Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
GFS 06z a desmentir parcialmente o ECMWF: acumulados não atingiriam os 150 mm, excepto no vale do Rio Minho.

O2NIEgK.png

O sueste e o nordeste seriam as zonas de menores acumulados, mesmo assim mais de 30mm e de 40mm, respectivamente.

Última edição:
O GFS a carregar bem na frente do dia 19. :rain:

Como é hábito nestas saídas das 18z há sempre algum exagero (ou não). :unsure:

7xAb0VO.gif

ECMWF 12z também mostra uma frente muito ativa para esse dia 19. :rain:

Mas antes ainda há outras frentes, sendo que o IPMA já lançou avisos para o dia 17 nos distritos do Porto, Braga, Viana, Coimbra, Aveiro, Vila Real, por chuva forte e vento também forte.

Última edição:
O GFS a carregar bem na frente do dia 19. :rain:

Como é hábito nestas saídas das 18z há sempre algum exagero (ou não).

É bastante impressionante a circulação que o UKMO prevê, conduzindo uma massa de ar frio directamente da Groenlândia ao encontro do ar tropical que tem persistido no Atlântico central e oriental:

A primeira parte da sequência de cartas são as análises das 48 horas passadas.
(Ver maximizado e usar o cursor)

Última edição:
Para a semana duas depressões bastante cavadas vistas pelo ECMWF, não me admiraria se forem lançados avisos laranja para certas regiões mais a Norte, por chuva e ventos fortes.

979 hpa a oeste da Galiza:

X9yUxEl.jpg

No dia 19 a situação piora e a depressão é ainda mais cavada:

Hji6HDq.jpg

969 hpa, mas chega a baixar para 967 hpa praticamente em cima do extremo norte da Galiza:

8xGJddL.jpg

Em resultado ( principalmente) destas depressões estes são os acumulados vistos por este modelo até dia 20/10, embora já estejam contabilizados os acumulados do dia de hoje e amanhã:

PSfdwu6.jpg

O GFS também vê a depressão cavada do dia 17, mas a do dia 19 é colocada mais a Norte:

trxvR2F.jpg

zYkCBmK.jpg

rVWgjCb.jpg

Última edição:
GFS 12Z, e até ao fim do mês, não coloca praticamente nenhum local em Portugal abaixo dos 100 mm.

No Alto Minho e Gerês já anda perto dos 500 mm :shocking:

Uma bela rega a nivel nacional:

eBdfsSa.gif

GFS 12Z, e até ao fim do mês, não coloca praticamente nenhum local em Portugal abaixo dos 100 mm.

No Alto Minho e Gerês já anda perto dos 500 mm :shocking:

Uma bela rega a nivel nacional:

eBdfsSa.gif
Não duvido que essas previsões se concretizem de Coimbra para cima, já para Sul, veremos... A previsão também dava cerca de 10-20mm desde sexta e até agora, acho que nem 2mm...

Não duvido que essas previsões se concretizem de Coimbra para cima, já para Sul, veremos... A previsão também dava cerca de 10-20mm desde sexta e até agora, acho que nem 2mm...

O ECMWF 12z e até onde alcança ( 25/10) coloca também a maior parte do País acima dos 100 mm no período, não sei se vai ser assim ou não, mas pelo menos é animador para as regiões mais a sul:

mVoBoyG.jpg

O ECMWF 12z e até onde alcança ( 25/10) coloca também a maior parte do País acima dos 100 mm no período, não sei se vai ser assim ou não, mas pelo menos é animador para as regiões mais a sul:

mVoBoyG.jpg
Sim claro, ver isso nos modelos é sempre bom... Eu só fico apreensivo porque não se concretizou metade das últimas entradas... Por exemplo aquela de meio de Setembro foi para esquecer... Bem, veremos!