Previsões curto prazo: até 3 dias (Outubro 2015)

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
nada mau o ECMWF...:rolleyes:
stEc5Zk.png
 
Uma olhadela em modelos de maior resolução, entre a meia noite de hoje e o meio dia de 2ªfeira,
As diferenças ainda são significativas, sobretudo naquela linha que aparece no Domingo à noite/madrugada de 2ªfeira, a sul, nos modelos "franceses".


WRF Meteociel

k9iR7zR.gif




WRF Meteogalicia

14tfy5r.gif



AROME IPMA

t83trGY.gif




ARPEGE Meteociel

nD1FNKs.gif
 
Actualização de alguns modelos nas saídas das 00z relativamente à precipitação desde a madrugada de hoje até à meia noite de amanhã:

AROME IPMA (acumulado 3 horas)

vrh90di.gif




ALADIN IPMA (acumulado 3 horas)

Wj9bsFG.gif




HIRLAM AEMET (acumulado 6 horas)

ykVKJak.gif




ARPEGE METEOCIEL (acumulado horário)

5Lyxagw.gif



WRF METEOCIEL (acumulado horário)

rCbwQYU.gif




WRF Meteogalicia (acumulado horário)

I6A1eY6.gif
 
Olhando ao GFS e ECM, penso que há um agravamento para a próxima noite e amanhã de manhã, onde se registarão as piores condições desta depressão, quer ao nível da precipitação ( pelo menos no Litoral Norte, o gfs mete o grosso da precipitação para a próxima noite) , vento e o possível aparecimento de trovoadas ( que localmente poderá causar sérios problemas com algum fenómeno convetivo extremo) .
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
Sem querer entrar em alarmismos, mas penso que o facto da fase mais instável desta frente coincidir com os maiores períodos de precipitação previstos, vento a soprar próximo dos 100 km / h e trovoada poderá agravar bastante a intensidade deste evento. esperemos que seja apenas um bom evento meteorológico, sem estragos de maior.
 
Boas..

Quanto ao rescaldo de ontem, a previsão que coloquei acabou por não se verificar na totalidade, já que a convecção que surgiu foi toda ela pouco significativa.

Quanto á previsão para hoje, a parte relacionada com a short wave desta noite não se verificou devido a um mix entre sobre-estimação do CAPE e subestimação de alguma capping layer de ar Africano que acabou por ser ingerido e transportado mais para norte do que o idealizado.

Para as próximas horas, no entanto, parece que se desenvolverá uma situação interessante, tal como foi discutido na previsão, e de momento a confiança num período de convecção activa e severa está reforçada não só pelo contexto sinóptico que se está a verificar mas também pela presença de uma perturbação em altura que os modelos definiam mal na saida de ontem e que hoje servirá de base para a activação da convergência frontal e pré frontal.
A importância do máximo de vorticidade é crucial já que a frente fria em si está bastante diluida e descaracterizada depois de um trajecto oceânico longo sob aguas quentes, ou seja, perdeu a sua capacidade de criar convergência por advecção de massas de ar com características muito diferentes, e está reduzida a vários segmentos independentes que de momento estão a gerar células bastante activas a norte e a oeste.

FFdFISl.png


A minha opinião continua a manter-se relativamente á região centro e vale do Tejo, um pouco a sul daquilo que o ESTOFEX coloca, que é onde parece que haverá um melhor overlay dos parâmetros dinâmicos e termodinâmicos durante mais tempo esta tarde.
 
No seguimento do post anterior, há que dar uma atenção especial a uma possível reactivação da actividade convectiva sobre o centro e partes do sul, num ambiente favorável a fenómenos extremos.

bjvlQkt.png