Dias Miguel
Cumulonimbus
Metes o link para eu ver para a minha zona pfv?

Ai tens
Metes o link para eu ver para a minha zona pfv?
Na realidade não: o grosso da precipitação na próxima semana deverá cair na segunda (dia 20) e terça (dia 21) - como é possível ver no gráfico do ensemble do ECMWF para Lisboa:Será mesmo assim???
UKMO: o mais generoso, especialmente no Algarve (até 200mm no Caldeirão)
![]()
Umas pingas??GFS 12z até 5ª 23 00h (comparar com o ECMWF e o UKMO)
Ver anexo 18085
O que faz a baixa resolução...![]()
Obrigado!Na realidade não: o grosso da precipitação na próxima semana deverá cair na segunda (dia 20) e terça (dia 21) - como é possível ver no gráfico do ensemble do ECMWF para Lisboa:
![]()
Isto não significa que os restantes dias serão secos - muito pelo contrário, não há previsão de regresso da dorsal anticiclónica até ao fim do mês:
![]()
![]()
A chuva amanhã será fraca ou chuvisco, apenas alguns poucos milímetros.amanha será um dia desagradavel por Lisboa, frio e chuva
Penso que o problema do GFS é ter a maior parte dos relevos aplanados, suavizados ou até ignorados. Por aqueles acumulados até parece que a cordilheira central não existe, por exemplo.Umas pingas??
ECMWF da 00z para a 06z diminuiu significativamente os acumulados totais até 6ºfeira 24 ...
Antes
![]()
Depois
![]()
A previsão é de apenas possibilidade para "os pontos mais altos", no caso da Estrela talvez acima 1600m. Deixa de parte as Penhas Douradas e não garante de todo nas Penhas da Saúde. No entanto as temperaturas previstas até parecem propícias:Se também assim for, amanha na Estrela vamos ter neve na Serra