Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
Excelente.
@Bastien partilha tambem os teus dados no topico do litoral centro, infelizmente temos uma má cobertura do concelho de Mafra, o teu contributo é importante, força.
A temperatura ja está em 2 graus negativos. O gelo está formar-se apesar de ainda não serem 23 horas. Parece-me que vamos ter recordes nas minimas.
Boas
21 de Janeiro de 2017 8:39h
Sai cedo em trabalho e como ia passar para os lados de Seiça, fiz um desvio e ....
Já ia bastante atrasado e não pude apreciar bem o Local.
Fica aqui o registo possível.
Entrei pelo lado Sul e parei depois da atravessar a ponte da rio/ribeira ??? para tirar as fotos..
O filme mostra um percurso de 1000 metros com um desnível de cerca de 80 metros.
Trajecto do vídeo
fotos tiradas desde o local onde parei
Bons dias,
Na madrugada de Sábado para Domingo, aproveitei o vento nulo e a consequente descida da temperatura para tirar a "prova dos 9" em relação aqui ao Parque da Paz.
Pelas 3h20m da madrugada, peguei no meu sensor Auriol e desloquei-me até a um dos pontos mais frios do Parque, junto à Ribeira que o atravessa e permaneci lá durante cerca de 10 minutos de modo a que a temperatura pudesse estabilizar.
De facto, a minha ideia em relação a este pequeno congelador comprova-se, o Parque da Paz é um dos pontos mais frios do concelho de Almada e dos mais propícios a registar inversões térmicas notáveis, conforme podem ver nas fotos que postarei a seguir.
Antes de sair de casa, era esta a temperatura que a Estação registava:
Tenho de salientar, que mal comecei a descer as escadas perto do Estádio do Cova da Piedade, a temperatura desceu de uma forma impressionante.
Esta foi a temperatura que registei junto à Ribeira. (Não cheguei a subir mais o Parque porque não tinha qualquer iluminação e podia ser perigoso).
À saída do Parque, as ervas já estavam assim:
Para terem uma noção da distância, entre a minha casa e este ponto gélido, tomei a liberdade de traçar uma linha recta entre ambos no Google Earth:
Uma outra perspectiva do local:
Em suma, este local onde efectuei a medição encontra-se num pequeno vale que é alimentado por uma Ribeira oriunda dos pontos mais altos do Concelho de Almada. Digamos que se encontra isolado de qualquer edificação como podem ver nas imagens e neste momento 13/11/2017 tem uma imensidão de arvoredo que entretanto foi crescendo desde a captura da imagem. Dadas as semelhanças do terreno circundante, faz-me lembrar de certa forma o local onde se encontra a Estação do IPMA da Praia da Rainha que como todos sabem regista inversões incríveis.
Tenho em mente, a colocação do sensor em alguns pontos deste Parque, até porque não tenho qualquer dúvida que existem locais ali ainda mais frios do que este. Assim que vierem dias de frio a sério, colocarei aqui os resultados.