Previsões curto prazo: até 3 dias (Janeiro 2016)

• Thread starter Thread starter Thomar
  • Data de início Data de início
Desde o inicio do dia de domingo até à madrugada de domingo para segunda, o GFS insiste em valores na ordem dos 180mm em 24h no Norte! :eek:
Com a quantidade de jogos de futebol que há por todo o país, muitos não vão chegar ao fim ou sequer começar...

Saída das 18h

v5loue.jpg

25i1xqf.jpg

1z6kx1.jpg

2whgwea.jpg

Nem sempre é mau obrigarem-nos (SportTv) a jogar mais cedo (Moreirense - Vitória as 16:15 de uma quarta-feira)... Abençoado jogo as 18:30 de sábado... Se fosse no domingo como os protegidos (da SportTv) ia ser complicado... :p :p :p

• Gosto
Reactions: Garcia
Desde o inicio do dia de domingo até à madrugada de domingo para segunda, o GFS insiste em valores na ordem dos 180mm em 24h no Norte! :eek:
Com a quantidade de jogos de futebol que há por todo o país, muitos não vão chegar ao fim ou sequer começar...

Saída das 18h

v5loue.jpg

25i1xqf.jpg

1z6kx1.jpg

2whgwea.jpg
Já agora aproveito as tuas imagens para concluir que nos Açores a precipitação forte mantém-se! A run das 18 do GFS vem reforçar essa probabilidade.

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Nem sempre é mau obrigarem-nos (SportTv) a jogar mais cedo (Moreirense - Vitória as 16:15 de uma quarta-feira)... Abençoado jogo as 18:30 de sábado... Se fosse no domingo como os protegidos (da SportTv) ia ser complicado... :p :p :p

Off topic: até estava mais a referir-me a jogos de equipas inferiores como no CNS e jogos nos distritais, mas sim esses também :P
Parece que vai ser mais um jogo entre Boavista e Porto debaixo de água,ou neste caso em cima dela :D

Off topic: até estava mais a referir-me a jogos de equipas inferiores como no CNS e jogos nos distritais, mas sim esses também :P
Parece que vai ser mais um jogo entre Boavista e Porto debaixo de água,ou neste caso em cima dela :D

Mas esses não têm influência em transmissões televisivas e afins... tirando o Boavista - Porto... mas esse já o ano passado foi debaixo de um temporal e correu mal ao Porto...

O vento, com esta run das 18h mantém a probabilidade de vento Forte , a muito Forte para o grupo oriental!
Pena que o IPMA ainda está a fiar-se na run das 00z do ECMWF... Quem estará correto? Na minha opinião, o GFS...
5d39a9c88dac259959bdeb6f6203a4c5.jpg

• Gosto
Reactions: TekClub e huguh
IPMA a meter aviso laranja de precipitação para Viana,Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro entre as 6 da manhã de domingo até ao fim do dia.
Acham possível que chegue a atingir o vermelho? Não me parece que chegue lá.. Estive a ver os critérios de emissão (+40mm/1hora ou +60mm/6h) e até pode ficar perto da 2ª opção mas não me parece que seja suficiente

IPMA a meter aviso laranja de precipitação para Viana,Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro entre as 6 da manhã de domingo até ao fim do dia.
Acham possível que chegue a atingir o vermelho? Não me parece que chegue lá.. Estive a ver os critérios de emissão (+40mm/1hora ou +60mm/6h) e até pode ficar perto da 2ª opção mas não me parece que seja suficiente

Vermelho acho que não. Os modelos até têm tirado ligeiramente os picos de precipitação e distribuído mais ao longo do dia. Laranja é adequado e já é gravoso.

Agora, outra questão é a grande saturação dos solos que se verifica e aí seria um aviso vermelho, pois estas chuvadas vão trazer problemas, de certeza. Mas, que eu tenha conhecimento, o IPMA não tem como critério na emissão de avisos a saturação dos solos.

Atenção, alteração do IPMA
Aviso laranja
começa já hoje a partir das 18h até ao fim do dia de domingo (em vez de começar só às 6 da manhã de amanhã)

Convecção bem organizada deverá continuar na região norte, associada á frente polar, num sector com regime de advecção de ar quente á sfc por baixo de ar frio nos niveis altos.

A sobreposição do low level jet de SW com o jet polar de oeste aos 300hpa deverá garantir condições de shear favoráveis á manutenção de estruturas convectivas de ciclo de vida longo e bem organizadas, com risco de granizo e rajadas severas.

u4hNMmC.png

para a minha zona todo domingo metem 40m de chuva:surprise:
acho curioso tantas horas seguidas vai ser um evento isolado
o que pode trazer complicaçoes uma vez os solos nao conseguem
isolar tanta agua

rEBtRbT.gif

Parece um mapa de precipitação acumulada total, mas não é. Perspectiva-se para o norte do país um evento algo persistente e forte localmente no que toca à chuva, portanto a ver que problemas é que isso pode dar com os terrenos já saturados dos eventos anteriores.

Vai ser de destacar também o vento que não só vai ser forte em rajadas mas como também em valor médio especialmente nas terras altas.