Seca em Portugal

O Alqueva permite irrigar 130 mil ha atualmente, com as expansões previstas vai alcançar os 170 mil ha, o que inclui a ligação à barragem do Monte da Rocha que está cronicamente em seca.
No meu ponto de vista, considero um enorme risco essa expansão. Estamos a meio de Maio e o Alqueva já "perdeu" 10% do volume armazenado desde que atingiu o pico em Janeiro.
O Alqueva é uma grande reserva estratégica de água. Aumentar ainda mais a área de irrigação, é fazer do Alqueva uma albufeira de regadio, à espera que todos os invernos encha a fim de permitir que a água chegue a todos.

Deve ser desesperante não ter água. Ver os vizinhos com acesso a água e produção, e ao lado só seca. Projetos que não se concretizam ou não vingam... Mas por outro lado, pode-se estar a comprometer os atuais projetos dos 130 mil ha já irrigados.

A não ser que se leve água até Alqueva de modo a garantir que este não falhe em longos períodos de seca. E aí, já se poderia expandir com maior segurança, e quem sabe duplicar, a área de irrigação.
Não digo isto de ânimo leve, até porque como dizia em cima, tudo tem impacto ambiental e importa pesar o que realmente é importante.

Facto é que sem água não à vida. E o cenário onde a água não chega é desolador.

Aumento da área agrícola no Algarve pode ser suspenso em breve​

Estiveram a dormir e acordaram agora. :facepalm: Aumento da área agrícola com abacateiros é o que não falta no Algarve, os políticos não têm coragem para proibirem de vez os abacateiros na região. Lá vão encerrar as piscinas e a malta enche a piscina em casa, lá vem um aumento da água e começar a dar banho de semana a semana, lá vem medidas da treta e aflitos.

Passou-se 1 ano, nada fizeram, em que estado está a ligação ao Pomarão? Em que estado está a dessalinização da água do mar? Em que estado está o uso das águas residuais na agricultura e campos de golfe?

Aliás, em quase 20 anos, construíram Odelouca com a fé que iria resolver o problema da água, mas não acautelaram o seu uso e o resultado está à vista.

Aumento da área agrícola no Algarve pode ser suspenso em breve​

Estiveram a dormir e acordaram agora. :facepalm: Aumento da área agrícola com abacateiros é o que não falta no Algarve, os políticos não têm coragem para proibirem de vez os abacateiros na região. Lá vão encerrar as piscinas e a malta enche a piscina em casa, lá vem um aumento da água e começar a dar banho de semana a semana, lá vem medidas da treta e aflitos.

Passou-se 1 ano, nada fizeram, em que estado está a ligação ao Pomarão? Em que estado está a dessalinização da água do mar? Em que estado está o uso das águas residuais na agricultura e campos de golfe?

Aliás, em quase 20 anos, construíram Odelouca com a fé que iria resolver o problema da água, mas não acautelaram o seu uso e o resultado está à vista.
Pelos vistos não existe lei para travar isso...basta ver que não se consegue fazer nada com as estufas "ilegais" em Odemira ou agora com o olival intensivo junto do Maranhão. Agora para passar multas avultadas a pobres coitados que não limpam o pasto junto das aldeias aí já existe lei... fortíssima!
Desculpem-me o desabafo mas não me sinto protegido por este estado de direito! Tudo isto parece uma anedota!

Quanto às plantações os agricultores estão por sua conta. O estado deixa fazer mas quando faltar a água desenrasquem-se. Também não tenho pena de alguns, andam por aí bem montados e fartam-se de atropelar a lei ou a falta dela.

Pelos vistos não existe lei para travar isso...basta ver que não se consegue fazer nada com as estufas "ilegais" em Odemira ou agora com o olival intensivo junto do Maranhão. Agora para passar multas avultadas a pobres coitados que não limpam o pasto junto das aldeias aí já existe lei... fortíssima!
Desculpem-me o desabafo mas não me sinto protegido por este estado de direito! Tudo isto parece uma anedota!

Quanto às plantações os agricultores estão por sua conta. O estado deixa fazer mas quando faltar a água desenrasquem-se. Também não tenho pena de alguns, andam por aí bem montados e fartam-se de atropelar a lei ou a falta dela.
A lei sempre foi forte com os fracos e fraca ou inexistente com os fortes.

Pelos vistos em certos países estão a ser tomadas medidas...

Portugueses se forem tomadas medidas em Portugal: 'ditadura!', 'PIDE'!
Portugueses se não se tomarem medidas em Portugal: 'pouca vergonha! Ninguém faz nada!'

Portugueses se não se tomarem medidas em Portugal: 'pouca vergonha! Ninguém faz nada!'
Calma é preciso ter algum discernimento e não misturar as coisas...Existem alturas em que é preciso vestir as "calças"! Quando existe uma catástrofe é preciso tomar medidas que não agradam a todos!
Eu contínuo a achar que é preciso um agravamento "significativo" na fatura da água com base no racio gasto/ agregado familiar mas pelos vistos isso é o mais complicado. Entretanto tomam-se medidas de emergência em que se pode discutir a sua eficácia.
Para mim é uma medida positiva mais pela não proliferação do plástico descartável, que nem sempre vai parar à devida reciclagem, do que pela poupança de água. No entanto talvez seja um abre olhos para a população que algo não está bem. Agora compreendo que o vizinho do lado com uma "bruta" piscina de alvenaria está-se bem maribando para essa medida ;)

Há sempre quem refila por tudo e por nada. Mas a verdade é que não se tem feito quase nada em relação à água. Não estamos longe de termos cidades europeias com falta de água. Daqui a 5, 10 ou mais anos?
Centrais dessalinizadoras são caras? São sim. Mas estamos a falar da causa mais importante para todos: A água. Quantas centrais daria com o dinheiro injetado na TAP?

Podemos ter todas as barragens que quisermos. Se houver mais de 3 anos com escassa precipitação, as barragens só por si, não chegam. Essencial sim, para anos de seca normais (2 consecutivos por exemplo). Não chegará para o que poderá vir a acontecer no futuro. Mas como o homem acha que tudo é infinito, e pode continuar a viver como até aqui, só acordará quando faltar efetivamente a água nas torneiras em cidades como Faro, Beja, Évora, ou Sevilha por exemplo.

Além disso, melhorar muito na gestão dos recursos. É incrível como se praticam culturas intensivas (só com a visão a curto prazo e económica) em regiões com secas prolongadas como o Alentejo ou o número de campos de golf no Algarve. Viver de forma cada vez mais sustentável possível, terá de ser o caminho no futuro. Ter pegada nula é impossível, mas o colocar na equação sempre um uso mais racional de todos os recursos, ainda existe um caminho gigantesco pela frente. O dinheiro não pode comprar tudo. Mesmo que se coloquem tarifas elevadas de água para determinadas elites (Golf etc.), para quem tem dinheiro, esse não será um problema nunca, o de pagar mais.

Centrais dessalinizadoras pelo lado de maior disponibilidade de água. E mudança do paradigma de utilização de recursos, por outro lado, de forma a diminuir o nosso impacto.

Última edição:
Calma é preciso ter algum discernimento e não misturar as coisas.

Não é misturar as coisas. É exactamente assim que o Português comum reage às coisas. Neste e em muitos outros assuntos.

Eu contínuo a achar que é preciso um agravamento "significativo" na fatura da água com base no racio gasto/ agregado familiar

Ai, onde te foste meter!

Agora compreendo que o vizinho do lado com uma "bruta" piscina de alvenaria está-se bem maribando para essa medida ;)

Então e vamos chatear os expats (e não só!) proibindo-os de encher as piscinas no seu Allgarve? E se se chateiam? E como vai o jet7 relaxar do stress da empresa do papá sem jogar golfe?

Mas a verdade é que não se tem feito quase nada em relação à água.

Pois não mas passa por cada um. Isso não é impeditivo que se tomem decisões vindas de cima para aplicar doa a quem doer mas acho que alguns só vão perceber quando chegarem a casa, rodarem a torneira e não sair nada.

Calma é preciso ter algum discernimento e não misturar as coisas...Existem alturas em que é preciso vestir as "calças"! Quando existe uma catástrofe é preciso tomar medidas que não agradam a todos!
Eu contínuo a achar que é preciso um agravamento "significativo" na fatura da água com base no racio gasto/ agregado familiar mas pelos vistos isso é o mais complicado. Entretanto tomam-se medidas de emergência em que se pode discutir a sua eficácia.
Para mim é uma medida positiva mais pela não proliferação do plástico descartável, que nem sempre vai parar à devida reciclagem, do que pela poupança de água. No entanto talvez seja um abre olhos para a população que algo não está bem. Agora compreendo que o vizinho do lado com uma "bruta" piscina de alvenaria está-se bem maribando para essa medida ;)

Talvez começar pelos gastos públicos e desperdícios, bem com as perdas na rede. Exemplo: queixa à câmara de aspersores de rega de ajardinamentos públicos (inclusive rotundas relvadas) ligados todo o dia e até durante as horas de maior calor, mal dirigidos ou simplesmente por excessiva rega a água a correr pelas ruas. Experimentem abrir uma torneira ao máximo durante 10 minutos e observar o contador. Agora multipliquem isso por 144 e têm o gasto de apenas um desses aspersores durante um dia. Multipliquem pelo número de aspersores que existem em certas cidades, especialmente naquelas com climas mais quentes. A propósito, a queixa ficou sem resposta nem acção. Antes de pedirem "sacrifícios" ridículos às famílias os responsáveis governamentais ou autárquicos devem assegurar-se de que o comportamento dos seus órgãos governativos é exemplar, caso contrário a população ri-se e manda-os... (censurado).

Última edição:
Pelos vistos não existem contra-ordenações na matéria... É à vontade do freguês!
Quero ver aqui alguém meter sanções (multas) a quem vive do turismo