Lord_Of_The_Weather disse:
Seringador:
li os teus posts no TWO e fiquei curioso: explica lá a influência da Lua na chuva! E tu acreditas mesmo nesses almanaques do Seringador e Borda dae Água?
O seringador é um Almanaque e não tem nada haver com o Borda d'água em termos de fiabilidade e conteudo. Leio o seringador todos os anos desde os meus 12 anos, idade em que o meu interesse pela climatologia foi despertado a sério!
É mais uma orientação, pq tem outras coisas de interesse sem ser a previsão do estado do tempo.
Quanto ao poder da Lua sobre o clima, penso que está mal estudado, mesmo a níveis internacionais, mas cada vez mais são as evidências acerca da influência da Lua no comportamento da Natureza. Por ex., existem nidificações de espécies de aves só em noite Lua cheia, as tartaruga, o krill, a fertyilização dos corais, etc. Nas noites de lua cheia é quando existe maior indice de criminalidade, cientistas comprovaram que até influencia a actividade vulcânica... e não
E não influencia o clima??
Durante este últimos anos tenho procurado aprofundar o conhecimento tácito da meteorologia popular, passado pelo meu pai e este foi passado pelo meu avô!
Só vou dar alguns exemplos, pq senão ficaria aqui com um enorme post.
Quando numa Lua cheia a cor é amarelada/laranjada, significa que a próxima lua cheia irá ser de temperaturas frias.
Quando no quarto crescente a parte iluminada se for por cima é um significado, se for por baixo é outro e se for normal e em toda a linha na vertical do círculo é outra e consegue-se prever mais ou menos o tempo nas fases seguintes, pq tem haver com a proximidade, obliquidade e rotação, tanto da terra como da Lua.
Pouca gente acredita nestas coisas mas, não me importo pq estou convicto que existe uma correlação mais próxima do que actualmente pensam.
Bem haja