Sim, tem proteção e penso que o sensor não apanha chuva nem luz solar. É pena não ter fotos do conjunto de momento. Quando poder tiro umas e ponho-as aqui.
A instalação é a seguinte:
1-Uma vara de ferro espetada no solo a com cerca de 1m de altura acima do solo.
2-Um balde com buracos feitos com um berbequim para refrigeração (incluindo na parte do balde que fica mais acima para não fazer efeito de estufa) e para passar uma corda e um arame. O balde está colocado na diagonal em cima da vara e virado a norte (de maneira a que o sensor exterior não apanhe sol dos buracos).
3-O balde está fixo à vara por um arame.
4-Também está fixo ao chão por uma corda presa por ferrinhos tipo tenda com pedras em cima em dois locais que formam um triângulo com a vara e que não permitem ao balde rodar (resistiu bem ao vendaval recente, aqui há uns dias havia contentores do lixo caidos).
5-O sensor exterior está colado à vara dentro do balde acima dos seus limites inferiores pendendo para sul (para não apanhar luz do sol quando está na vertical) e o aparelho principal está dentro dum saco de plástico grosso no chão debaixo dumas ervas lá perto.
Mas sim, de facto a temperatura máxima parece ser bastante alta, mas o microclima do local em si pode oferecer uma explicação, talvez por ser a baixa altitude num vale, que possivelmente pode causar máximas altas e mínimas baixas.
Adicionalmente, os últimos dias têm sido bastante quentes, com máximas em vários pontos do país acima de 25ºC chegando mesmo aos
29.1ºC em Leiria hoje e ainda mais alto há uns dias atrás.
O Provérbio: Março, Marçagão, manhãs de Inverno
, tardes de Verão
!