempo seco, mesmo -5ºC e nevoeiro. Já 28ºC com elevado teor de humidade é bem mais desconfortável que 28ºC e uma humidade relativa de 25%.

Sem dúvida Dan. Aliás, hoje o Algarve andou com uma humidade relativa entre 50% e os 80% e a temperatura a rondar os 28/30ºC o que faz uma sensação à volta dos 35ºC, mais coisa, menos coisa e foi todo o dia assim, sempre a suar.
Enquanto o regime de ventos é a nortada que vem quente e chega aos 34/35ºC e a humidade relativa anda entre os 20/30% sente-se um ar seco e custa bastante menos, do que dias como o de hoje.

Hoje parece que estou em Manaus. :D

• Gosto
Reactions: Albifriorento
A humidade só por si aumenta a sensação de frio desde quando? A humidade só por si também aumenta a sensação de calor para que fique a saber.
Mas eu disse o contrário??

Apenas me limitei a assinalar o facto de a húmidade acentuar a sensação de frio. Não disse que não acentuasse o calor, o que é algo que também é sobejamente conhecido, e a razão de ter-mos arranjado um belo par de patins no último Mundial :angry:.

Edit: Lembro-lhe que estávamos a discutir sobre o frio e não sobre o calor.

EDIT2: Já agora, já lhe deram o exemplo dos Ucranianos em Portugal, dou-lhe o meu exemplo também. Quando neva aqui em CB, se tivermos HR's baixas normalmente ando á vontade na rua sem problema, no último nevão, 2010, fiquei quase uma hora na varanda a olhar para a neve a cair e só depois de muito tempo é que reparei que os meus pés estavam completamente gelados. Nesse mesmo ano, cerca de 10 ou 15 dias depois voltou a cair neve logo de manhã, fui á rua e não parei de bater o dente, e depois por volta das 9/10 da matina passou a água-neve, engraçado, como já lhe disse, é que isto não aconteceu no famoso 10 de Janeiro de 2010, e práticamente não havia vento nesses dois dias. Óbviamente diferentes pessoas têm sensibilidades diferentes, por isso algumas pessoas serão mais sensíveis á húmidade do que outras. Já agora, esta pequena estória é a razão pelo qual escolhi o meu nickname... Sem dúvida tenho muito mais frio com HR's altas do que com baixas... mesmo que as temperaturas sejam baixas.

Posso dizer que as coisas mais degradáveis que há é nevoeiro ou muita humidade com temperaturas abaixo dos 5ºC, e se estiver vento então é gelo autêntico, tal como também é desagradável talvez ainda mais que o frio humidade alta a partir dos 20ºC, e se estiver associado a nuvens e pouco vento é terrível :calor:. Para comprovar ambas basta ir aos Açores ou estar tempo pertubado de SW que acontece muito no Outono isto pro calor. Para o frio basta ir à Serra da Estrela, até as calças congelam se forem de ganga.

• Gosto
Reactions: rubenpires93

Precisamente... Mesmo o ar saturado a uma temperatura muito baixa resulta num ar que, a nível absoluto, é bastante pobre em vapor de água. Só em termos relativos é que está, de facto, bastante húmido/saturado.

(Importante também verificar a influência da temperatura na pressão e vice-versa, mas que neste caso se considera desprezável...)

Exemplo da pressão do vapor vs. pressão de vapor de saturação a várias temperaturas.

preview_html_m24e0c28e.png

• Gosto
Reactions: Dan
Daniel, claro que a capacidade do ar reter humidade é totalmente diferente em temperaturas baixas e altas, mas penso que o que aqui se discutia é a influência da humidade relativa na sensação térmica corporal em condições quentes versus frias.

Aliás, se fosse em conteúdo absoluto e não relativo de humidade, nem faria sentido a comparação, pois a quantidade de água na atmosfera para estarem p.ex. 90% de humidade com 30º seria um "disparate" p.ex. a 0º, seria o equivalente a uma HR muitíssimo superior a 100%, seria um nevoeiro a escorrer por todos os lados.
:)

Se não há dúvidas nem parece haver discussão sobre a humidade intensificar o desconforto térmico em temperaturas elevadas, posso usar um exemplo completamente extremo e exagerado para o caso de temperaturas baixas, mais uma vez ignorando o vento, que acho também que já concordámos que no caso do frio é o mais significativo:

O que é mais desconfortável, estar ao ar livre sem vento com o ar a 5º, ou estar dentro de água parada, com esta água a 5º?
:D
É um exemplo extremado obviamente, quase absurdo, mas parece-me claro que a existência de mais vapor de água na atmosfera também intensifica a sensação de frio.

Nem se pode comparar nada com a água, visto que a conductividade térmica da água e a sua capacidade térmica são altíssimas... Logicamente que a condução do «frio» desta para o corpo é muito superior ao do ar...

Concordei apenas com o Dan no sentido em que ele disse que «mesmo nevoeiro com 5 ºC é ar seco»

Por falar em conforto térmico, nada melhor que consultar o IPMA, que possui por si mapas horários com o índice de conforto térmico que adotaram (UTCI - universal termal climate índex):

https://www.ipma.pt/pt/ambiente/biometeo/utci/index.jsp?page=utci00.xml

Para o cálculo deste índice, as variáveis de input são as seguintes:
- Temperatura ambiente, Ta;
- Radiação, Tr;
- Humidade, (rH, Pa);
- Vento, Va
- (...).

Mais explicações na página:

https://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/amb.atmosfera/index.bioclima/?page=utci.xml

Desta forma, podemos guardar um mapa com determinadas condições e respetivo índice e compará-lo posteriormente com condições atmosféricas diferentes (por exemplo, à mesma temperatura).

Desta forma os critérios deixam de ser subjetivos ou da sensibilidade de cada um, para serem universais.

O verao este ano tem estado anemico , poucas foram as noites tropicais , temperaturas de 10 graus é mais tipico da primavera e nao do verao .

Mas lá está o anticiclone é que nos "orienta"

Verão instável estraga “severamente” negócio de concessionários de praias do Norte
O verão instável no litoral Norte do país tem penalizado "severamente" os concessionários de praias e bares da região, que, "na sua generalidade", se encontram numa grave situação económica.

O verão instável que se tem registado no litoral Norte do país tem penalizado “severamente” os concessionários de praias e bares da região, que, “na sua generalidade”, se encontram numa grave situação económica, com acumulação de prejuízos.

“Aqui a Norte temos sido severamente penalizados [com o tempo instável]. Os empresários desta área de negócio dos apoios de praias e das praias estão numa situação muito grave em termos económicos. Não sei como vai ser no final da época balnear”, afirmou hoje, em declarações à Lusa, o presidente da Associação de Concessionários de Praias e Bares da Zona Norte, Luís Carvalho.

Luís Carvalho, que representa cerca de 60 concessionários, de Espinho, Gaia e Matosinhos, contabiliza pelos dedos das mãos os “bons dias de praia” desde o início da época balnear (15 de junho) até esta segunda quinzena de agosto e estima que no final deste período (15 de setembro) “muitas contas ficarão por pagar”.

A precipitação que caiu em julho, que, de acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi “o oitavo mais chuvoso desde 1931 e o mais chuvoso deste século”, e um registo semelhante na primeira quinzena de agosto, afetou muito o negócio dos bares e do aluguer de barracas de praia.

“Nós dependemos muito, quase em exclusivo, do mês de agosto, por causa das férias e dos emigrantes, que são quem tem sustentado este negócio na zona Norte. Quando o tempo está instável as pessoas não aparecem, não consomem e este verão tem sido assim”, lamentou Luís Carvalho.

(...)

http://observador.pt/2014/08/20/ver...e-negocio-de-concessionarios-de-praias-norte/

• Gosto
Reactions: CptRena