Eu entendo perfeitamente a tua posição, embora reafirme que no espaço
off-topic só existe um tópico que gera demasiada confusão... e qual é?
O futebol....
E mais tarde ou mais cedo vai gerar nova confusão porque é inevitável!!! Se no café onde eu tomo diariamente o pequeno almoço existem discussões periódicas à volta do futebol e somos todos vizinhos, então aqui no fórum, escondidos pelos nick's e pela cortina do monitor, o respeito mais depressa desaparece...
Agora, aceito que só visita esses tópicos quem quer!
O tópico de futebol é, como é óbvio, lógico e esperado, um dos mais quentes. É um assunto que suscita discussões, ao contrário de temas como "o aeroporto virar pista de dança", "os anos 80" ou "comboios". Não é à toa que o tópico de futebol desta época, aberto há 7 meses é o mais concorrido da secção off-topic, só atrás das "músicas e videoclips". Presumo que num fórum o que se quer é participação, discussão e civismo. Tomando como o óbvio que neste caso existem os dois primeiros, o problema é o civismo.
Respondendo a outro comentário da há umas horas, fui eu, que no dia da "vergonha" incendiei esse tópico. Muitas vezes já incendiei o tópico de seguimento de modelos, e por vezes até se geram discussões acaloradas, mas civilizadas.
Numa noite que não tinha muito que fazer, e depois de ter ouvido discussões na televisão sobre o tema, achei estupidas as posições tomadas por certas pessoas e instituições. Poderia ter ido para um fórum de benfiquistas, onde estou inscrito, mas receberia só concordâncias, não valia a pena. A um fórum do Porto, era imediatamente banido. Um fórum de futebol, é mal frequentado, e a discussão acabaria sempre por terminar com insultos. Vim para aqui, pensando, e ainda penso, que era um fórum frequentado por pessoas civilizadas.
E até começou bem, o primeiro post do João Dias, que ainda lá está, ele pôs algums questões, umas interessantes, outras parvas, a que eu resolvi responder uma por uma. Foi algo que demorou cerca de meia hora. Quando postei a resposta, fui dar com cerca de 30 posts novos, resultantes da discussão do João Dias com outro membro, não me lembro qual. Entre esses posts haviam focinhos de porco, insultos, entre outros. Claro que o tópico foi imediatamente fechado, não por estar incendiado ou por haver discussão, mas devido aos insultos, às difamações a membros e a terceiros e às cabeças de porco.
No segundo encerramento, e apesar de também ter estado na discussão, ausentei-me um bocado e quando voltei estava já encerrado, não me apercebi do que se passou.
Não vejo mal nenhum em que se possa discutir, com civismo, qualquer assunto, se quiserem abram tópicos também de política (já há um, que foi eufemisticamente chamado "o estado do país") ou de religião. Considero que pessoas civilizadas discutem tudo, falam alto, mas continuam a respeitar-se, e caso o sejam mantêm-se amigos como sempre foram, e um minuto depois já estão em amena cavaqueira sobre outros assuntos.
A secção de off-topic num fórum é importante, até porque permit "limpar" as restantes secções de assuntos que lá são colocados e nada têm a ver com o resto. O futebol viria sempre à baila, basta ver o seguimento de modelos ontem à noite. E como foi dito, só cá vem quem quer.