O mapa
700 hpa Verticalblew do gfs do wetterzentrale é mais um para juntar à colecção dos muitos mapas para onde se pode olhar. Não confundir com o da humidade aos 700hPa.
Este mapa indica o movimento vertical do ar na atmosfera, quer o ar que sobe (por variadas causas muito resumidamente explicadas no outro post) quer o ar que desce. Pelo que anteriormente expliquei é fácil perceber que este mapa também é importante.
Em relação à tua pergunta, o ar que sobe são os valores negativos nestes mapas do WZ. Noutros outputs a escala podem ser os positivos mas na legenda indicam então o sinal negativo. É negativo porque tem a ver com a pressão, a pressão desce com a altitude.
Movimento ascendente: Amarelo
Vermelho
Violeta
Movimento descendente: Verde
azul
violeta
Em relação ao ar que sobe, não significa directamente convecção, significa que o ar sobe, é claro que quando sobe satura o que acaba por mostrar indirectamente a convecção, mas não esquecer que é preciso humidade. Se não estou em erro, por exemplo um valor de -5 a precipitação deve estar presente ou iminente e um valor de -10 é um indicativo de trovoadas.
De realçar que este mapa pode tornar-se confuso para quem não entenda toda a fisica por detrás disto tudo devido à proximidade do que sobe e desce e ao dinamismo de tudo ao longo das horas. É preciso não esquecer que quando o ar sobe tem que estar também a descer em qualquer lado e numa trovoada isso acontece até dentro da mesma célula. A forma como o ar desce, a velocidade dele e se é concentrado numa pequena area ou é por uma area extensa também tem implicações no tipo de efeitos que uma trovoada provoca.
E claro, nunca esquecer que estamos a falar de modelos. Os mapas não representam
nunca a realidade da atmosfera porque é impossível. A 1ª regra para saber usar modelos é ter a consciência que eles nunca estão certos, eles dão-nos umas pistas, que para determinados fenónomos são suficientes com elevado grau de confidencialidade, para outros fenónomos complexos pequenas diferenças tem grandes implicações.