Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

Estas mínimas singulares prolongam-se pelo verão e tudo? Quero dizer em comparação com a região.
Quem viver aí no fundo do vale tem que acender a lareira à noite!

Boas StormRic,
Hoje vou deixar um sensor no vale do Cabreiro, junto à linha de água, para ver então qual será a minima por lá registada e comparar com o meu registo de casa,Alcabideche.
Como estamos numa epoca do ano de lestada, vai ser curioso ver a diferença (certamente enorme) entre os dois locais.
Vou instala-lo por aqui( o local não é em vão, dado que se trata do 2º sector mais frio do vale).

Al6DLdk.jpg

Acabei por instalar um datalogger, este modelo que tenho foi construido para poder estar a chuva/humidade, o que não altera as leituras das t.minimas, portanto nem é necessario um RS ao contrario do outro que já aqui partilhei.
Coloquei-o literamente na linha de agua, agora completamente seca, ha varios meses, está a 1,70m do solo.
Ficou a registar de 10 em 10 minutos, valores de temperatura e humidade.

Depois vou fazer a comparação entre os dois dataloggers, o da minha casa e o do vale, com gráficos de temperatura e humidade, ao longo da noite/madrugada.

Ás 21:00 estavam 25,5ºC no fundo de vale, vamos ver até onde desce.

Fotos:

F5LTJq3.jpg

7LlCeiG.jpg

@Joaopaulo @StormRic que minima é que vai sair daqui? Apostas? :D

Última edição:
que minima é que vai sair daqui? Apostas? :D

:hehe: há aqui vários factores a ter em conta, como por exemplo o facto de as encostas do vale serem coroadas por importantes massas rochosas que devem ter aquecido bem durante o dia e vão irradiando agora durante a noite. O vento de nordeste, se se mantiver, vai com certeza impedir um grande arrefecimento do fundo do vale. E se rodar para leste ainda impedirá mais. Mesmo assim eu aposto num valor entre 15ºC e 17ºC.

Mesmo com os quase 20mm que devem ter caído por aí no último fim de semana a ribeira já secou... vai ser difícil este verão.

• Gosto
Reactions: jonas_87
É importante dizer que a estação de Colares, não se encontra na zona mais fria do vale, ao contrario do meu registo.

A propósito desta referência, notei que a temperatura nesta altura na EMA de Colares já ia lançada às 23 utc, em 16,5ºC, exactamente o mesmo que anteontem à mesma hora. A mínima ontem terá ficado igual ou ligeiramente abaixo dos 12,6ºC, entre as 5h e as 6h, por isso, e como o gráfico de hoje é bastante semelhante ao de ontem, a mínima de hoje não deve ficar longe daquele valor. A par de Lamas de Mouro, Carrazeda de Ansiães e Aljezur, é das estações com temperatura mais baixa por aquela hora.

Edição: às 0:00 Colares continua a imitar o gráfico do dia anterior.
oqw0VG9.gif

Carrazêda desistiu da corrida à mínima, Lamas de Mouro cai rapidamente para os 13,4ºC; Colares fica atrás de Aljezur também.

Portalegre com 28,6ºC, ali a inversão funciona precisamente ao contrário.

Última edição:
  • Gosto
:hehe: há aqui vários factores a ter em conta, como por exemplo o facto de as encostas do vale serem coroadas por importantes massas rochosas que devem ter aquecido bem durante o dia e vão irradiando agora durante a noite. O vento de nordeste, se se mantiver, vai com certeza impedir um grande arrefecimento do fundo do vale. E se rodar para leste ainda impedirá mais. Mesmo assim eu aposto num valor entre 15ºC e 17ºC.

Mesmo com os quase 20mm que devem ter caído por aí no último fim de semana a ribeira já secou... vai ser difícil este verão.

Bingo StormRic, minima de 16,1ºC, esperava menos, entretanto já fui consultar os dados, muito interessante o comportamento da temperatura, está visto que o vento não acalmou.
Quando puder partilho aqui os dados para posterior analise.
Em Alcabideche, a minima foi de 22,2ºC.

• Gosto
Reactions: StormRic e Cadito
Eis o que se passou esta madrugada no vale do Cabreiro em Alcabideche, incriveis o valores de temperatura e humidade em grande parte da madrugada. :calor:
Impressionante que a inversão só começou a funcionar bem tarde, mas assim que começou, boa descida.
O problema foi sem duvida a velocidade do vento, assim que o vento ficou nulo, surgiu certamente a brisa da inversão e deu-se o arrefecimento.
O vento nulo é, e sempre será a chave para um arrefecimento nocturno de jeito.

ncDFDxO.jpg

No terreno habitual ( muito abrigado do vento, bem mais do que neste local), a minima deve ter ido aos 13ºC/ 14ºC

Em Alcabideche, registei uma minima de 22,3ºC, quando puder faço outro grafico com o comportamento da temperatura dos dois locais.

Última edição:
jonas_87, aqui no terreno onde a minha familia faz horta, é um pequeno vale, onde eu registei no inicio deste ano a temperatura negativa que tenho na minha assinatura, e de facto durante estes dias a erva está sempre molhada pela maresia, logo deverá arrefecer bem durante a madrugada. A minha casa fica uns 100 metros mais acima, e quando vamos a começar a subir, notasse sempre mais calor. Ainda hoje de manha lá fui e molhei as sapatilhas, embora seja em pequena quantidade essa humidade.

• Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87
jonas_87, aqui no terreno onde a minha familia faz horta, é um pequeno vale, onde eu registei no inicio deste ano a temperatura negativa que tenho na minha assinatura, e de facto durante estes dias a erva está sempre molhada pela maresia, logo deverá arrefecer bem durante a madrugada. A minha casa fica uns 100 metros mais acima, e quando vamos a começar a subir, notasse sempre mais calor. Ainda hoje de manha lá fui e molhei as sapatilhas, embora seja em pequena quantidade essa humidade.

Interessante o relato, hoje quando fui buscar o datalogger, sai de casa com 24 graus, quando cheguei ao local onde tinha o aparelho, registava 18,1ºC.

Datalogger (novo) instalado no Pisão aka congelador do concelho de Cascais.

O terreno está bastante diferente desde a ultima vez que lá estive, ha cerca de 3 meses, as ervas e silvas dispararam.

oal50yy.jpg

MAoMOpv.jpg

Objectivo será somente registar a minima desta madrugada.

Boas,

Amanhã devo voltar a instalar o datalogger neste terreno, o ultimo registo foi mesmo o post citado.
Vou usar o datalogger Trotec, o tal que não necessita de RS, dado que é um aparelho robusto ao ponto da humidade não interferir nos dados de temperatura.
A ideia é registar a minima de Terça-Feira, existem condições para uma boa inversão, aponto para uma minima inferior a 10ºC.

• Gosto
Reactions: StormRic
Regresso aos registos no Pisão(Alcabideche), datalogger instalado no ponto mais frio do concelho de Cascais.
Segundo os modelos, o vento vai caindo com o avançar da madrugada, vamos ver que minima sai daqui.
Amanhã partilharei o comportamento da temperatura e humidade ao longo da noite de hoje e madrugada de amanhã. O datalogger está programado com leitura de 10 em 10 minutos.

84zLjiN.jpg

Regresso aos registos no Pisão(Alcabideche), datalogger instalado no ponto mais frio do concelho de Cascais.

:thumbsup:

Vejo que a vegetação não está com aspecto tão seco como aqui por Carcavelos, por exemplo. A exposição solar deve ser menor, bem como o vento, claro.

Não faço ideia de qual poderá ser a mínima desta noite lá. Menos de 10ºC parece-me pouco. Depende da direcção do vento e da reformação da crista anticiclónica, há uma frente quente em dissipação a roçar o noroeste, não sei se trará alguma nebulosidade baixa pela madrugada. Sem grandes bases, faço um prognóstico entre 11º e 13ºC.:hehe:

• Gosto
:thumbsup:

Vejo que a vegetação não está com aspecto tão seco como aqui por Carcavelos, por exemplo. A exposição solar deve ser menor, bem como o vento, claro.

Não faço ideia de qual poderá ser a mínima desta noite lá. Menos de 10ºC parece-me pouco. Depende da direcção do vento e da reformação da crista anticiclónica, há uma frente quente em dissipação a roçar o noroeste, não sei se trará alguma nebulosidade baixa pela madrugada. Sem grandes bases, faço um prognóstico entre 11º e 13ºC.:hehe:

Sim é normal que o aspecto não seja tão seco, como dizes e bem, a exposição é menor, incomparavelmente menor, para teres ideia, às 18 horas o terreno já estava a sombra, o vale é pequeno, mas muito encaixado, convem não esquecer a humidade, qualquer vale chega practicamente todas as noites aos 90/100% de HR, é muita água.
Acho que desce aos 9ºC, mas pronto amanha publico os valores e foto do registo do datalogger.
Lá em baixo deve andar agora nos 12/13ºC, cá em cima sigo com 17,0ºC estaveis.

• Gosto
Reactions: StormRic