Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
Situação potencialmente perigosa e até algo generalizada pelo centro e sul na quinta-feira que vem. Vamos ver as próximas saídas mas já há algum tempo que os modelos insistem numa tempestade à antiga.

YtGWvTF.gif
Boas de onde tiram estes mapas agora?
Eu utilizo o meteociel, mas no telemóvel, não me dá tanto jeito.

• Gosto
Reactions: RStorm e joselamego
Fala em nome do IPMA, ou em nome "pessoal" ?

Se vir a previsão do IPMA, apenas tem avisos amarelos para todo o PT, a de hoje tem laranjas em alguns locais!

Se assim é, nada tem lógica - Se estão a avisar para algo severo - devia ser no Site Oficial e não em comentários "avulsos"+

È isto a situação excecional;

Anexos

• FSXX00T_48.gif
    FSXX00T_48.gif
    131.3 KB · Visto: 120
Última edição:
Ouvi agora na rádio. Ipma aconselha ficar em casa na 5a, temporal excecional de vento e chuva, especial no centro e sul.
Eu não ouvi, mas já há quem tenha ouvido aqui no meu serviço.
Enquanto uma entidade como a proteção civil não der qualquer veredicto, parece-me excessíva essa indicação. O IPMA não substitui a ANPC.
5ª vai haver um agravamento, mas nada "do outro mundo" que justifique tais declarações.

Fala em nome do IPMA, ou em nome "pessoal" ?

Se vir a previsão do IPMA, apenas tem avisos amarelos para todo o PT, a de hoje tem laranjas em alguns locais!

Se assim é, nada tem lógica - Se estão a avisar para algo severo - devia ser no Site Oficial e não em comentários "avulsos"+

È isto a situação excecional;
Digamos que para se ver a situação "excepcional" teria que se avançar 12 a 18 h nessa carta. Concordo que ainda não se sabe exactamente o quão "excecional" é a situação, mas que pode ser perigosa, não tenho dúvidas. Estes núcleos secundários em cavamento a entrar de oeste pelo território dentro não costumam trazer nada de bom...

EDIT: Com certeza o IPMA estará a avaliar a situação e poderá agravar os avisos brevemente.

Última edição:
As Regiões Centro e Sul vão ter uma quinta-feira muito atribulada. Estão previstas rajadas superiores a 100km/h em alguns locais.
Além disso, estão previstos acumulados elevados, o que irá dar origem a uma situação perigosa.
ICON:
Os9SPxW.png

ARPEGE:
HMoEQVb.png

GFS:
BxdcZHL.gif

Aquilo que menos precisávamos era de tal ventania. A seca não fica resolvida e vão haver imensos prejuízos se isto se concretizar.

As Regiões Centro e Sul vão ter uma quinta-feira muito atribulada. Estão previstas rajadas superiores a 100km/h em alguns locais.
Além disso, estão previstos acumulados elevados, o que irá dar origem a uma situação perigosa.
ICON:
Os9SPxW.png

ARPEGE:
HMoEQVb.png

GFS:
BxdcZHL.gif

Aquilo que menos precisávamos era de tal ventania. A seca não fica resolvida e vão haver imensos prejuízos se isto se concretizar.
"Excepto o Vale do Alto Sado"

ICON:
Os9SPxW.png

ARPEGE:
HMoEQVb.png

GFS:
BxdcZHL.gif

Se colocares as cartas das 20h, o vento chega ao Algarve, praticamente o Centro e particularmente o Sul pode ter rajadas até 110 km/h no litoral e 130 km/h nas terras altas e eu que vou estar no Barlavento nesse dia, não estou a gostar muito dessa ventania.

Não ficaria chocado se o IPMA colocar alguns distritos com aviso vermelho para o vento.

Para quinta, dia 19/10, o IPMA já atualizou a previsão ( que naturalmente ainda estará sujeita a novas atualizações), e realmente fala em rajadas muito fortes no Centro e Sul, ou seja é tudo menos o que as regiões em seca necessitam, embora também deva chover bem.

Previsão para 5ª feira, 19.outubro.2023

Céu muito nublado ou encoberto.
Chuva persistente e por vezes forte, passando gradualmente a
aguaceiros de norte para sul a partir do final da tarde.
Possibilidade de ocorrência de trovoada.

Vento moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, soprando por vezes
forte nas terras altas (até 45 km/h), tornando-se moderado a forte
(30 a 50 km/h) a partir do final da manhã nas regiões Centro e Sul,
com rajadas até 110 km/h, em especial no litoral e nas serras,
rodando para noroeste e enfraquecendo no final do dia.
Pequena descida de temperatura.

Atualizado a 17 de outubro de 2023 às 12:4 UTC

De resto, será uma semana bem chuvosa em especial no Norte/Centro.

Última edição: