ecobcg
Super Célula
Na parte que me toca e olhando para o gráfico dos Anos Hidrológicos, da precipitação registada na estação do Sítio das Fontes, pode-se perceber claramente que o problema não é só deste ano... há vários anos consecutivos que a precipitação está bem abaixo da Normal e principalmente desde 2018. E a acrescer a isto, deveremos considerar também o decréscimo significativo dos aquíferos aqui da zona. O consumo cada vez maior das culturas intensivas aqui no Algarve (grande destaque para os abacates, mas não só), tem contribuído muito para essa diminuição. Por alguma razão já não corre água nas nascentes do Sítio das Fontes (a qual é proveniente do aquífero Querença-Silves), já há pelo menos 4 ou 5 anos. Está sequinho...
Portanto, parece-me que é uma questão que tem sido gerida pelos responsáveis (aqui incluo todos.. Governos, Ministros, outras entidades, etc...), da forma "Humm... deixa lá que há-de chover bem e isto passa...". Fala-se em soluções.. pensa-se.. faz-se estudos, criam-se comissões... mas depois chega-se sempre a esta situação e não está nada feito.
Portanto, parece-me que é uma questão que tem sido gerida pelos responsáveis (aqui incluo todos.. Governos, Ministros, outras entidades, etc...), da forma "Humm... deixa lá que há-de chover bem e isto passa...". Fala-se em soluções.. pensa-se.. faz-se estudos, criam-se comissões... mas depois chega-se sempre a esta situação e não está nada feito.