c0ldPT
Nimbostratus
O quão dificíl é uma entrada atlântica desta magnitude nos atingir?
Isto é o sonho de qualquer meteolouco!O quão dificíl é uma entrada atlântica desta magnitude nos atingir?
O quão dificíl é uma entrada atlântica desta magnitude nos atingir?
O quão dificíl é uma entrada atlântica desta magnitude nos atingir?
Pode-se dizer que esta previsão acertou mais ou menos em que percentagem no que está a decorrer? Ou não tem nada a ver?Isto era o Setup perfeito, sequência de muitos passos difíceis até à carta perfeita para eventos memoráveis de neve em PT.
Sempre altamente improvável de tudo se conjugar para assim acontecer infelizmente...
Diria que todos os eventos de neve a cotas baixas generalizados em Portugal terão ocorrido desta forma ou extremamente parecida:
1) a dorsal que tanto nos chateia afasta-se um pouco para W para a zona dos Açores;
2) uma depressão em cavamento passa mesmo junto à dorsal e o fluxo forte de sul no flanco Oeste estica a dorsal até norte
3) milagrosamente a dorsal estica e "aguenta" até altas latitudes permitindo o mergulho artico em direcção à península
4) finalmente, ainda é preciso que essa mesma dorsal esticada ainda "incline" a altas latitudes em direcção ao UK, para esse mergulho frio ao vir para sul não ser efémero, e sim ficar "bloqueado" mesmo por cima de nós.
Enfim, demasiadas coisas que têm de acontecer no sítio certo e na ordem certa... Daí a sua raridade no nosso país infelizmente.
Ali até ao passo 3 ainda temos alguns eventos por ano, mas nesse Setup, os mergulhos avançam sempre para Leste, e ou nos passam "de raspão" em direcção ao Mediterrâneo, ou na melhor das hipóteses passam em cheio em cima de nós, mas demasiado depressa para a situação ser realmente extraordinária e o frio "assentar" de forma generalizada, conjugando frio artico/continental e instabilidade, e permitir alguma coisa mais épica, uma vez que mantém alguma componente Atlântica.
Pode-se dizer que esta previsão acertou mais ou menos em que percentagem no que está a decorrer? Ou não tem nada a ver?
Além da precipitação nula o frio também não é nada demais...Saída muito interessante do ECMWF a conseguir milagrosamente um bom fluxo continental de ar frio, no entanto o ponto negativo é a ausência de precipitação
O cavado de dia 25, dá origem a uma cut-off retrógrada, o AA desvia-se mais para oeste dos Açores e simultaneamente para latitudes mais a norte. A cut-off é reabsorvida pela entrada de ar frio continental...
Com aquele frio em altura e tendo em conta que se trataria de um fluxo mais continental já devia dar para ter minimas bastante baixas e para além disso se houvesse precipitação, não era descabido aguaceiros de neve a rondar uma cota de 500/400m ou menos nas regiões mais interiores.Além da precipitação nula o frio também não é nada demais...
Com uma entrada atlântica teríamos precipitação e cotas quase iguais... desculpem mas para uma entrada de NE é muito fraquinha.Com aquele frio em altura e tendo em conta que se trataria de um fluxo mais continental já devia dar para ter minimas bastante baixas e para além disso se houvesse precipitação, não era descabido aguaceiros de neve a rondar uma cota de 500/400m ou menos nas regiões mais interiores.
Enviado do meu GT-S7582 através do Tapatalk
Com uma entrada atlântica teríamos precipitação e cotas quase iguais... desculpem mas para uma entrada de NE é muito fraquinha.