Verificação da posição do centro e linhas frontais de Babet na previsão anterior a 24 horas e na análise de hoje às 18:00utc.
Previsão de ontem:
Análise de hoje:
Previsão MetOffice para as próximas 66 horas (saída 12z do UKMO):
Ver anexo 7555
A trajectória do centro de Babet vai passar perto mas ao largo da Corunha, mantendo os 983hPa.
Note-se que depois da primeira carta, que é a análise de hoje às 18:00utc, as duas cartas seguintes são previsões a 24h obtidas das saídas 00z e 06z; a seguir são cartas da saída 12z.
Babet vai dirigir-se para o sul da Grã-Bretanha. A depressão que está perto da Terra Nova não vai aproximar-se do continente mas seguirá primeiro para ENE e depois para Leste entrando nas ilhas britânicas pelo oeste destas.
Serão as ondulações frontais das frentes associadas a esta depressão que vão, ao nível dos Açores, gerar pequenos núcleos de baixa pressão, satélites daquela. Estes núcleos vão passar todos nos Açores.
No continente, teremos a passagem do primeiro sistema frontal da depressão principal a atravessar o território de oeste para leste no dia 18 à tarde/noite, descaindo a frente fria em latitude mas só até ao Algarve.
No dia 19 chegará então o sector quente da ondulação frontal e núcleo de baixa pressão associado ao seu vértice, durante a manhã e começando pelo sudoeste.
Às 13h de 5ªfeira este núcleo tem prevista uma pressão de 991hPa no seu centro; o sector quente a essa hora ainda será largo e contém uma massa de ar tropical que foi movida do sul dos Açores. Na retaguarda da frente fria deste sistema frontal, a forte corrente de noroeste levará ao estreitamento rápido do sector quente e sua oclusão durante a tarde e noite do dia 19, 5ªfeira.
A saída 12z do ECMWF tem estes acumulados genéricos para as 6h anteriores à hora de cada carta prevista.
Note-se que mete uma pressão no núcleo satélite inferior a 990hPa, talvez mesmo 985hPa, às 12:00utc e mantém-na pelo menos até às 15:00utc quando o centro tiver atravessado o continente a uma latitude ligeiramente a norte do Cabo Carvoeiro, em movimento para Leste.
Há acumulados superiores a 50 mm em 6 horas numa estreita faixa àquela latitude. Só são adicionáveis, para uma ideia de acumulado em 12 horas, os valores da primeira carta e da última.