Pois... se 100mm for suficiente. É o que todos os modelos estão a prever, mas só para uma zona central do Algarve e até 4ºFeira. Depois fecha.
Incrível a recente previsão do UKMO 12z, pessoal do Algarve todos a torcer pelo UKMO.
O ICON, WRF, ARPEGE concordam, até o pessimista GFS, entretanto a "vaca" ainda está a ruminar os dados da 12z mas na 06z já metia os 100mm numa pequena área.
Esta previsão frontal até quarta-feira recorda-me cartas dos idos de 1980 (publicadas no jornal vespertino "A Capital"), com belas entradas atlânticas e linhas de instabilidade a sucederem-se.
Reviravolta pelo UKMO/MetOffice: na última saída Garoe vais descair tanto para latitudes mais baixas que criará um núcleo direito ao Algarve (em princípio parece o próprio centro principal). Simultaneamente uma outra parte, em vale, escapar-se-à para NNE, como anteriormente estava previsto para o centro principal.
Primeiro veja-se a sequência prevista na saída 00z e 06z
Acumulados jeitosos e generalizados até ao fim do mês segundo o ECMWF, isto porque depois da depressão Garoe, em princípio, iremos ter a passagem sucessiva de sistemas frontais.
Para o mesmo período o GFS não carrega tanto na precipitação, nem as zonas de maiores acumulados são tão abrangentes como no ECMWF.
Vocês já viram a última atualização 12h do ECMWF para segunda feira, dia 27?
Um núcleo depressionario que parce ser de formação de ciclo génese, aproxima-se da Galiza.
Já hoje na atualização das 00h assim mostrava, mas não fiz muito caso, dado que faltam 7 dias, mas não esperava a atualização das 12h manter a mesma situação.
Prevê-se rajadas superiores a 140km/h.
Deixo print, mas consultem os mapas do ECMWF para dia 27.
O fenómeno parece configurar algo semelhante como o que ocorreu no dia 15 de Fevereiro de 1941.
Sim é verdade. Por isso quando a vi à tarde, na atualização das 00h não fiz muito caso, pois também tenho a noção que é muito falível dado que faltam ainda alguns dias, mas fiquei surpreendido ao ver a atualização há pouco, das 12h.
Vamos ver o que mostrará os próximos dias.
Mas a confirmar-se, será algo bastante "assombroso".
Aqui a minha estação mesmo em frente ao mar, vai sentir / registar tudo. Terei dados muito interessantes e a ter-se em conta.
The windstorm occurred through the afternoon into the early evening on a Saturday, without proper warning and many people were outside in the storm. A total of at least 130 people are known to have died in the storm. These include:
total of twenty were killed in Lisbon by falling trees, chimneys, tiles and other debris. Twenty-five at Alhandra and eight at Setúbal drowned in the storm surge.
Nine people and two...
E esta formação de núcleos satélite é muito difícil de prever, mesmo a curto prazo. A posição exacta do Jet Stream também é determinante:
Lembro-me de ver, há uns tempos, no MetOffice, que a corrente de jato intensifica muito as depressões em dois casos que eles chamam de "right entrance" e "left exit". Essa carta do ECMWF para dia 27 parece-me o caso do "left exit".
The windstorm occurred through the afternoon into the early evening on a Saturday, without proper warning and many people were outside in the storm. A total of at least 130 people are known to have died in the storm. These include:
total of twenty were killed in Lisbon by falling trees, chimneys, tiles and other debris. Twenty-five at Alhandra and eight at Setúbal drowned in the storm surge.
Nine people and two...
E esta formação de núcleos satélite é muito difícil de prever, mesmo a curto prazo. A posição exacta do Jet Stream também é determinante: Ver anexo 18244