Previsões segundo os Modelos - Outubro 2006

• Thread starter Thread starter LUPER
  • Data de início Data de início
Só é pena a temperatura andar pela média e não haver nenhuma entrada fria para deixar os primeiros nevões do ano pelas nossas serras :(

Espero isso só para 2ªquinzena de Novembro;) antes não vejo como:( :sad:
nada que não estivesse fora das minhas previsões:rolleyes:

Realmente vamos ter um FDS muito complicado... já estou a imaginar o cenário caótico... inundações urbanas, possíveis deslizamentos de terras, vamos aguardar e ver se se altera esta situação:eek:

Só pra completar a informação

Já repararam na velocidade a que se deslocam estas depressões que vão afectar portugal nos próximos dias... é impressionante!!!!:w00t:

Bem Bruno, anetes demais a preocupação será para possiveis flashfloods, e se se mantiver assim e se Novembro tam for chuvoso aí sim a principal consequência para além das inundações serão os movimentos de massa, nomeadamente os deslizamentos e com algumas redes viárias inauguradas recentemente vão ser colocadas sobre teste e muitas vão falhar;)

ECM - Está Muito na " Storm Track":D :rain: :rain: :rain: :rain: :rain:
http://www.ecmwf.int/products/forec...e!pop!od!oper!public_plots!2006101700!!!step/

Bem Bruno, anetes demais a preocupação será para possiveis flashfloods, e se se mantiver assim e se Novembro tam for chuvoso aí sim a principal consequência para além das inundações serão os movimentos de massa, nomeadamente os deslizamentos e com algumas redes viárias inauguradas recentemente vão ser colocadas sobre teste e muitas vão falhar;)

http://www.ecmwf.int/products/forec...e!pop!od!oper!public_plots!2006101700!!!step/

Ok de acordo, mas situações como a que ocorreram em Vila Nova de Gaia há uns tempos atrás, é bem possível q torne a acontecer... n me referia a grandes movimentos em massa. esses é necessário muita acumulação de água durante vários dias...

(Isto deve ser o resultado das orações por chuva do ano anterior, mas como estavam em lista de espera só agora S. Pedro resolveu o caso com várias depressões em linha de Port. :D )

Esta situação tem quase todos os ingredientes para algumas situações críticas, não conheço a região do Porto, não sei se poderá influênciar de forma perigosa o caudal do rio Douro. Chuva forte é mau tanto para locais de planíce (inundações) como para locais de declive acentuado (derrocadas).
A ver vamos, e esperemos que diminua a previsão de precipitação, mas tenho a impressão, que desde ontem esta aumentou :confused:

(Isto deve ser o resultado das orações por chuva do ano anterior, mas como estavam em lista de espera só agora S. Pedro resolveu o caso com várias depressões em linha de Port. :D )

Esta situação tem quase todos os ingredientes para algumas situações críticas, não conheço a região do Porto, não sei se poderá influênciar de forma perigosa o caudal do rio Douro. Chuva forte é mau tanto para locais de planíce (inundações) como para locais de declive acentuado (derrocadas).
A ver vamos, e esperemos que diminua a previsão de precipitação, mas tenho a impressão, que desde ontem esta aumentou :confused:

É uma situação típica de Outono e, tal com já foi referido pelo Seringador e também por Bruno Campos, poderá provocar cheias rápidas e deslizamentos.
Espero que não ocorram ou pelo menos que não tenham a gravidade das de Outubro de 1997 ou Novembro de 1983.

Este mês de Outubro irá ser um mês de precipitação record, pois muitas zonas ficarão acima dos 300mm. Se confirma a chuva que ainda está para vir, os problemas serão maiores nas infraestruturas viárias, pq muita coisa foi construída em tempo seco e a chuva não vai perdoar as compactações mal feitas e principalmente os taludes aparentemente estáveis :rolleyes: