Previsões segundo os Modelos - Setembro 2006

• Thread starter Thread starter LUPER
  • Data de início Data de início
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Alex! não vás! fica mais um bocadito, vá lá! :p Bom fim de semana! ;)

Quanto ao tema, acho muito pouco provável que nos chegue a atingir e se o fizer será muito provavelmente como extra tropical. Quanto à temp. das águas, será que nessa altura terão mesmo esses valores? Um bocado altos não?

A temp. da agua do mar na costa sul ira ser um pouco elevada para a epoca devido as correntes de sudoeste. Nem a nortada que se faz sentir esta a esfriar a agua...porque sera?? Sinceramente nao percebo!!

Ainda e muito cedo para dizer se se torna uma depressao Extra-Tropical..e tambem para ver se vai atingir como categoria de furacao ou ate se atinge Portugal...

Pelas fontes acredito que a mae natureza resolveu enviar este embrulho para nos e que nos podera atingir com ventos constantes de 150km/h...:D Ou seja categoria 1...

a TEMP. AGUA DO MAR vai ser um factor decisivo ... Os furacoes procuram aguas quentes!!

Que é isto??
:surprise: :surprise: :surprise:

Poderão ser efeitos do Gorden. Se o Gorden se tornar uma tempestade tropical, depressão tropical, ou extra-tropical à medida que "desfaz" o centro poderá chegar para Portugal continental e ilhas. Num sistema tropical, mesmo os "restos" podem ser mais fortes que as nossas depressões ditas normais.

olhem só esta actualização vem direitinho a mim nem sei se fique feliz se contente:lmao: há que aproveitar o momento logo logo devem-no por na UK:lol:

olhem só esta actualização vem direitinho a mim nem sei se fique feliz se contente:lmao: há que aproveitar o momento logo logo devem-no por na UK:lol:

Mas outras previsões também fazem referência a algo um tanto chuvoso no mínimo. :eek:

Mas outras previsões também fazem referência a algo um tanto chuvoso no mínimo. :eek:

Pois esse é aquele cenário em que a frente suga o gordon para o seu interior e furtale-se bastante, para termos um Portugal todo muito bem regado é a melhor hipótese caso contrario seria mais local e grave também!!:rain:

De facto o GFS prevê para quinta feira chuvinha em belíssimas quantidades para o Norte, parece que o furacão vai deixar as suas marcas, veremos se directa ou indirectamente...

Já agora, aquela -20 em cima do nosso território para o próximo fim de semana é uma excelente aparição por esta altura :D

Boas pessoal!Mais uma vez vos peço a vossa sábia intervenção, uma vez k tudo o que eu vejo pelos modelos pode estar a ser mal interpretado por alguma razão..Acho pouco plausível estar errado,mas a "tempestade" que se vai abater sobre Portugal continental a partir de 5ª feira é quase 100% certa,correcto?Ou então muito vai mudar daqui até la..É preciso saber se posso dar ordem para começar as vindimas,senão lá se vai uma já de si não muito bela colheita!A agricultura portuguesa depende d vós,e as belas pingas que beberemos a cada nevada também!:thumbsup: ;)

Boas pessoal!Mais uma vez vos peço a vossa sábia intervenção, uma vez k tudo o que eu vejo pelos modelos pode estar a ser mal interpretado por alguma razão..Acho pouco plausível estar errado,mas a "tempestade" que se vai abater sobre Portugal continental a partir de 5ª feira é quase 100% certa,correcto?Ou então muito vai mudar daqui até la..É preciso saber se posso dar ordem para começar as vindimas,senão lá se vai uma já de si não muito bela colheita!A agricultura portuguesa depende d vós,e as belas pingas que beberemos a cada nevada também!:thumbsup: ;)

Já avisei familiares meus sobre as vindimas, não podem colher antes do FDS, segundo os modelos no FDS não há nada pra colher, apenas para apnhar do chão :sad: :sad: :sad: :sad:

É necessário muito cuidado para tratar destes modelos e destas previsões que por vezes alteram-se em menos de 12h e a diferença até 5ª é grande, penso que para segunda-feira os dados poderão ser mais concretos e ter uma maior fidelidade. Ter quase 100% de certeza? Dir-lhe-ei 50%, no máximo 60% de hipotese. O furacão Gordon está erratico no Atlântico, é provável que se una a uma frente de tempestade, mas penso ser necessário esperar mais um dia ou dois para melhores certezas, outros dados poderão condicionar estas previsões como um fortalecimento ou não ou deslocamento do Anticiclone dos Açores.
Mas claro, as uvas tendo já uma maturação suficiente, pode o risco de esperar para ver, não compensar. Mas se tiver espaço de manobra, aconselho-o a esperar por dados de segunda. ;)

Muito boa essa posição do Anticiclone dos Açores. Está quase no local onde deverá estar para termos um típico inverno....

screenshot009cq8.jpg