Boas,
No inverno que se aproxima, tenho outro alvo para analisar aqui no concelho de Cascais, trata-se do vale da ribeira da foz do Guincho, não tem potencial do Pisão, mas também é normal que assim seja, ainda assim tem bom potencial.
Irei começar por instalar um sensor da auriol para ver que valores de minima saiem de lá, depois, irei então instalar os dataloggers para melhor analise.
Alguma informação:
A linha de água que está representada com a seta vermelha, trata-se da ribeira de janes, a linha de água que está a verde, trata-se da linha de água que vem do vale dos Cavalos, naquele ponto, unem-se, certamente um bom local de geração de ar frio. Depois, seguindo a rede hidrográfica, em termos hierarquios, temos então a ribeira da Malveira com a seta Azul de maior dimensão, e com respectiva junção do afluente ( Janes + vale dos cavalos). Todas estas linhas de água apresentam um ponto em comum, nascem na serra, portanto, o ar frio vem principalmente da encosta sul da serra de Sintra, não excluindo troços mais estreitos e pequenos valeiros que potenciam a inversão.
Posto isto, o local escolhido para instalação será na junção entre as duas principais linhas de água.
A carta militar é de longe a melhor ferramenta para analisar inversões, em termos teoricos, claro, pois, já aqui partilhei casos que o edificado nas encostas, ou canaviais podem funcionar como barreiras a não escorrência de ar frio.
Foto tirada ontem, o local escolhido será este.