Decidi consultar o modelo CFS que apareceu no Meteociel há uns dias. Com previsões para até 9 meses pensei que seria óptimo para me rir um bocadinho, e acertei. Segue-se uma previsão que só poderia ser feita por um modelo destes, a esta distancia e no princípio da Primavera. A haver precipitação, era neve certa para todo o país, inclusive no litoral.
Iso -8 a norte do país
Iso -6 em todo o país, de Braga a Faro
Apenas mais um sonho (ou pesadelo, depende dos pontos de vista...)![]()
Os ensembles insinuam entrada fria continental na Europa lá para dia 10. O ECMWF começa a insinuar a subida da dorsal atlântica até à Gronelândia. A ver se à segunda é de vez.
A carta do dia pertence ao CFS.
![]()
![]()
![]()
Há muito tempo, desde que as cartas foram disponibilizadas no Meteociel, que se vêem entradas frias de substância em fevereiro. Pode ser uma boa tendência.
E deixo a carta de temperatura do CFS, para completar o post do Algarvio1980:
![]()
Pelas várias visualizações das cartas da CFS no Meteociel, aposto por uma segunda metade do inverno com NAO-.
PS: As cartas de cima e as de baixo correspondem ao mesmo orgânismo, embora não pareça.
Vocês querem festa da grossa.
Que consequências é que essas runs podem trazer?
É uma sorte...
Se não houver precipitação são será nada de especial, apenas mais um episódio de muito frio, típico da época.
Se houver precipitação podem haver algumas surpresas a cotas média/baixas, típicas da época também, lol. Mas penso que a temperatura a 500hPa não seria suficiente para neve à cota 0.
(Atenção que refiro-me às imagens do meu último post.)
Siga a carruagem, aguardemos pelas próximas runs.![]()