Previsões curto prazo: até 3 dias (Fevereiro 2016)

Meu Deus sábado vai haver noitada. Uma directa certa a caminho. :lol:


Já tinha saudades de ver neve para Braga no Freemeteo. Vamos lá ver se pela primeira vez se concretiza uma previsão deste site eheh.

JRXjrP8.jpg
 
Última edição:
Meu Deus sábado vai haver noitada. Uma directa certa a caminho. :lol:


Já tinha saudades de ver neve para Braga no Freemeteo. Isto não me diz nada mas é sempre entusiasmante de ver.

O Freemeteo era o maior criador de sonhos e consequentes desilusões meteorológicas desta casa há uns anos atrás, eu próprio fui vitima, tanto que deixei de seguir.

Mas desta vez aí para o Minho, se as coisas se mantiverem pode vir a ser um grande evento a cotas um pouco mais invulgares! :D
 
O Freemeteo era o maior criador de sonhos e consequentes desilusões meteorológicas desta casa há uns anos atrás, eu próprio fui vitima, tanto que deixei de seguir.

Mas desta vez aí para o Minho, se as coisas se mantiverem pode vir a ser um grande evento a cotas um pouco mais invulgares! :D

Também consultei o Freemeteo durante vários anos e de facto é um engana meninos. :lol:


Só pus isto porque acho que já não aparecia a previsão de neve por lá há algum tempo, aqui para Braga.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos
Para esta 6a espera-se convecção ativa de origem frontal e pós frontal, que será mais intensa e concentrada no litoral norte e centro e áreas do Alto Alentejo.

Análise/Discussão


A partir da madrugada dá-se a aproximação de uma ondulação frontal, com o sector quente a progredir sobre o território, em sincronia com a chegada de uma forte perturbação polar de níveis altos.

Arrefecimento rápido em altitude e advecção diferencial nos níveis baixos deverá conduzir ao estabelecimento de perfis termodinâmicos razoavelmente instáveis com até 500-800J/Kg de SBCAPE.
Associado a isto, a entrada de um robusto campo de vorticidade em altura, com forçamento dinâmico muito ativo deverá contribuir para a formação de um corredor de rápida queda de pressão, e incentivo á convergência na superficie.
Também se espera uma intensificação gradual do fluxo quer em altura quer á superficie, com a entrada do jet polar em altura até 160km.h aos 300hpa e fluxos de 60-90km.h entre os 950 e os 700hpa, gerando perfis de shear pouco direcionais mas com até 20-25m/s aos 6km.

Neste contexto espera-se que que formem segmentos convectivos lineares ou em arco quer no sector quente quer ao longo da frente fria, estes serão capazes de gerar rajadas severas, precipitação localmente excessiva e granizo.
Entre o litoral centro e o Alto Alentejo haverá uma sobreposição mais favorável das condições dinâmicas e termodinâmicas, coincidentes com a passagem de uma leading short wave analisada por alguns modelos de mesoescala, não se exclui que possam surgir algumas estruturas em bow echo com capacidade de produzir rajadas localmente até 120km.h.

Após a passagem da frente o sector pós frontal será caracterizado por fortes gradientes térmicos nos primeiros 6km, TT index extremo até +60ºC, que deverá garantir a inicialização de convecção expontanea e explosiva sobre o oceano e o litoral.
Esta convecção deverá ser suficientemente intensa para gerar granizo...o shear não será significativo, mas a interação da convecção com o forte campo de ventos presente em boa parte da baixa e média troposfera deverá ser suficiente para garantir algum risco de rajadas severas.

Mais uma vez salienta-se a região do litoral centro, onde se espera que os maiores gradientes de temperatura em altura promovam uma circulação mais intensa nos niveis altos, capaz de produzir algum shear que possa ventilar e incentivar a formação de estruturas convectivas mais robustas.

Coloco assim um nivel laranja em partes do litoral norte e centro e áreas do Alentejo por risco de granizo, rajadas severas e precipitação excessiva, nestas áreas a cobertura temporal e espacial assim como a intensidade da convecção serão as maiores.

Fgw5YyN.png
 
Bom dia. Seguindo a dica do nosso caro @Orion, aqui temos meteograma para Portalegre
ul1kwvO.png

:viva:

Estranhei um pequeno facto: enquanto o IPMA baixa as cotas e eleva os avisos para laranja, o AEMET elevou as cotas de neve e retira precipitação para as horas de mais frio... :intrigante:
 
Coloco assim um nivel laranja em partes do litoral norte e centro e áreas do Alentejo por risco de granizo, rajadas severas e precipitação excessiva, nestas áreas a cobertura temporal e espacial assim como a intensidade da convecção serão as maiores.

Isto é generalização a mais e não vai de encontro às previsões do IPMA.
 
TEMPO FRIO, COM CHUVA, NEVE, VENTO E ONDAS
Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2016-02-24 19:07 e 2016-02-28 23:59 TEMPO FRIO, COM CHUVA, NEVE, VENTO E ONDAS A partir de sexta-feira dia 26 e durante o fim de semana, prevê-se um agravamento do estado do tempo, com a ocorrência de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que serão por vezes fortes, e que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoadas. Haverá uma significativa queda de neve acima de 1000/1200 metros de altitude, e a cota baixará gradualmente a partir da tarde de sexta-feira, para 400/600 metros de altitude. No sábado, há uma possibilidade de a cota da neve baixar para os 200/400 metros no Minho até ao início da manhã. O vento tenderá a aumentar de intensidade, a soprar de noroeste forte no litoral com rajadas até 80 km/h e forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 100 km/h em especial nas regiões Centro e Sul.Observar-se-á uma descida significa tiva dos valores da temperatura a partir da tarde de sexta-feira. Os valores mínimos no fim de semana deverão variar entre 3 e 6ºC, sendo inferiores nas regiões do interior Norte e Centro, a variar entre ?6º e 0ºC. Os valores das temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 10/12ºC, e nas regiões do interior Norte e Centro deverão ser mais baixos, não ultrapassando os 6ºC. No Domingo, deverá ocorrer uma pequena subida da temperatura máxima.Salienta-se ainda o efeito do vento associado às baixas temperaturas, facto que se traduzirá em desconforto térmico. Prevê-se ainda agitação marítima forte, com a altura significativa da ondas na costa ocidental a variar entre 5 e 6,5 metros de altura, no fim de semana.Para mais detalhes sobre a previsão e os avisos meteorológicos para os próximos dias consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa/ Qua, 24 Fev 2016 19:07:05
 
  • Gosto
Reactions: Thomar