Saídas de modelos incomuns ou de sonho

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
A cutoff prevista para o final do mês pode ser muito boa ou muito má, caso fique tudo no mar...

RzLqVvK.png


accprecip_20191017_12_384.jpg
 
Quase 300 mm para o Minho... Menos de 10mm para o sotavento. De qualquer maneira, já ia melhorar a seca da bacia do Tejo.

iM9ykYC.png
Nao é sonho.. é pesadelo... No Alentejo e Algarves estamos condenados . Com excepção do dia de amanhã não se prevê chuva significativa nos próximos tempos...
 
E já nem falo no dilúvio na Catalunha e área mediterrânea :surprise:

zagZySF.png


@Pek é possível esta evolução para um novo Medicane??


EHaL053XkAAHrw0


Quanto à possibilidade de medicane, é verdade que os modelos têm resolvido insistentemente esta situação episódica com a formação de um ciclone mediterrâneo sobre as Ilhas Baleares (ou em seus arredores) no final da semana, mas nas últimas saídas o ICON-UE está um pouco sozinho. Nunca é fácil para os modelos resolver estas situações de depressões isoladas em níveis altos no Mediterrâneo, às vezes mostrando em seus mapas "artifacts" que finalmente não se materializam. Nesta ocasião a possibilidade existe, mas seria cauteloso. Teremos que estar atentos ao processo de ciclogênese que provavelmente vai acontecer.

15ec7c36461ae18f2d5f826b9283fa33o.png


c60d4c0f7e65805607a7da1bbc83ea35o.png
 
:pray::pray::pray:


431Ds4L.gif


26Yt4QC.png



AKv3Yml.png
 
Na saída das 12, o ECM tem uma bela mancha de precipitação a sul de Faro com 50 mm na 2º feira. :D
 
Não seria a salvação de ninguém, mas seria sem dúvida um Sr.empurrão :pray:

hbYVEX0.gif


9E2z0FC.png


IOWbGFs.png
 
Não seria a salvação de ninguém, mas seria sem dúvida um Sr.empurrão
IOWbGFs.png
Hummm...não sei porquê, mas uma sinóptica destas e aquela zona do interior alentejano com apenas 10-15 litros\m2. Pouco, muito pouco. Seria só uma regadela superficial e que nos dias seguintes já nem se notaria - nem entrar no solo era capaz.
 
Hummm...não sei porquê, mas uma sinóptica destas e aquela zona do interior alentejano com apenas 10-15 litros\m2. Pouco, muito pouco. Seria só uma regadela superficial e que nos dias seguintes já nem se notaria - nem entrar no solo era capaz.
Independentemente de qual seja a sinóptica, é muito difícil aquela zona do interior alentejano render acumulados significativos. Já aquela zona no vale de Douro, se não fosse a latitude, seria igual ou pior sendo que já ouvi dizer muitas vezes que a zona mais seca do continente não fica no Sul, mas sim algures nessa zona do vale do douro no Interior Norte.
O sudeste do Alentejo só rende mais provavelmente com uma cut-off ou se se abrir um corredor de depressões à nossa latitude...
No geral, não seriam acumulados nada maus, o problema é o do costume...Nas vésperas, desaparece grande parte.
 
Já aquela zona no vale de Douro, se não fosse a latitude, seria igual ou pior sendo que já ouvi dizer muitas vezes que a zona mais seca do continente não fica no Sul, mas sim algures nessa zona do vale do douro no Interior Norte.
Sim, a zona do Baixo Sabor e a zona do baixo Côa são zonas muito secas. Mas questiono-me o que acontecerá agora com as barragens do Sabor e toda aquela água por ali? Terá algum efeito? Só com o passar dos anos saberemos se há ou não alguma alteração.

O óbvio seria termos depressões a baixar de latitude, e a trazerem ar húmido da zona do mar da Madeira.
 
Será desta?? :huh:

ECMWF:
ECMWF_222_EU_G50_pt-PT_pt.png


GFS:
GFS_240_EUR0_G50.png


Curiosamente, todos os modelos apontam para uma mudança do panorama a partir de dia 19/20. :pray: