Decidi consultar o modelo CFS que apareceu no Meteociel há uns dias. Com previsões para até 9 meses pensei que seria óptimo para me rir um bocadinho, e acertei. Segue-se uma previsão que só poderia ser feita por um modelo destes, a esta distancia e no princípio da Primavera. A haver precipitação, era neve certa para todo o país, inclusive no litoral.
Iso -8 a norte do país
Iso -6 em todo o país, de Braga a Faro
Apenas mais um sonho (ou pesadelo, depende dos pontos de vista...)
Os ensembles insinuam entrada fria continental na Europa lá para dia 10. O ECMWF começa a insinuar a subida da dorsal atlântica até à Gronelândia. A ver se à segunda é de vez.
A carta do dia pertence ao CFS.
Há muito tempo, desde que as cartas foram disponibilizadas no Meteociel, que se vêem entradas frias de substância em fevereiro. Pode ser uma boa tendência.
E deixo a carta de temperatura do CFS, para completar o post do Algarvio1980:
Pelas várias visualizações das cartas da CFS no Meteociel, aposto por uma segunda metade do inverno com NAO-.
PS: As cartas de cima e as de baixo correspondem ao mesmo orgânismo, embora não pareça.
Vocês querem festa da grossa.
Que consequências é que essas runs podem trazer?
É uma sorte...
Se não houver precipitação são será nada de especial, apenas mais um episódio de muito frio, típico da época.
Se houver precipitação podem haver algumas surpresas a cotas média/baixas, típicas da época também, lol. Mas penso que a temperatura a 500hPa não seria suficiente para neve à cota 0.
(Atenção que refiro-me às imagens do meu último post.)
Siga a carruagem, aguardemos pelas próximas runs.