Previsões curto prazo: até 3 dias (Outubro 2015)

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Boas perspetivas para o continente e para o G. Ocidental (Açores):

5frWVhM.gif

R2f2Fg3.png

w99wDW5.png

Um curto resumo. Amanhã um pequeno núcleo depressionário nos níveis baixos deve ficar estacionário durante algum tempo a sudoeste/oeste do G. Ocidental. Os ventos serão, na sua generalidade, fracos. A saturação de algumas camadas deve facilitar a precipitação.

nEaW7Rt.png

YPB6wd6.gif

f5GiVYl.gif

FEuf5oK.gif

Resta saber se alguma chuva chegará ao G. Central.

O que se pode esperar de facto para os próximos 3/4 dias? Até o IPMA, que me parece ser um pouco mais conservador do que outros sites meteorológicos, aponta para um certo agravamento a partir de amanhã ao final do dia e até Quarta-feira, com a possibilidade da ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas. Alguém falou aqui, salvo erro, na "reactivação do sistema", o que poderá acontecer em concreto para as próximas 72-96h? :)

O que se pode esperar de facto para os próximos 3/4 dias? Até o IPMA, que me parece ser um pouco mais conservador do que outros sites meteorológicos, aponta para um certo agravamento a partir de amanhã ao final do dia e até Quarta-feira, com a possibilidade da ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas. Alguém falou aqui, salvo erro, na "reactivação do sistema", o que poderá acontecer em concreto para as próximas 72-96h? :)
Eu também não te sei dizer, mas pelo mapa do Met Office temos frentes até quarta. O problema das frentes é que mudam de posição de dia para dia, por exemplo, ainda agora o Met Office corrigiu a saída das 12h de amanhã. O facto da depressão estar mesmo por cima de nós faz um bocado confusão visto que não estou habituado a ver frentes oclusas a rodopiar por Portugal, e a precisão das mesmas não é perfeita. Até terça o núcleo chega a Lisboa mas até lá as cartas podem mudar! Acho que podíamos ter aqui uma pessoa que soubesse mais do assunto e falasse das frentes e da probabilidade de chuva ou trovoadas a partir de segunda/terça, mas eu não sei muito do assunto :D Eu ainda ando perdido com as frentes pelo que nunca sei quando chove

Uma pequena participação...

Eu também não te sei dizer, mas pelo mapa do Met Office temos frentes até quarta. O problema das frentes é que mudam de posição de dia para dia, por exemplo, ainda agora o Met Office corrigiu a saída das 12h de amanhã. O facto da depressão estar mesmo por cima de nós faz um bocado confusão visto que não estou habituado a ver frentes oclusas a rodopiar por Portugal, e a precisão das mesmas não é perfeita.

Nas próximas 36 a 48 horas as condições vão estar mais ou menos iguais. Há uma quantidade assinalável de água precipitável no continente. Vai variando ao longo dos dias, claro:

uYQnqx6.gif

Isto é o fator a favor da chuva. Os contra são os ventos fracos a moderados, a humidade inconsistente e o CAPE/LI fracos:

xrpstQU.png

pIhpVXC.png

IEAsqos.png

GyiLpMe.gif

Acho que podíamos ter aqui uma pessoa que soubesse mais do assunto e falasse das frentes e da probabilidade de chuva ou trovoadas a partir de segunda/terça, mas eu não sei muito do assunto :D Eu ainda ando perdido com as frentes pelo que nunca sei quando chove

Lá para 2ª os valores do CAPE devem subir, tornando mais provável a ocorrência de chuva (mais) forte e trovoada:

zKGImQR.png

Não aumentará mais porque os ventos mais fortes continuarão a estar no mar:

9PoVS4O.png

4VPnJqk.png

Também na 2ª, uma depressão em altitude deverá chegar ao continente vinda de noroeste trazendo humidade e ar mais frio:

eH2hldM.png

BXvS9Ev.gif

Estou em londres sem possibilidade de fazer grandes analise MAs desde ja desafio o pessoal Mais experience a discutir o character subtropical da depressao que vai evoluir ao largo do Sul entre amanha e 4a feira...nao vi is diagramas de fase MAs as poucas cartas que vi indicam uma Clara evolucao no sentido da genese de um ciclone subtropical..alinhamento vertical da ULL com a vorticidade de superficie pouco shear e poucas evisencias de frontogenese.

Interessante..

Bom, parece que o próximo evento vai ser muito semelhante ao último em intensidade e localização (Açores :winner:). Tem a vantagem de, nas previsões atuais e a médio prazo, afetar de uma forma ou de outra todo o território português. Mas por agora, vai ser, como já escrevi, mais do mesmo, com chuva dispersa e potencialmente forte. Alguns momentos serão mais delicados que outros, mas ainda falta algum tempo:

QOHkNKb.gif

7s1mEA3.gif

Apesar de haver bastante CAPE, a humidade a 500 hPa será quase sempre muito elevada. Isto tenderá a minimizar o arrefecimento evaporativo e, assim, a diminuir a intensidade das eventuais células de trovoada. Excluindo as outras variáveis abaixo, os movimentos verticais a 500 hPa dão boas perspetivas de trovoada:

S3AKKwN.gif

Mais para a frente, a Madeira também poderá assistir a convectividade dispersa:

kio7xdA.png

oU5X6j6.png

Sigo atentamente as condições nos Açores para averiguar a possibilidade de trombas d'água fracas. Do que vi, por agora, não há muitas condições :D

• Gosto
Reactions: lserpa e TiagoLC
Frente de instabilidade agora sob o país, a largar boas quantidades de precipitação no centro e norte do país.
À meia-noite temos outra linha de instabilidade, depois entra o festival das frentes oclusas. Núcleo vai ficar perto de Lisboa por boas horas e largar boas quantidade de precipitação na capital, mais de 15 mm são esperados amanhã, principalmente entre as 10h e as 18h não deve parar de chover e possível trovejar :D
Sul também pode esperar chuva amanhã e terça.

Boa noite.
Amanhã o tempo nos Açores ainda será agradável, são possíveis alguns aguaceiros fracos no grupo Ocidental e céu muito nublado, por vezes com boas abertas no restante arquipélago, estaremos ainda influenciamos por uma crista de altas pressões.
Na terça feira, com a aproximação de um núcleo depressionario a nordeste do arquipélago, trará associado uma frente fria, a qual atravessará todo o arquipélago.
A frente trará precipitação que poderá ser moderada.
As condições para trovoada, nesta fase, embora que pouco sólidas, têm mais potencial entre o grupo ocidental e central.
A humidade a 700hpa será pouco consistente, a qual não será nada favorável ao desenvolvimento convectivo acentuado, por isso, deverá limitar a altura das células.
provavelmente terá associado mais cúmulos congestus em vez de cumulonimbus.

+48
1a5c298eddf0b8963be682086efdf1b7.jpg

fUUmIMM.png

...Iberian Peninsula...

As the center of the low moves over Portugal, spout-type tornadoes and isolated excessive rain can occur in the vortical, low-shear, slow moving humid environment. Towards central Spain, large hail becomes more possible as the jetstream creates a zone of 20 m/s 0-6 km shear over the CAPE and significant lift at the front side of the PV pool.
http://www.estofex.org/

Frentes oclusas bem visíveis no radar, a primeira frente que está a afetar agora bastante o Rio Tejo, deve-se prolongar ainda para o sul todo e ficar ainda durante boas horas a "deitar água" na regiões centro e sul. Com a capital perto do centro (bola amarela), não se vai escapar de consequentes frentes oclusas, a segunda frente a passar agora e que deve intensificar e rodar cerca de 180º em relação ao centro durante o resto do dia, com possibilidade de trovoada à tarde.

Y9FuOiX.png

Fazendo uma curta previsão das próximas 48 horas nos Açores. Neste período formar-se-á o cavado que dará depois origem à cut-off. O Grupo Ocidental tem sido afetado por uma corrente húmida de sul/sudeste. Mas a baixa humidade nos níveis médios impede que haja um evento significativo:

mDyU2wq.png

À medida que o cavado se move para leste, formando mais um núcleo depressonário sobre o arquipélago, a humidade a 700 hPa aumentará, criando condições mais favoráveis à precipitação nos Grs. Central e Oriental. A convergência mais forte tenderá a ocorrer a oeste do núcleo, onde há menos humidade:

4NugLfi.png

yCbFKEc.png

Ainda assim, as bolsas de ar mais saturado indicam a possibilidade de aguaceiros localmente mais fortes no G. Central, motivados pela convergência do núcleo. Parece-me que o CAPE ficará de fora de boa parte dos eventos (tenderá a estar na parte mais ativa, mas menos saturada, da depressão). Devido ao CAPE mais elevado, podem ocorrer aguaceiros mais fortes, e dispersos, no G. Ocidental:

wCGhLr6.png

fMXI116.gif

qpOC2Ap.gif

A situação mais delicada está reservada para o G. Oriental entre o final da tarde de amanhã e a manhã de 4ª. O ar a 850 hPa e a 700 hPa está muito saturado. O CAPE pode dar alguma ajuda:

0OGDOpY.png

xFrTVGG.gif

m4qzxPB.gif

Os ventos continuarão a não ser muito fortes nessa zona da depressão mas deverá continuar a haver convergência à volta do núcleo:

w0y8ojL.png

Também parece poderá haver uma camada de estabilidade (na saída do GFS 6+42; 10º a 850 hPa e 4º a 700 hPa; gradiente térmico de 4º/km, ou seja, no limiar da estabilidade), potenciando a precipitação. A água precipitável a 850 hPa será significativa:

KtplDd9.gif

Não descarto a ocorrência de trovoada. A 700 hPa e a 500 hPa há alguns movimentos verticais interessantes. Infelizmente a humidade a 500 hPa irá minimizar o arrefecimento evaporativo. Na saída do GFS 6+42, há uma temperatura de 4º a 700 hPa (G. Oriental) e de -14(+-) a 500 hPa. Um gradiente térmico de 5º/km (+-). Mesmo que não haja trovoada a saturação das camadas acrescentará mais chuva:

0RRKjFW.gif

kJOYj79.gif

Poderá assistir-se a períodos de chuva e aguaceiros persistentes e pontualmente fortes no G. Oriental, especialmente nos pontos mais altos da ilha de S. Miguel, fruto da orografia. A convergência fraca a moderada deverá impedir que este evento se torne muito sério. Ainda assim poderão ser registados alguns acumulados muito interessantes.

Última edição: