Boas noites.
Hoje farei a minha previsão final para Outubr-Novembro-Dezembro, com uns olhares para o Inverno...
Analisei unicamente as teleconexões e os padrões de temperatura do mar sobre o globo, assim com uma reanalise ao que se tem passado nos ultimos tempos...2 a 4 semanas.
FACTORES A TER EM CONTA:
- El niño fraco a moderado.
- Degelo RECORD do Artico.
- AMO+
- Atlantico sul mais frio que o usual.
- Circulação extratropical muito forte no hemisferio sul ( Antartida muito fria vs energia que se vai acumulando nos continentes).
-PDO-
-Pacifico occidental e central quente.
-Indico com temperaturas normais ou ligeiramente acima da média assim como a zona da Indonesia.
A partir daqui a minha analise ao padrão global aponta para que em OND a convecção tropical seja superior á média no Pacifico leste, Caraibas, na região ciclonica do Pacifico SW, na Africa central e de leste e no centro e faixa subtropical da América do sul.
A Convecção tropical será dentro da média no Pacifico central e occidental, no Indico e no Atlantico.
No pacifico subtropical a convecção será inferior ao normal.
Para o Inverno ( DJF) a convecção tropical será abaixo do normal no Atlantico e no Pacifico Subtropical.
Será superior á média na região ciclonica do Indico SW, em Africa e na Indonesia/Australia.
Será dentro do normal no Pacifico central e na america do sul.
Tendo em conta que o Artico deverá manter temperaturas acima da média, acredito que a partir de Novembro se note um entrar num padrão AO-.
O padrão de circulação no Pacifico mostra uma Alta subtropical mais forte e a leste que no ano passado, com muita actividade extratropical a sair do Japão até ao Alasca.
Pela America do norte isto costuma gerar anomalias negativas da temperatura e entradas de N fortes até ao Golfo do Mexico.
Por contrapartida, muita actividade ciclonica é esperada desde o sul e SE dos USA até ao Atlantico Norte, com algum bloqueio anticiclonico entre a Bermuda e os Açores.
Na Europa, bloqueio nas latitudes altas dará origem a um padrão complexo, especialmente de fins de Novembro em Diante.
Primeiro haverá uma certa zonalidade, e mais tarde teremos cavados a surgir na Europa Ocidental com bloqueio no Mediterraneo e no SE Europeu.
Deixo aqui um esboço que na minha opinião pode representar o padrão para Out-Dez, a violeta anomalia anticiclonica, a azul posição das depressões:
Passando a Portugal...
- Outubro:
Penso que Outubro terá temperaturas e precipitações na média, será um mês algo volatil, com o inicio provavelmente com um padrão bloqueado...tempo ameno e talvez alguma convecção.
Para o fim do mês o mais provavel é surgir uma zonalidade intensa, com a passagem de cavados sobre o território dando origem a episodios chuvosos e entradas mais frescas.
-Novembro:
Mês em que se começará a sentir mais bloqueio no Artico, e a actividade no leste Americano subirá bastante.
Pelo Atlantico central começa a a aparecer sólido o Anticiclone, na sua posição dominante ao longo do resto da estação.
Espero temperaturas dentro da média e precipitação acima da média, já que acho possivel que começem a ocorrer cavados semi permanentes sobre a Europa W até perto dos Açores, com um afluxo muito instavel sobre a PI, entre ar tropical a sul e ar frio a norte vindo da Europa do Norte.
-Dezembro:
Mês com temperatura abaixo da média e precipitação dentro ou acima da média...cada vez mais bloqueio no Atlantico central deverão puxar cavados de NW sobre a PI.
Da Europa, nomeadamente do norte, podem-se desprender massas de ar frio que gerarão muita instabilidade sobre a Europa Ocidental.
Tal como em Novembro, podem-se tambem gerar ciclogeneses a oeste de Portugal, progredindo depois para leste.
Resto do Inverno...
Para o resto do Inverno, Jan e Fev, poderemos ter uma situação parecida com a de Dezembro, num padrão parecido em alguns aspectos com o Inverno 09-10, mas com uma tendencia reforçada de entradas de NW e N...
Temperaturas abaixo ou proximas á média, precipitações dentro ou acima da média.