blade
Cumulus
vejam só o calor encaminhado depois para a bélgica e holanda
Isso foi porque não viste o do GEM que a cut off não entra até as 240h!Este ensemble do GEFS 12 z até assusta, e é incomum.
A cut off nem chega a entrar até 192 horas, resultado, só calor até pelo menos dia 15/07...
Esses + 48 do Ecm...ECM ...
Terça:
Quarta:
Quinta:
ICON, GEM, todos a seguirem o mesmo cenário. No mínimo assustador...
Exato mas a diferença é que a segunda feira é já daqui a 2 dias e o dia 17 é daqui a 9Não dá para acreditar numa saída destas (12z) do GFS. Seria realmente óptimo que a ISO 20ºC se afastasse logo na segunda-feira, mas na sequência dessa hipotética situação de partida como é possível acreditar no que viria a começar no dia 17 e prolongando-se até ao fim do período de previsão (24)??
O GFS só pode estar
Embora não saiba como o encadeamento da previsão é feita, se uma situação de partida estiver muito desviada, as situações seguintes devem também desviar-se do que seria real.Exato mas a diferença é que a segunda feira é já daqui a 2 dias e o dia 17 é daqui a 9
Ora aí está uma bela pergunta que eu não sei responder (mas também não percebo puto disto, a minha área é outra). O que eu sei que está um calor do diabo, que tenho 30° dentro de casa, uma bebé de 2 meses e em que breve vou ter que ir para casa dos meus sogros.Embora não saiba como o encadeamento da previsão é feita, se uma situação de partida estiver muito desviada, as situações seguintes devem também desviar-se do que seria real.
Agora, a implicação em sentido contrário é que eu não sei se nestes modelos pode ser feita: se uma situação prevista para a frente numa saída se mostrar errónea (de muito baixa probabilidade de acontecer), pode-se inferir que a situação de partida errada foi a causa principal?
Aqueles valores a 850 hPa são extraordinários, não sei sequer se já ocorreram alguma vez. O muito provável desvio ocorre bastante depois do dia 12 ou já vem de trás, ou seja, a previsão para 11-12 já está desviada?
Penso que o mais lógico de suceder é algo intermédio entre as duas opções. A ISO desloca-se para Leste mas não tanto como o GFS prevê. Nem máximas de 40ºC nem mínimas < 18ºC.O que também sei é que a partir de segunda, das duas uma, ou lisboa leva com temperaturas mínimas de 13-16 graus ou máximas de 42 porque algum modelo vai ter que estar errado..