Hoje na RTP falaram (não consegui perceber a fonte), que estão previstos mais 28 furacões este Verão
Como já deves ter suspeitado e para variar a afirmação é falsa ou foi deturpada. Não existe nenhuma previsão de 28 furacões.
As previsões sazonais da época tropical do Atlântico normalmente são apresentadas destas forma: Previsão de x ciclones tropicais com nome, do qual y são furacões e dentro desses, z são grande furacões (+cat3). É também normalmente indicado se esperam uma época normal, abaixo ou acima do normal. Algumas previsões também avançam com o ACE total da época (Accumulated Cyclone energy).
Se a RTP falou em 28, não estou a ver de onde pode ter vindo esse número, mas suspeito que andaram a fazer contas de somar em vez de subtrair. Ou seja, talvez tenham somado o total de sistemas com nome ao total de furacões, quando o total de furacões já está incluído no outro pois têm nome obviamente.
Há diversas instituições a fazer previsão sazonal de furacões. Os que as fazem há mais tempo (1984) são a dupla Phil Klotzbach/Bill Gray da CSU. As previsões sazonais são bastante importantes nos EUA por causa do mercado segurador. Sejam ou não fiáveis, as seguradores necessitam sempre de qualquer coisa para fixar os prémios de seguros em determinadas regiões afectadas por ciclones tropicais. Para além de Phil Klotzbach e Bill Gray, o CPC da NOAA também faz previsão sazonal, há também uma empresa privada, a Tropical Storm Risk (TSR) e o ano passado o MetOffice também começou a fazer previsão sazonal mas este ano só vende a previsão, não é para o público em geral.
Podes ver todas as previsões aqui:
Phil Klotzbach/Bill Gray
NOAA CPC
MetOffice
Tropical Storm Risk (TSR)
A titulo de exemplo, as previsões destes organismos (para toda a época) são:
CSU/Gray/Klotzbach (5 Agosto) 17/9/5
NOAA (7 Agosto) 14-18/7-10/3-6
TSR (5 Agosto) 18.2/9.7/4.5
UKMO (18 Junho) 15
A existir esta previsão qual a fiabilidade da mesma?
Algumas destas previsões em termos de normal, abaixo ou acima de normal, não tem sido más ao longo dos anos. Mas por exemplo 2006 foi uma grande barraca e 2007 foi razoável no global mas más para os EUA. Nos EUA tem havido muita polémica pois na sequência da época muito activa de 2005 os seguros subiram muito, e como algumas destas previsões apontavam para épocas também bastante activas em 2006 e 2007, e depois nem houve nenhum landfall de furacões nos EUA nesses anos (tirando o Humberto que foi Cat1 mesmo no landfall o ano passado), o ambiente era de quase revolta, havia até movimentos de cidadãos com vontade de processar os autores e/ou instituições deste tipo de previsões ou pedir a senadores a sua proibição. O CPC da NOAA não faz previsão de landfall nos EUA ao contrário de outros e explica que não são fiáveis, avisando sempre que este tipo de previsões são uma orientação para o global da época mas que não se pode pormenorizar determinado local.