O Danielle não é um problema para as Caraíbas, e o 96L (potencial ciclone «Earl») se se conseguir desenvolver à partida não seria também para o leste das Caraíbas (Punta Cana por ex). Os modelos tem o 96L a seguir atrás do outro, pela fraqueza provocada na crista de altas pressões do próprio Danielle, ou seja, aproveitar o "buraco" gerado por este.
No entanto este cenário merece muitas cautelas por várias razões. O desenvolvimento do 96L teria que ser razoavelmente rápido para aproveitar essa "janela" e subir de latitude, por outro lado o shear provocado pelo outflow do Danielle manteria o futuro ciclone com crescimento limitado, o que é um pouco contraditório nestas duas coisas que referi.
Para complicar ainda mais a segurança das previsões, o Danielle depois de ter chegado à categoria 2, nas últimas horas está a sofrer um aparente enfraquecimento e de certa forma surpreendente e inesperado, devido ao que parece, ingestão de ar seco e estável que parece que estava subavaliado pelos modelos. Ora se o Danielle nas próximas horas não evoluir de intensidade como previsto nesta altura, isso pode ter bastantes implicações no trajecto do próprio Danielle, e também do 96L. Basicamente os modelos estão agora a traçar cenários que podem não corresponder à realidade e gerar grandes erros por isso.
Por isso há que seguir a situação com bastante atenção.
No entanto este cenário merece muitas cautelas por várias razões. O desenvolvimento do 96L teria que ser razoavelmente rápido para aproveitar essa "janela" e subir de latitude, por outro lado o shear provocado pelo outflow do Danielle manteria o futuro ciclone com crescimento limitado, o que é um pouco contraditório nestas duas coisas que referi.
Para complicar ainda mais a segurança das previsões, o Danielle depois de ter chegado à categoria 2, nas últimas horas está a sofrer um aparente enfraquecimento e de certa forma surpreendente e inesperado, devido ao que parece, ingestão de ar seco e estável que parece que estava subavaliado pelos modelos. Ora se o Danielle nas próximas horas não evoluir de intensidade como previsto nesta altura, isso pode ter bastantes implicações no trajecto do próprio Danielle, e também do 96L. Basicamente os modelos estão agora a traçar cenários que podem não corresponder à realidade e gerar grandes erros por isso.
Por isso há que seguir a situação com bastante atenção.