Eles também tem tradicionalmente mais mobilidade social, Portugal não estamos muito habituados a isso, quer seja porque somos mais reticentes a afastarmo-nos das famílias quer porque somos pobres e muita gente tem apenas reformas de miséria, de contrário seria por exemplo muito mais usual um casal de reformados do norte ir por exemplo gozar a reforma para o Algarve se gostam de sol ou para uma pacata e simpática aldeia do interior se gostam de sossego.
Sobre construção na Flórida houve uma grande reforma em 2003, Florida Building Code (FBC)
en.wikipedia.org
e construções depois dessa altura aguentam isto, pelo menos estruturalmente, pois já se sabe que com ventos há sempre telhados, anexos, jardins, árvores, que vão à vida. Mas a casa fica.
Mas há a maré de tempestade, isso é devastador, é um tsunami que demora longas horas. O edificado não é afetado, mas o recheio, viaturas ... e a vida.
Essa estrada que coloquei atrás, foi a maré que também levou um segmento da ponte que se vê na mesma fotografia.
Mas também parece uma coisa literalmente construída em cima de areia.
Depois nos EUA há uma coisa muito disfuncional, os seguros de inundações que na prática são subsidiados a nível federal.
Por um lado foi com a melhor das intenções porque as pessoas não poderiam pagar prémios seguros muito elevados face ao risco real,
por outro lado isso gerou uma distorção enorme porque se construiu muito em locais de risco que nunca teria sido construído pois em muitos casos certamente ficava mais caro o seguro que a casa propriamente dita.
The Great Lie of American Flood Risk
MAR 14, 2017
A national program sells flood insurance to millions of Americans—using flood projections that are sometimes decades out of date.
A national program sells flood insurance to millions of Americans—using flood projections that are sometimes decades out of date.
www.wired.com
E alguém acha Cape Coral uma coisa lógica de se construir em 1957 ?
Localize negócios locais, visualize mapas e obtenha direções de condução no Google Maps.
www.google.com
en.wikipedia.org
Entretanto como é fácil de prever este furacão vai estoirar com todo o sector de seguros e mercado imobiliário da Flórida, vai ser algo apocalíptico. Nem quero imaginar.
E voltando ao princípio, a tal mobilidade social, centenas de milhares de famílias vão pegar nas suas coisas e vão viver para outra zona dos EUA pois não querem voltar a passar pelo medo que passaram nestes dias.
Mas se os seguros não trplicarem, outras centenas milhares que não passaram por esse sofrimento irão para lá depois, é da natureza humana.