Após a passagem do furacão, que está a ser acompanhado num outro tópico, ocorrerá a formação de um cavado na região dos Açores (entre o dia 15 e o dia 16). O fluxo de sudoeste/sul consequente, em conjunção com a aproximação de uma frente fria (com fraca intensidade) a oeste, deverá (continuar a) trazer ar com muita
água precipitável e com um SBCAPE de +-650/MLCAPE de +-500.
Gradualmente haverá a adveção de ar mais frio para o arquipélago, sendo isto mais observável a 850 hPa e especialmente a 700 hPa. Por volta das 12h do dia 16 deverão estar reunidas as condições para uma atmosfera condicionalmente instável nos primeiros 3 quilómetros de altitude (se bem que o ritmo de arrefecimento não é muito grande, por volta dos 6º/km), com especial ênfase para os Grs. Central e Oriental.
Os ventos a 10 metros serão geralmente calmos. Contudo, a 850 hPa serão tendencialmente moderados. Ainda assim, há a possibilidade de haverem bolsas de calmaria. A mudança da direção dos ventos no sentido dos ponteiros do relógio em altitude abonam a favor da instabilidade (
sul/sudoeste a 10 metros;
oeste a 850 hPa).
Em termos de humidade, ela é elevada a
925 hPA, moderada a elevada a
850 hPa e muito irregular a
700 hPa.
Desta forma, e acho que desta vez abordei todas as variáveis associadas, estão criadas as condições para a ocorrência de trombas d'água/tornados fracos (de bom tempo), sendo isto mais provável no G. Oriental e com menor probabilidade no G. Central.
A ausência de muitos fatores convectivos e a pouca humidade em altitude deverão impedir o surgimento generalizado de células mais significativas (e consequentemente trovoada). Contudo, poderá ocorrer chuva fraca em alguns sítios. Fatores locais podem induzir a convecção, cujas consequências dependerão das restantes variáveis meteorológicas (ex.: humidade em altitude). Os ventos fracos perto da superfície tenderão a reduzir a chuva orográfica, sendo esta previsão mais aplicável a S. Miguel.
Por fim, a frente fria que se aproxima irá remover todo o CAPE do arquipélago. Não só parece empurrar ar muito seco como não transporta muito ar húmido em altitude.