Previsão do Tempo e Alertas - Dezembro 2007

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Mario Barros, em que te baseias quando falas nesses 99.9%?

São as tendencias dos modelos eles tem estado constantemente a mostrar grandes cenários de frio e chuva a mais de 180h normalmente é em Janeiro que costumam ocorrer as tais "barbaridades" climáticas e não só pouco a pouco o frio tem estado a descer a latitudes completamente loucas :eek::eek: ...muitas vezes estar atento ao que se passa no hemisferio sul durante o Verão (cá) e Inverno (lá) pode ajudar-nos a prever o que se vai cá passar durante o nosso Inverno pois normalmente o que ocorre lá ocorre cá passado 6 meses e todos sabemos que países como o Brasil a Argentina e Colombia sofreram muito com o frio quando nós cá estavamos a levar com vento de Norte isto por volta de Agosto...Janeiro/Fevereiro está-se a tornar num mês cada vez mais gelado e tempestuoso...:w00t::w00t:

O clima está em cosntante mutação tem de se estar atento 24 horas por dia.

Reparem na sintonia entre os vários modelos...
Eu vou fazer como o spiritmind:)No comment...

recm1681ko1.gif

rgem1681so9.gif

rtavn1561zb0.png

É pena este cenário não calhar ao fim-de-semana...se bem que acho que nimguém vai conseguir ir trabalhar...:assobio::assobio:

Re:queda de neve a cotas baixas?

O Instituto de Meteorologia de Espanha prevê a partir de de 02/Janeiro, em consequência da entrada de uma frente fria, com deslocamento de Oeste para Leste, a possibilidade de precipitação em toda a península, em forma de neve a cotas muito baixas.

Vamos repetir a dose desta vez mais alargada em área geográfica e mais substancial em quantidade......Um nevão histórico em perspectiva?:shocking:

Re: queda de neve a cotas baixas?

O Instituto de Meteorologia de Espanha prevê a partir de de 02/Janeiro, em consequência da entrada de uma frente fria, com deslocamento de Oeste para Leste, a possibilidade de precipitação em toda a península, em forma de neve a cotas muito baixas.

Vamos repetir a dose desta vez mais alargada em área geográfica e mais substancial em quantidade......Um nevão histórico em perspectiva?:shocking:

:lmao::lmao::lmao::lmao:

Fantastica noticia olheiro tá visto que esses são piores que eu não gostam de adoçar a realidade...A ver se é desta que a ideia do aquecimento fica no lixo.

Não encham a despensa de enlatados e garrafas de água não que depois querem e não tem...E claro muito sal e umas pás.

Tenho duvidas quanto á cota muito baixa (espero estar enganado), mas ainda faltam muitos dias para falarmos de cotas. O interessante é que a sucederem as previsões teremos um episódio bastante interessante de acompanhar, e quanto a mim, perigoso também.
Os modelos começam "quase" todos a apontar para uma entrada, mas ainda teremos de ver como se movimenta o anticiclone (com uma força medonha ... 1060!!!) que será fundamental para percebermos por onde vai entrar.

Tenho duvidas quanto á cota muito baixa (espero estar enganado), mas ainda faltam muitos dias para falarmos de cotas. O interessante é que a sucederem as previsões teremos um episódio bastante interessante de acompanhar, e quanto a mim, perigoso também.
Os modelos começam "quase" todos a apontar para uma entrada, mas ainda teremos de ver como se movimenta o anticiclone (com uma força medonha ... 1060!!!) que será fundamental para percebermos por onde vai entrar.

Filipet o AA como podes ver vai deslocar-se para a Escandinávia.

Quanto ás cotas os modelos o máximo que fazem é meter neve no interior de Tras dos montes ao Alto Alentejo mais que isso eles não suportam e não preveem porque não está na programação deles...por isso muitas cotas vão ser surpresa pois nem mesmo o IM as vai prever (as poucos habituais) a não ser que sejam muito corajosos.

Também espero uma situação severa, até porque em termos de temperatura os modelos não estão a conseguir encaixar muito bem (principalmente devido ás variações locais e aos "chamados" microclimas), mas ainda temos de afinar intensidade do episodio que se avizinha.
Esperemos pela run das 12 do ecmwf.

O INM colocou a cota de neve nos 800m no dia 3 para esta zona. Alguma prudência para já da parte deles até porque é muito difícil falar em cotas a esta distancia, mas amanhã vão começar a baixar;)

O INM para amanhã coloca em alerta amarelo esta zona devido ao nevoeiro.

será que o ano de 2008 vai-me dar neve novamente??:rolleyes:
esperemos...pelo menos os modelos estão a ir bem:thumbsup:

Não é só o temporal que teremos na próxima semana que chama a atenção no gfs... Altas pressões sobre o norte da rússia a 1060mb já há muito que não se via. Brutal !!! :eek::eek::eek:

rhavn1441za1.gif