Nem consigo imaginar algo assim nas nossas costas. Literalmente tudo fica dentro do oceano e no meio de uma das piores tempestades, vento, ondas, chuva, destroços atirados pelo vento e ondas, descargas eléctricas. Algo muito próximo de um cataclismo total.
Ian prepara o último landfall, iminente, Cat.1 mas ainda com grande potencial destrutivo. Talvez as costas das Carolinas estejam melhor preparadas, estruturalmente até.
Entre Charleston e Georgetown:
Mais uns > 100 mm em cima do que já choveu nessa zona:
Mais a nordeste, há uma grande área de Pamlico sob aviso marítimo e de stormsurge :
Quase landfall próximo de Georgetwon; muita precipitação mesmo na zona Oeste de Charleston: 6 avisos de flashflooding e um aviso de tornado agora mesmo.
Vista mais abrangente centrada no radar de Myrtle Beach. Será nesta zona de Myrtle que parece estar a ocorrer o landfall.
10 avisos.
Não, o radar costeiro engana. É mesmo entre Charleston e Georgetown, agora, 16:30 utc, 12h30 hora local.
É o radar de Columbia a dar a melhor perspectiva:
Muita precipitação a deslocar-se agora para o interior, área de Columbia, onde vai certamente causar inundações graves, a distância de escoamento até ao oceano é considerável:
Mais a norte a precipitação é de células espalhadas, sem aquela organização em bandas:
Landfall às 19h05 (hora de Portugal), 14h05 hora local (18:05 utc)
A localização referida parece-me um pouco incerta, mas também já não havia uma identificação clara do olho.
Dada a configuração geral, esta localização já é um pouco irrelevante.
A hora é melhor confirmada, nomeadamente pela linha dos gráficos de registo da pressão atmosférica, em várias estações numa larga zona de Georgetown a Charleston, com um pico de mínimo por volta das 18 utc.