Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2010)

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Bastante actividade no Atlântico.

twoatlz.gif


ZCZC MIATWOAT ALL
TTAA00 KNHC DDHHMM
TROPICAL WEATHER OUTLOOK
NWS TPC/NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL
800 AM EDT SUN SEP 12 2010

FOR THE NORTH ATLANTIC...CARIBBEAN SEA AND THE GULF OF MEXICO...

THE NATIONAL HURRICANE CENTER IS ISSUING ADVISORIES ON HURRICANE
IGOR...LOCATED ABOUT 1230 MILES EAST OF THE NORTHERN LEEWARD
ISLANDS.

1. SHOWERS AND THUNDERSTORMS REMAIN DISORGANIZED IN ASSOCIATION WITH A
BROAD AREA OF LOW PRESSURE LOCATED OVER THE EAST-CENTRAL CARIBBEAN
SEA. ENVIRONMENTAL CONDITIONS STILL APPEAR FAVORABLE FOR GRADUAL
DEVELOPMENT OF THIS SYSTEM...AND A TROPICAL DEPRESSION COULD FORM
DURING THE NEXT COUPLE OF DAYS AS IT MOVES WESTWARD AT 10 TO 15
MPH. THERE IS A MEDIUM CHANCE...50 PERCENT...OF THIS SYSTEM
BECOMING A TROPICAL CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS. REGARDLESS
OF DEVELOPMENT...LOCALLY HEAVY RAINFALL IS POSSIBLE IN THE VIRGIN
ISLANDS...PUERTO RICO...HISPANIOLA...JAMAICA AND CUBA DURING THE
NEXT DAY OR TWO. THESE RAINS COULD CAUSE LIFE-THREATENING FLASH
FLOODS AND MUD SLIDES...ESPECIALLY IN MOUNTAINOUS TERRAIN.

2. SATELLITE DATA INDICATE THAT THE AREA OF LOW PRESSURE LOCATED ABOUT
315 MILES EAST-SOUTHEAST OF THE SOUTHERNMOST CAPE VERDE ISLANDS HAS
CONTINUED TO BECOME BETTER ORGANIZED...AND A TROPICAL DEPRESSION
APPEARS TO BE FORMING. IF CURRENT TRENDS CONTINUE...ADVISORIES
WILL BE INITIATED LATER THIS MORNING...AND WATCHES OR WARNINGS WILL
LIKELY BE REQUIRED FOR PORTIONS OF THE CAPE VERDE ISLANDS. THERE
IS A HIGH CHANCE...NEAR 100 PERCENT...OF THIS SYSTEM BECOMING A
TROPICAL CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS AS IT MOVES GENERALLY
WESTWARD AT 10 TO 15 MPH.

3. A WEAK AREA OF LOW PRESSURE LOCATED ABOUT 900 MILES EAST-NORTHEAST
OF BERMUDA CONTINUES TO PRODUCE DISORGANIZED SHOWER ACTIVITY.
DEVELOPMENT OF THIS SYSTEM APPEARS UNLIKELY BEFORE IT IS ABSORBED
BY A FRONTAL SYSTEM IN THE NEXT DAY OR SO. THERE IS A LOW CHANCE
...10 PERCENT...OF THIS SYSTEM BECOMING A TROPICAL CYCLONE DURING
THE NEXT 48 HOURS AS IT MOVES NORTHWARD AT 20 TO 25 MPH.

ELSEWHERE...TROPICAL CYCLONE FORMATION IS NOT EXPECTED DURING THE
NEXT 48 HOURS.
 
Tenho seguido este tópico e a informação em www.nhc.noaa.gov com especial atenção no IGOR, pois a minha irmã está na república dominicana (perto de puerto plata) e volta nesta 4a feira a portugal. Receio que possa ter uma viagem algo turbulenta, pois o avião tem de escolher uma rota segura, talvez para norte ou arqueando para SE.. :S
Não creio que o igor se desloque para a república dominicana até 4a feira, deverá fortalecer-se ainda mais e seguir uma rota virando para norte mas afectando ainda cuba e puerto rico. Mas lá está, no seu rasto deixa muita instabilidade, turbulência. Preocupa-me também a formação de uma depressão tropical a norte da venezuela. E a sair de áfrica tem também a tempestade TWELVE!

Enfim, o avião deverá escolher uma rota segura, não quero alarmar a minha irmã.. Para já, o resto dos dias que lhe faltam na república dominicana são já de trovoadas com temperaturas entre 22 e 32C mas insuportável com %HR entre 75 e 100%, o que resulta num índice de calor máximo entre 39 e 42C! A água do mar é muito quente segundo me contou!
 
Paulo, normalmente não há qualquer problema com voos transatlânticos e furacões, eles simplesmente desviam-se deles. Há algumas tragédias aéreas relacionadas com furacões, e uma das maiores penso que até foi a dos Açores em 1976, um Hércules C-130 da Venezuela tentou aterrar nas Lajes durante a passagem do Furacão Emmy, mas foi devido à aterragem com ventos fortes e a um operador americano de radar que estava a jogar bilhar em vez de estar no seu posto.

Hoje em dia é impensável um voo comercial de passageiros passar por um furacão. É certo que o ano passado tivemos o acidente da Air France que passou por uma célula muito intensa duma onda tropical, mais alta do que a maioria das que encontramos em furacões, mas nunca saberemos porque é que o avião não se desviou, foi uma excepção, e não a regra, provavelmente se fosse um furacão teriam tido mais cuidado.
 
atlyj.jpg


No Atlântico temos então o furacão IGOR, a Depressão tropical nº12 que muito provavelmente se tornará em breve a JULIA e ainda uma perturbação a sul da Hispaniola, para já apenas seguida como Invest 12L


A DT nº12 está prevista tornar-se também a Tempestade Tropical e posteriormente Furacão JULIA, curvando também bastante para norte

203413w5nlsm.gif



O 92L não tem para já muito suporte nos modelos, mas a formar-se teria um trajecto provável para Oeste-Noroeste, rumo ao México.

storm92.gif
 
Paulo, normalmente não há qualquer problema com voos transatlânticos e furacões, eles simplesmente desviam-se deles. Há algumas tragédias aéreas relacionadas com furacões, e uma das maiores penso que até foi a dos Açores em 1976, um Hércules C-130 da Venezuela tentou aterrar nas Lajes durante a passagem do Furacão Emmy, mas foi devido à aterragem com ventos fortes e a um operador americano de radar que estava a jogar bilhar em vez de estar no seu posto.

Hoje em dia é impensável um voo comercial de passageiros passar por um furacão. É certo que o ano passado tivemos o acidente da Air France que passou por uma célula muito intensa duma onda tropical, mais alta do que a maioria das que encontramos em furacões, mas nunca saberemos porque é que o avião não se desviou, foi uma excepção, e não a regra, provavelmente se fosse um furacão teriam tido mais cuidado.

Obrigado Vince, ficamos mais descansados! :thumbsup:

Ocorreram hoje e ocorrerão durante a semana alguns aguaceiros com trovoada na Republica Dominicana, típicos de região tropical, embora julgue que façam parte da instabilidade gerada pela Storm 92L.
 
Uma imagem com os 3 ciclones tropicais. KARL, uma tempestade tropical forte que fez há pouco landfall no México, IGOR e JULIA, dois furacões de categoria 4.

atljp.jpg




Foi apenas na 6ªfeira (10 Setembro) que dobrámos a metade da temporada a nível de climatologia, mas até agora a temporada já tem alguns registos importantes.


- Furacão JULIA é o furacão mais intenso tão a leste nos registos
- Dois furacões de categoria 4 (ou superior) em simultâneo no Atlântico já não sucedia desde 1926 (não esquecer que antes da era dos satélites nos anos 70 os dados não são perfeitos)
- Já tivemos quatro categoria 4 esta temporada, e anteriormente apenas em dois anos (1999 e 2005) houve quatro (ou mais) ciclones de categoria 4 (ou superior) na mesma temporada.

Mais alguns dados do Jeff Masters que acabou de postar no blogue dele:


The Atlantic hurricane season of 2010 kicked into high gear this morning, with the landfall of Tropical Storm Karl in Mexico, and the simultaneous presence of two Category 4 hurricanes in the Atlantic, Igor and Julia. Tropical Storm Karl's formation yesterday marked the fifth earliest date that an eleventh named storm of the season has formed. The only years more active this early in the season were 2005, 1995, 1936 and 1933. This morning's unexpected intensification of Hurricane Julia into a Category 4 storm with 135 mph winds has set a new record--Julia is now the strongest hurricane on record so far east. When one considers that earlier this year, Hurricane Earl became the fourth strongest hurricane so far north, it appears that this year's record SSTs have significantly expanded the area over which major hurricanes can exist over the Atlantic. This morning is just the second time in recorded history that two simultaneous Category 4 or stronger storms have occurred in the Atlantic. The only other occurrence was on 06 UTC September 16, 1926, when the Great Miami Hurricane and Hurricane Four were both Category 4 storms for a six-hour period. The were also two years, 1999 and 1958, when we missed having two simultaneous Category 4 hurricanes by six hours. Julia's ascension to Category 4 status makes it the 4th Category 4 storm of the year. Only two other seasons have had as many as five Category 4 or stronger storms (2005 and 1999), so 2010 ranks in 3rd place in this statistic. This year is also the earliest a fourth Category 4 or stronger storm has formed (though the fourth Category 4 of 1999, Hurricane Gert, formed just 3 hours later on today's date in 1999.) We've also had four Cat 4+ storms in just twenty days, which beats the previous record for shortest time span for four Cat 4+ storms to appear. The previous record was 1999, 24 days (thanks to Phil Klozbach of CSU for this stat.)

http://www.wunderground.com/blog/JeffMasters/comment.html?entrynum=1619



Seguimento dos ciclones:

-> Furacão IGOR (Atlântico 2010 #AL11)
-> Furacão JULIA (Atlântico 2010 #AL12)
-> Tempestade Tropical KARL (Atlântico 2010 #AL13)
 
eu acrescentaria mais um dado, embora este não seja oficial, nem sei se ele é correcto, contudo deixo aqui o registo que embora não seja meterologico intressante acho importante

é dificil de encontrar numa temporada com tantos furacões, entre eles 4 de cat. 4, apenas sobre o atlantico ou sem causar danos em populações o que é muito bom, pelo menos assim quem gosta de observar e analisar estas "delicias" não fica com o sentimento de que existe pessoas a sofrer por causa das tempestades
 
Impressionante sem sombra de dúvida! 2 ciclones tropicais de cat 4, um a seguir ao outro. Ambos Igor e Julia, provavelmente não irão fazer landfall no continente nem enfraquecerão por atravessar ilhas montanhosas, salvo as Bermudas já na fase final do Igor. Aliás o Igor ainda está para durar enquanto furacão cat 4, pois vai à frente do julia movendo-se por águas quentes só começando a curvar agora para noroeste. Do Julia penso que será sempre inferior ao Igor, por várias razões:
- Vai atrás do Igor, pelo que enfrenta águas já agitadas pela passagem do Igor, ou seja, menos quentes graças a uma possível subsidiencia das águas do atlântico devido à passagem do igor.
- O julia está curvando cedo demais para noroeste, pelo que na prática deverá ser um "atalho" para a sua fase final antecipada por águas mais frias.

Aposto tudo no Igor!
 
A JULIA (Cat1) está a aproximar-se demasiado do IGOR (Cat2) e é visível que o outflow anticiclónico gigantesco do IGOR já está a provocar shear que está a erodir e a expor o quadrante noroeste da JULIA, o que lhe deve traçar um destino rápido nos próximos dias

28020292.gif



No que nos diz respeito, os Açores, parece mais ou menos consensual entre os modelos de que os restos da Julia sejam absorvidos pelo Igor quando este está também em plena transição extra-tropical, transformando-se numa potente depressão no extremo Atlântico norte mas à partida sem ter um impacto importante nos Açores, nem no continente parece que tiremos parte dalguma desta energia nalguma frente "vitaminada". Mas cá estamos para ver o que se passará.




Modelos das 12z:

ECMWF




GFS





CMC

 
Mais um invest a oeste de Cabo Verde com grande probabilidade de se vir a intensificar nos próximos dias.


twoatla.gif



FOR THE NORTH ATLANTIC...CARIBBEAN SEA AND THE GULF OF MEXICO...

THE NATIONAL HURRICANE CENTER IS ISSUING ADVISORIES ON HURRICANE
IGOR...LOCATED ABOUT 60 MILES WEST-SOUTHWEST OF BERMUDA...AND ON
TROPICAL STORM JULIA...LOCATED ABOUT 1280 MILES WEST OF THE AZORES.

1. SHOWERS AND THUNDERSTORMS ASSOCIATED WITH AN AREA OF LOW PRESSURE
LOCATED ABOUT 400 MILES WEST-SOUTHWEST OF THE CAPE VERDE ISLANDS
HAVE CHANGED LITTLE IN ORGANIZATION DURING THE LAST FEW HOURS.
ENVIRONMENTAL CONDITIONS ARE FAVORABLE FOR A TROPICAL DEPRESSION TO
FORM DURING THE NEXT DAY OR SO AS THIS SYSTEM MOVES SLOWLY
NORTHWESTWARD. THERE IS A HIGH CHANCE...80 PERCENT...OF THIS
SYSTEM BECOMING A TROPICAL CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS.

ELSEWHERE...TROPICAL CYCLONE FORMATION IS NOT EXPECTED DURING THE
NEXT 48 HOURS.
 
Bom dia, moro no Brasil e encontrei esse fórum de discussão pela internet. Estou programando minha viagem de lua de mel para Aruba, saio do Brasil no dia 15/11 e retorno dia 21/11. Gostaria de saber sobre previsão de furacões/tornados para aquela região, precisamente naquela época. Atenciosamente, Wlas
 
Bom dia, moro no Brasil e encontrei esse fórum de discussão pela internet. Estou programando minha viagem de lua de mel para Aruba, saio do Brasil no dia 15/11 e retorno dia 21/11. Gostaria de saber sobre previsão de furacões/tornados para aquela região, precisamente naquela época. Atenciosamente, Wlas


Previsões para essa altura não são possíveis, mas podemos falar de climatologia.
Essas datas já são no final da temporada de furacões, que oficialmente acaba a 15 de Novembro, podendo muitas vezes acabar antes, ou até acabar depois como ocasionalmente acontece.

De qualquer forma a probabilidade de ter alguma coisa em Aruba nessa altura é baixíssima, e os próprios ciclones não costumam ser muito fortes.

Para ter uma ideia, nos mapas em baixo, no 1º mapa onde assinalei Aruba mostro os ciclones apenas do mês de Novembro desde que existem registos. No 2º mapa mostro os ciclones de todos os meses juntos.

climo.gif
 
No Atlântico a oeste da Cabo Verde o 94L continua a organizar-se, mas muito lentamente, parece que a circulação em superfície ainda não está perfeita e o NHC para já ainda não classificou como depressão tropical. Provavelmente estão um pouco reticentes dado que os modelos não são muito agressivos com este, o GFS não chega a desenvolve-lo.

94l.gif



A formar-se, o trajecto será para norte rumo a uma área do Atlântico pouco favorável pelo que não deve ter grande futuro.

94l.gif




Nesta altura do ano é quando a "temporada" de Cabo Verde começa a decair, e se formam cada vez menos furacões nesta zona. Normalmente formam-se aqui de zero a cinco furacões por temporada, a média é de dois se não me engano. Não significando isto que não se possa formar um ou outro ocasional lá mais para a frente mesmo nesta região de Cabo Verde.