Saídas de modelos incomuns ou de sonho

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
No caso de haver precipitação com Iso -4ºC penso que já se podia sonhar num episódeo de neve a cota 0. Com Iso -8ºC e chuva, isso seria quase certo! O frio a 500 hPa não seria problema em situações destas, creio! O problema é se não há frio à superfície...

Considerando a ficção científica que o cfs tem (isso todos nós sabemos :p) um cenário de iso -4 com geopotencias baixos seria quase certamente neve à cota 0. O frio à superfície seria aí um factor com menos importância, mesmo que estivesse relativamente elevada, a temperatura iria baixar com a chegada da precipitação. O problema do frio à superfície até costuma funcionar ao contrário. Ainda me lembro daquele célebre episódio do gelo na Guarda, não me recordo se há 1 ou 2 Invernos atrás! Chuva, temperaturas negativas e do céu só água... Falta de frio em altitude, e uma pista de patinagem artística na rua ;)

Considerando a ficção científica que o cfs tem (isso todos nós sabemos :p) um cenário de iso -4 com geopotencias baixos seria quase certamente neve à cota 0. O frio à superfície seria aí um factor com menos importância, mesmo que estivesse relativamente elevada, a temperatura iria baixar com a chegada da precipitação. O problema do frio à superfície até costuma funcionar ao contrário. Ainda me lembro daquele célebre episódio do gelo na Guarda, não me recordo se há 1 ou 2 Invernos atrás! Chuva, temperaturas negativas e do céu só água... Falta de frio em altitude, e uma pista de patinagem artística na rua ;)

Eu também me lembro desse episódeo na Guarda (freezing rain). Mas nesse caso estávamos com temperaturas positivas aos 850 hPa, apesar de negativas à superfície. Faltou frio em altitude para nevar, como dizes. :thumbsup:

O que eu quis dizer foi que, estando muito frio aos 850 hPa como mostram as cartas, se não nevasse era porque não haveria frio à superfície, e não por falta de frio aos 500 hPa pois a esse nível há sempre frio suficiente (as temperaturas são bem negativas permanentemente). Mas, tal como tu, acho que dificilmente faltaria frio em qualquer dos níveis com iso's inferiores a -4ºC para nevar à cota 0!

Mais uma vez o CFS a dar umas previsões muito boas a nível de frio.
Desta vez é para toda a segunda semana de Fevereiro, com a iso -4 a cobrir praticamente todo o país, ocasionalmente com a razia da iso -8 a NE do país!

Bom pronúncio espero eu. :D

Um fresco início de dia 24 de Dezembro, segundo a perturbação nº3 do Ensemble. :D

TºC 2m

gens34288.png

Um fresco início de dia 24 de Dezembro, segundo a perturbação nº3 do Ensemble. :D

Claramente uma saída que de sonho nada tem...apenas um devaneio momentâneo de um computador bem humorado.:D

Vão sonhando com 2012, pode ser que os vossos desejos se transformem em realidade ... mas que está difícil lá isso está ... eh, eh ...;)

Vão sonhando com 2012, pode ser que os vossos desejos se transformem em realidade ... mas que está difícil lá isso está ... eh, eh ...;)

Como as runs têm saído ultimamente, só mesmo sonhando é que nos acAAlmamos. :D

A última run disponível do CFS a 9 meses ainda dá uma pequena razão para o pessoal do norte poder sorrir no dia de Natal, com a precipitação a cirandar pelo norte da PI... É ir sonhando. :rolleyes:

Já em meados de Janeiro, coloca algo um pouco mais potente, com temperaturas a 2 metros bastante interessantes... :rolleyes:

Por aqui continuamos a sonhar. :p

Finalmente, após tempos a fio sem qualquer novidade longínqua, abre-se uma nova luz ao fundo do túnel, na sequência final do 2º painel do GFS.

A ascensão do potente anticiclone para a região das Ilhas Britânicas traria o tão ambicionado frio, ainda que seco (fluxo predominante de NE).

gfs17dez2011geopdez2011.png

gfs17dez2011friodez2011.png

Decidi colocar neste tópico, uma vez que é a primeira saída com este cenário, e pode muito bem vir a desaparecer na próxima.

Já em meados de Janeiro, coloca algo um pouco mais potente, com temperaturas a 2 metros bastante interessantes... :rolleyes:

Por aqui continuamos a sonhar. :p

É mesmo este... Alguém tem o endereço e-mail do S. Pedro?? :lmao:

Agora a sério... Isto fez-me lembrar um episódio em 2002 ou 2003, já não me lembro... Durante uma entrada siberiana, cerca das das 20:00 ia eu para casa e o termómetro da farmácia marcava -1,5ºC... O pior foi o vento, não faço a mínima do windchill, mas cá para mim era 1 windchill de -5ºC á vontade... Nessa noite, segundo o que li depois nos jornais, a temperatura desceu aos -4.7ºC (penso que ainda é recorde da cidade).

Com precipitação, era neve certa ;).