eu acho q a NAO ta marada...
quando os modelos dizem q isto ou aquilo vem, isto ou aquilo acabam por ser 1 bela caca......... epa to frustrado....
Vamos manter este tópico dedicado apenas às previsões, modelos e alertas.
De preferência com informação relevante. Desabafos e frustrações há muitos outros tópicos por aí, para clima de Portugal também há e linguagem com "caca" (sic) também não é propriamente relevante para o tema em questão não achas ?
Voltando ao tema,
Também noto nos últimos dias alguma incerteza nos modelos ainda dentro do prazo em que já costuma haver alguma estabilidade/confidencialidade.
Isto não tem só haver haver com NAO mas também como funciona ITCZ em particular no verão, e dos impulsos energéticos das monções na Asia ou na India (reparar nas imagens de vapor de agua no eumesat meteosat7 e 9 global) que vão afectar a Europa.
Agora que falas nisso esta manhã tinha reparado num interessante bailado de baixas pressões que o GFS das 00z tinha cá posto fora.
Uma animação curiosa com uma sequência de depressões tropicais fluindo de cabo verde para caraíbas e pequenas depressões fluindo dos Estados unidos/Canada para Portugal, tudo circundando elegantemente o AA.
Se a actividade tropical é a normal para esta altura do ano, a sequência de baixas pressões a latitudes médias mais proximas de nós não é vulgar nesta altura mas também não é nenhuma raridade, a situação actual deve-se à posição e velocidade do jet, que a nós pouco nos afecta para além das nuvens e alguma chuva ou chuviscos mas aos britanicos e irlandeses já é um pouco mais chato. No sábado passado cairam 76.2mm no aeroporto de Dublin, máximo histórico do local para Agosto.
De qualquer forma hoje as saídas posteriores suavizaram tudo isso, de 3 sistemas tropicais no sábado, um deles um furacão intenso, o GFS foi apagando tudo, e mesmo essa sequência de pequenas depressões já normalizou mais as coisas.
Mas isto para responder ao que disseste, obviamente que isto está tudo conectado, se o GFS passa de 3 possiveis ciclones tropicais e vai desfazendo tudo a seguir, tudo também vai mudando noutros lados. Nada que não aconteca imensas vezes nos modelos, há sempre alturas em que as coisas ficam mais confusas.