Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2006

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Há mais meteogramas personalizados aqui:

http://www.arl.noaa.gov/ready/cmet.html

Quanto á tua pergunta spiritmind, acho que com temperatura baixa a 850hPa e alta a 500hPa podes ter perfeitamente 0ºC ou temperatura negativa á superficie mas estar a chover. Com temperatura a 850hPa alta mas 500hPa baixa, podes ver nevar com 4ºC ou mais graus :D

As duas são importantes. Só ainda não percebi aquilo do dam que o Seringador tanto fala :hehe:

spiritmind disse:
tira-me uma duvida dan o k interessa mais a temperatura a 850ha ou a 500ha?
Depende mas a temp a 850hpa no meu ponto de vista é o mais importante a 500 poderá ajudar as temperaturas e a espessura da nublosidade mas senão houver frio em altitude a neve fica sleet e/ou depois granizo..
Por ex: no evento de 28/29 a temperatura a 850hpa foi mais importante do que a temperatura a 500, mas se as duas estiverem em sintonia, i.e. corrente fria descendente e rápida poderão originar quebras bruscas de temperatura à medida que passa o nucleo da nuvem... :)

Seringador disse:
Depende mas a temp a 850hpa no meu ponto de vista é o mais importante a 500 poderá ajudar as temperaturas e a espessura da nublosidade mas senão houver frio em altitude a neve fica sleet e/ou depois granizo..
Por ex: no evento de 28/29 a temperatura a 850hpa foi mais importante do que a temperatura a 500, mas se as duas estiverem em sintonia, i.e. corrente fria descendente e rápida poderão originar quebras bruscas de temperatura à medida que passa o nucleo da nuvem... :)
muito obrigado e bom ter aki pessoas k percebem do assunto, mas como o fil diz se a 850ha estiver alta e a 500ha for baixa podera nevar com 4c :eek: , tive a ver o gfs e é exactamente o que acontece na tarde de sabado a 850ha e mais alta do que a 500ha :shocking: será bom ou sou eu k nao tou a entender a coisa :D
mais uma vez obrigado

hoje nota-se k a temperatura esta mais alta 1.6ºc ontem a esta hora tinha 0.8ºc

rtavn1246if.png

rtavn5423ej.png

Última edição:
Já estou de olho naquela depressão no golfo :D

http://www.ecmwf.int/products/forecasts/d/charts/medium/deterministic/msl_uv850_z500!Wind%20850%20and%20mslp!168!Europe!pop!od!oper!public_plots!2006022312!!/

Pelo que eu vi na sexta ao fim da tarde vai começar a entrar uma frente pelo Norte originaria de uma depressão a norte da Galiza e que vai progredir lentamente para sul e vai durar ainda a madrugada e manha de sábado,depois vai começar a entrar uma outra frente pelo atlântico originaria de uma depressão em cavamento mais intensa que a da Galiza e que vai entrar pela zona centro e que deve provocar chuva forte em especial no litoral centro e sul e algum vento no sul.Resumindo no Sábado vai entrar 2 frentes originarias de depressões diferentes sendo que a primeira vai dar mais chuva e neve no norte e a segunda mais chuva no centro e sul.Será que estou certo ou errado? :)

spiritmind disse:
tira-me uma duvida dan o k interessa mais a temperatura a 850ha ou a 500ha?

Parece-me necessária a conjunção dos vários níveis, incluindo a temperatura ao nível do solo, doutra forma a neve pode fundir pelo caminho. Grande parte da precipitação, principalmente nesta altura do ano, tem a seu início ainda como neve, que depois funde e chega à superfície já como chuva.
Em relação aos valores da temperatura a 500hPa e 850hpa. Se houver uma grande diferença entre estes níveis, isso poderá indiciar um forte gradiente vertical, propicio a correntes ascendentes mais intensas, o que poderá originar maiores quantitativos de precipitação.

Última edição:
spiritmind disse:
muito obrigado e bom ter aki pessoas k percebem do assunto, mas como o fil diz se a 850ha estiver alta e a 500ha for baixa podera nevar com 4c :eek: , tive a ver o gfs e é exactamente o que acontece na tarde de sabado a 850ha e mais alta do que a 500ha :shocking: será bom ou sou eu k nao tou a entender a coisa :D
mais uma vez obrigado

hoje nota-se k a temperatura esta mais alta 1.6ºc ontem a esta hora tinha 0.8ºc

Para ajudar a interpretar os gráficos aconselho esta simples leitura:
http://wxmaps.org/pix/fcstkey.html
:)

miguel disse:
Pelo que eu vi na sexta ao fim da tarde vai começar a entrar uma frente pelo Norte originaria de uma depressão a norte da Galiza e que vai progredir lentamente para sul e vai durar ainda a madrugada e manha de sábado,depois vai começar a entrar uma outra frente pelo atlântico originaria de uma depressão em cavamento mais intensa que a da Galiza e que vai entrar pela zona centro e que deve provocar chuva forte em especial no litoral centro e sul e algum vento no sul.Resumindo no Sábado vai entrar 2 frentes originarias de depressões diferentes sendo que a primeira vai dar mais chuva e neve no norte e a segunda mais chuva no centro e sul.Será que estou certo ou errado? :)

estás certo e de uma forma simples :)

Seringador disse:

seringador se calhar tou a ser xatinho mas tou a ver k es o nosso meterologista ca do sitio, diz-me aki na minha terrinha pode nevar durante o dia de sabado? na madrugada e capaz de nevar mas a quantidade de precipitaçao e minima... diz-me la pk se nao nevar ca faço as malas e vou ja po norte :D :lmao:

spiritmind disse:
seringador se calhar tou a ser xatinho mas tou a ver k es o nosso meterologista ca do sitio, diz-me aki na minha terrinha pode nevar durante o dia de sabado? na madrugada e capaz de nevar mas a quantidade de precipitaçao e minima... diz-me la pk se nao nevar ca faço as malas e vou ja po norte :D :lmao:

Então é melhor fazeres as malas, pelo menos a jogar pelo seguro :lol:
bem boas a todos vou xonar!

Que os modelos estejam convosco :D

Eu acho que isto irá desenvolver-se mais ou menos com está previsto pelo IM. A altura em que a cota estará mais baixa será na noite de sexta para sábado, mas os maiores quantitativos de precipitação vão ocorrer no centro e sul, durante o dia de sábado e já com cotas mais elevadas. Estas precipitações mais elevadas, tal como disse o Miguel, são originadas pelo sistema frontal que entra por oeste.

Dan disse:
Eu acho que isto irá desenvolver-se mais ou menos com está previsto pelo IM. A altura em que a cota estará mais baixa será na noite de sexta para sábado, mas os maiores quantitativos de precipitação vão ocorrer no centro e sul, durante o dia de sábado e já com cotas mais elevadas. Estas precipitações mais elevadas, tal como disse o Miguel, são originadas pelo sistema frontal que entra por oeste.
dan acho k estas a ser modesto pois ao contrario daki (infelizmente so deve chover) a tua terrinha vai ter neve basta veres a previsao do snow forecast ;)