Fazendo uma nova antevisão das próximas 72 horas. Para não ficar muito confuso vou novamente dividir por dias.
12h 13/1
12h 14/1:
A depressão aberta irá continuar a deslocar-se para nordeste, separando-se da depressão principal a sul dos Açores. Durante este processo o arquipélago dos Açores será atravessado por uma corrente de sul/sudoeste com muita água precipitável. Isto na prática traduz-se numa frente quente quase estacionária com ondulações, sendo muito interessante ver as
diferenças brutais no ponto de orvalho.
Em termos convectivos, há e continuará a haver muita discrepância na força dos ventos ao longo da atmosfera (
10m;
850 hPa;
700 hPa). A humidade a
700 hPa será muito irregular (e a 500 hPa será muito semelhante). O GFS modela SBCAPE significativo e LI negativo a sul/sudeste das ilhas. Mas acho bem possível que tais condições aconteçam sobre o arquipélago tendo em conta as discrepâncias verificadas hoje entre o
modelado e o
observado. Ainda assim, o GFS modela uma possível camada de estabilidade com espessura desconhecida por volta dos 700 hPa.
A helicidade tenderá a ser
significativa e a aumentar para o final do referido período. O cisalhamento continuará a ter
valores bastante discrepantes ao longo do arquipélago. Em altitude (>500 hPa), os ventos são fracos a moderados.
Em jeito de conclusão, podem ocorrer aguaceiros fracos a moderados dispersos um pouco por todas as ilhas devido à saturação do ar a 850 hPa. A chuva mais intensa, sendo que pode ocorrer desde chuva fraca a forte, tenderá a estar concentrada na faixa de ar saturado em altitude. O SBCAPE, se houver, poderá intensificar a precipitação. Não creio que hajam condições para trovoada*. Há condições marginais para a ocorrência de tornados/trombas d'água fracas a sul do G. Oriental.
* Durante a madrugada de amanhã, haverá um cisalhamento e helicidade muito significativas no G. Central. O reduzido SBCAPE deverá inviabilizar o surgimento de nuvens convectivas intensas e a ocorrência de fenómenos severos.
----
12h 14/1
12h 15/1:
O anticiclone deverá consolidar a sua posição a norte dos Açores. O fluxo de elevada água precipitável deverá ficar estacionário sobre ou perto do G. Oriental. Este fluxo alimentará o sistema frontal que mais tarde afetará o continente. À superfície o ponto de orvalho poderá chegar aos 18º, ou seja, há a possibilidade de neblinas ou nevoeiros. Não obstante a imensa saturação do ar, não parece que vá haver muitos fatores convectivos (
10 m;
850 hPa). Deverá ser um dia caracterizado pela chuva miúda e orográfica. O GFS também indica alguns
movimentos verticais significativos, portanto chuva moderada pode ocorrer.
A helicidade será
moderada. O cisalhamento será
também. As condições para a ocorrência de tornados/trombas d'água fracas são, novamente e a meu ver, marginais.
No final deste período a depressão deverá começar a deslocar-se para norte/nordeste.
----
12h 15/1
12h 16/1:
Não me vou alongar muito neste dia até porque há coisas que eu acho que vão mudar.
A depressão estará a afetar os Açores. A muita humidade em altitude indica chuva contínua com as mais diversas intensidades. Em geral a força dos ventos aumentará na atmosfera ao longo deste período mas não a
500 hPa.
Em relação a este evento há algumas coisas que são muito importantes nas futuras reavaliações. A
água precipitável a 850 hPa, a
helicidade e o
SBCAPE.