Drica disse:
sou novata neste site tive acesso pela pesquisa que fiz sobre furacões. Vou para a Republica Dominicana a 30 de Agosto e gostaria que me desses informações sobre a situação metereológica por lá. Obrigado
Vou sábado para a República Dominicana e gostava de saber se posso estar descansada quanto a furacões, até porque neste momento anda por aquelas zonas o furacão Gustav!
Desde já obrigada pelo seu trabalho e por este fórum magnífico!
O Gustav afecta a Republica Dominicana nestes dias com bastante chuva nalgumas regiões, provavelmente algumas inundações, sobretudo o Oeste, mas sem causar destruição por exemplo provocada pelo vento.
Neste momento no Atlântico existem além do Gustav duas outras zonas sob vigilância, o 95L e outra a Oeste de Cabo Verde ao qual não foi atribúido nenhum número de Invest.
O 95L em principio desloca-se para noroeste e o NHC dá-lhe 20-50% de hipotese de de desenvolver nas próximas 48 horas. Actualmente não tem um aspecto que mereça grandes preocupações. A outra perturbação (a Oeste de Cabo Verde) ontem estava marcada com o mesmo grau de probabilidade mas hoje o NHC baixou para <20% e está com aspecto bastante pior.
Isto são as perturbações concretas que existem. Olhando para o "futuro", a bola de cristal dos modelos, as coisas estão bastante confusas e nem sei se vale muito a pena olhar para eles a mais do que 3 dias.
Alguns deles de facto mostram actividade, por exemplo o modelo GFS mostra uma nova perturbação que sairia de África nos próximo dias e se tornaria um ciclone tropical que rumaria às Caraíbas.
Mas estamos a falar da "imaginação" dos modelos e não de coisas que já existem de alguma forma, mal ou bem organizadas. O GFS parece-me completamente perdido desde há uns dias para cá, ele chegou a perder o rasto do Gustav nalgumas saídas e este chegou a furacão com 992hPa o que é bastante surpreendente num modelo importante como o GFS, e mesmo agora continua a não ter o Gustav muito bem definido no modelo.
GFS a 168 horas (3 Setembro)
Outro modelo, o ECM, parece um pouco "endiabrado" demais (já com a Temp.Tropical Fay também foi assim), além do Gustav desenvolve o 95L acima referido tornando-se este um ciclone a norte de Cuba/leste da Florida. Além disso desenvolveria um outro ciclone que iria mais para norte evitando as Caraíbas, presumo que será a mesma coisa que o GFS põe em direcção às Caraíbas.
ECMWF a 168 horas (3 Setembro)
Tudo bastante confuso e que para já não merece grande crédito, coisas concretas são as que mencionei no início, estas previsões a 168 horas não estão dentro do prazo em que há um mínimo de fiabilidade, são um indicativo da altura do ano em que estamos, a mais activa no Atlântico, os modelos desenvolvem muita coisa mas apenas uma ou outra acaba por conseguir.