Boas..
Quanto ao rescaldo de ontem, a previsão que coloquei acabou por não se verificar na totalidade, já que a convecção que surgiu foi toda ela pouco significativa.
Quanto á previsão para hoje, a parte relacionada com a short wave desta noite não se verificou devido a um mix entre sobre-estimação do CAPE e subestimação de alguma capping layer de ar Africano que acabou por ser ingerido e transportado mais para norte do que o idealizado.
Para as próximas horas, no entanto, parece que se desenvolverá uma situação interessante, tal como foi discutido na previsão, e de momento a confiança num período de convecção activa e severa está reforçada não só pelo contexto sinóptico que se está a verificar mas também pela presença de uma perturbação em altura que os modelos definiam mal na saida de ontem e que hoje servirá de base para a activação da convergência frontal e pré frontal.
A importância do máximo de vorticidade é crucial já que a frente fria em si está bastante diluida e descaracterizada depois de um trajecto oceânico longo sob aguas quentes, ou seja, perdeu a sua capacidade de criar convergência por advecção de massas de ar com características muito diferentes, e está reduzida a vários segmentos independentes que de momento estão a gerar células bastante activas a norte e a oeste.
A minha opinião continua a manter-se relativamente á região centro e vale do Tejo, um pouco a sul daquilo que o ESTOFEX coloca, que é onde parece que haverá um melhor overlay dos parâmetros dinâmicos e termodinâmicos durante mais tempo esta tarde.