Previsões segundo os Modelos - Setembro 2006

• Thread starter Thread starter LUPER
  • Data de início Data de início
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Esta saída 06Z do GFS está a convergir com a do ECM, se se cumprir lá vai a vinha, para quem não a colheu.:( :rain: :rain: :rain:

Aqui fica a minha previsão
No Norte a ameaça de precipitação irá mser uma constante, embora de fraca intensidade, irá ficar presente, isto muito pela culpa da rotação do Anticiclone. Açores que está mais para sul, ficando um melhor caminho para a entrada de depressões mais a Sul, o que irá provocar instabilidade com alguma gravidade mais para o fim da próxima semana!

Estado Tempo Temperatura (Território N ->S) Vento

Dia 15 – 6ª Feira
Céu pouco Nublado a Sul e com maiores períodos nebulosidade pela manhã a N, ficando pouco nublado ou limpo, não esperando ocorrência de precipitação
Temp. Mín. Temp. Máx.

10 a 15ºC 17 a 25ºC
Fraco NW

Dia 16 - Sábado
Céu limpo em todo o território, contudo a partir do meio da tarde, aumento nebulosidade a Norte Mondego, esperando aguaceiros para a noite.
Temp. Mín. Temp. Máx.

8 a 15ºC 17 a 25ºC
Fraco NW depois W

Dia 17 - Domingo
Possibilidade de aguaceiros a Norte do cabo Carvoeiro e mais frequentes junto ao Litoral até ao fim da tarde.
Temp. Mín. Temp. Máx.

12 a 17ºC 20 a 25ºC
Fraco SW

Dia 18 – 2ª Feira
Céu muito nublado, principalmente no Norte e por nuvens altas, não se espera precipitação
Temp. Mín. Temp. Máx.

10 a 15ºC 22 a 28ºC
Fraco NW

Dia 19 – 3ª Feira
Céu pouco nublado, principalmente no Norte e por nuvens altas, não se espera precipitação
Temp. Mín. Temp. Máx.

10 a 15ºC 22 a 28ºC
Fraco NW, moderado no zona Sul

Dia 20 – 4ª Feira
Aumento nebulosidade a Norte do Mondego e possibilidade períodos chuva para a tarde e estendendo-se gradualmente ao restante território para o início da Noite
Temp. Mín. Temp. Máx.

10 a 15ºC 17 a 24ºC
Moderado SW, depois Forte (60-70km) a N

Dia 21 – 5ª Feira
Continuação da Instabilidade, com probabilidade de chuva, mais moderada a Norte durante todo o dia, esperando-se uma melhoria a N para a Noite
Temp. Mín. Temp. Máx.

14 a 17ºC 17 a 23ºC
Fraco SW

Dia 22 – 6ª feira
Céu pouco nublado a norte do Mondego e muito nublado no Centro e Sul e, com a possibilidade períodos períodos de chuva, em especial no Alentejo e Algarve
Temp. Mín. Temp. Máx.

14 a 17ºC 17 a 23ºC
Fraco W e depois NW

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá de verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo.

Ohh..o IM tem muitas coisas erradas...E sabes a minha opinião sobre isso...:D :D

Sim;)
Vamos mas é falar do que nos vai chegar... pelo terceiro dia consecutivo o ECM aponta para uma situação de anomalia negativa a 500mb e agora o GFS já apanhou o mesmo padrão!
Preparem-se para a 2ª quinzena tempestuosa e extrema nalguns casos;)

Aí vem animação no fórum:cheers: :thumbsup: :cheers: :pray:
http://www.meteo.psu.edu/~gadomski/ECMWF_0z/hgtcomp.html

Sim;)
Vamos mas é falar do que nos vai chegar... pelo terceiro dia consecutivo o ECM aponta para uma situação de anomalia negativa a 500mb e agora o GFS já apanhou o mesmo padrão!
Preparem-se para a 2ª quinzena tempestuosa e extrema nalguns casos;)

[/URL]

Fixe..os modelos estão em sintonia...Finalmente alguma animação..Tou farto deste tempo que nem chove nem deixa chover...

É bom que venha chuva, o Verão já vai longo.

Para Todos: e Seringador...tu que tas acompanhar como eu!!!

Preciso de dados sobre o furacao (Gordo) Gordon

Qual acham que vai ser a trajectoria dele?(para ver se corresponde á minha)

Ele vai passar nos Açores...e depoix para onde segue???

Nas minhas fontes entre o dia 21 e 22 preveem a chegada a Portugal!! com que força??(ainda é muito cedo) mas digam-m o que voces tem por ai!!

Se chegar em que zona do pais vai afectar??

Nota: Pra ver se corresponde com o que eu tenho por aqui, mas é bom frizar que podera mudar direcçao!!!ou ate desfazer-se...

Deem-me informaçao que prove o contrario ás minhas perguntas!!

]ToRnAdO[;9884 disse:
Para Todos: e Seringador...tu que tas acompanhar como eu!!!

Preciso de dados sobre o furacao (Gordo) Gordon

Qual acham que vai ser a trajectoria dele?(para ver se corresponde á minha)

Ele vai passar nos Açores...e depoix para onde segue???

Nas minhas fontes entre o dia 21 e 22 preveem a chegada a Portugal!! com que força??(ainda é muito cedo) mas digam-m o que voces tem por ai!!

Se chegar em que zona do pais vai afectar??

Nota: Pra ver se corresponde com o que eu tenho por aqui, mas é bom frizar que podera mudar direcçao!!!ou ate desfazer-se...

Deem-me informaçao que prove o contrario ás minhas perguntas!!

Poderá chegar algo, e mesmo entrar no golfo de Cádiz, mas creio que ainda é cedo:lmao:

Se chegar a afectar a Península Ibérica, o mais provável que seja já como uma depressão extra-tropical.

Poderá chegar algo, e mesmo entrar no golfo de Cádiz, mas creio que ainda é cedo:lmao:

Santos ate ai ja tinha chegado....:lol:

Pela informaçao que tenho (alem de ser cedo para quaisquer previsoes) o furacao deve-nos atingir (se atingir) na categoria 1 a 2...e se passar vai atingir o Algarve em cheio...e alentejo!!

A nao esquecer que a temp. agua. do mar para esses dias ira rondar nesta zona os 24 a 25Cº...percebes a situaçao???:shocking:

Morrera na zona de Barcelona!!

]ToRnAdO[;9889 disse:
Santos ate ai ja tinha chegado....:lol:

Pela informaçao que tenho (alem de ser cedo para quaisquer previsoes) o furacao deve-nos atingir (se atingir) na categoria 1 a 2...e se passar vai atingir o Algarve em cheio...e alentejo!!

A nao esquecer que a temp. agua. do mar para esses dias ira rondar nesta zona os 24 a 25Cº...percebes a situaçao???:shocking:

Morrera na zona de Barcelona!!

Tal e qual ...:eek:

Bem malta...vou de fim de semana...

Ate domingo!!!;)

Tal e qual ...:eek:

Esse tal e qual?? tas-me a dar razao??

Esse tipo de fenomenos sao comigo...

Um aparte ( Quando tiver oportunidade meto as fotos da tempestade que fez estragos em ALMERIA(ESP) Porque se formou aki em V.R.S.A.

Sao fotos unicas de uma depressao local...potente tal como atingiu FREIXO DE ESPADA A CINTA

Foi no dia que no topico- ALERTA TEMPESTADE eu lancei a possiblidade de formaçoes repentinas...NAO FALHA!! SOU MUITA BOM!!!:rolleyes: :p :p :p

Bem malta...vou de fim de semana...

Ate domingo!!!;)

Alex! não vás! fica mais um bocadito, vá lá! :p Bom fim de semana! ;)

Quanto ao tema, acho muito pouco provável que nos chegue a atingir e se o fizer será muito provavelmente como extra tropical. Quanto à temp. das águas, será que nessa altura terão mesmo esses valores? Um bocado altos não?

Alex! não vás! fica mais um bocadito, vá lá! :p Bom fim de semana! ;)

Quanto ao tema, acho muito pouco provável que nos chegue a atingir e se o fizer será muito provavelmente como extra tropical. Quanto à temp. das águas, será que nessa altura terão mesmo esses valores? Um bocado altos não?

Não penso o mesmo, não estou a dizer que irá passar o seu fluxo extratropical directamente pelo nosso território, mas indirectamente se se associar a um depressão poderá fazer estragos, embora sinceramente, acho que vamos ter uns dias animados, principalmente ao ver aquele bloquei no atlântico e o Ant. mais a sul, i.e. no enfiamento da circulação de W face ao seu posicionamento no atlântico;)