Paulo H
Cumulonimbus
Paulo, desculpa de fazer uma pequena correção, mas o nevoeiro tem a água na sua forma gasosa(é uma das carecteristicas da água o estar abaixo do ponto de congelação na forma gasosa) e ao tocar numa superficie gelada congela logo.
Não peças desculpa, PSM! Porque tens razão..
Nevoeiro é de facto água na sua forma gasosa, mesmo por vezes abaixo do ponto de congelação, é uma questão de pressão relativa da água no ar.
Mas ao ter observado a forma desse "nevoeiro" como se cristais de vidro se tratassem a circular brilhando num sol difuso, com pouca corrente de ar, tenho uma justificação para tal: concordo, que no momento em que o nevoeiro cristaliza, deixa por definição de se chamar nevoeiro, mas como se chamará então? Repara, dizes bem, este congela ao encontrar uma superfície ainda mais gelada, destabilizando (mutando) o seu estado físico, ora, podemos considerar superfície gelada, uma pequena camada de ar, digamos 10m de altura sobre a superfície!! Correcto?! Das vezes que observei sincelo, foi isto que ocorreu, não foi necessário observar a sua congelação em superfícies sólidas, observei mesmo a sua congelação (cristais vitreos) devido ao intenso arrefecimento desta camada de ar mais baixa junto à terra. Quando o arrefecimento noturno é elevado, verifica-se de facto que a temperatura abaixo de 20m sobre a superfície desce, atingindo o seu máximo junto à relva, onde praticamente coincide com o ponto de orvalho!
Se concordares comigo, em como a camada de ar superfícial constitui uma superfície gelada (mais fria ainda), suficiente para constatar o sincelo, então estamos 100% de acordo!
Abraço