AnDré
Moderação
No meu ponto de vista, considero um enorme risco essa expansão. Estamos a meio de Maio e o Alqueva já "perdeu" 10% do volume armazenado desde que atingiu o pico em Janeiro.O Alqueva permite irrigar 130 mil ha atualmente, com as expansões previstas vai alcançar os 170 mil ha, o que inclui a ligação à barragem do Monte da Rocha que está cronicamente em seca.
O Alqueva é uma grande reserva estratégica de água. Aumentar ainda mais a área de irrigação, é fazer do Alqueva uma albufeira de regadio, à espera que todos os invernos encha a fim de permitir que a água chegue a todos.
Deve ser desesperante não ter água. Ver os vizinhos com acesso a água e produção, e ao lado só seca. Projetos que não se concretizam ou não vingam... Mas por outro lado, pode-se estar a comprometer os atuais projetos dos 130 mil ha já irrigados.
A não ser que se leve água até Alqueva de modo a garantir que este não falhe em longos períodos de seca. E aí, já se poderia expandir com maior segurança, e quem sabe duplicar, a área de irrigação.
Não digo isto de ânimo leve, até porque como dizia em cima, tudo tem impacto ambiental e importa pesar o que realmente é importante.
Facto é que sem água não à vida. E o cenário onde a água não chega é desolador.