Seg. Esp. Frio, Chuva e Vento: Sistema depressionário «Gertrudes» - Out/Nov 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Boas!

Dia frio aqui pela serra... Segundo o IM a Covilhã é a a cidade mais quente da Beira Interior, não fosse sabermos que a estação está localizada no aeródromo (muito menos altitude). Para os cristos que vivem cá para cima, sabem bem a diferença...

Este fim de semana prometo fotos ilustrativas de como está a nossa estrela. Vamos ver se se apanha alguma neve a cair... Talvez a quantidade de precipitação nao a permita...
Deixo o alerta aos turistas que vierem: muito cuidado com a imprevisibilidade da serra, não vá alguem ficar atoladinho na subida pra torre!

abraço

Tens razão, CidadeNeve!

E aquela rua da Universidade para Santo António, que só apanha sol até às 11h no Inverno?! (e está só a meia altitude na Covilhã) É de arrepiar, nem a geada descongela, tal é a sombra na maior parte do dia! E então com o ventinho de caras com a serra, até faz chorar.. :D :cold:

Tens razão, CidadeNeve!

E aquela rua da Universidade para Santo António, que só apanha sol até às 11h no Inverno?! (e está só a meia altitude na Covilhã) É de arrepiar, nem a geada descongela, tal é a sombra na maior parte do dia! E então com o ventinho de caras com a serra, até faz chorar.. :D :cold:

os do IM já me ligaram a perguntar se queria trocar de estações meteorológicas :D sinceramente acho inconcebível tanto lugar para colocar uma estação entre os 500m e 850m e colocarem a estação ai a uns 400m. tristeza :disgust:
se calhar não lhes apetecia subir mais :D

os do IM já me ligaram a perguntar se queria trocar de estações meteorológicas :D sinceramente acho inconcebível tanto lugar para colocar uma estação entre os 500m e 850m e colocarem a estação ai a uns 400m. tristeza :disgust:

Do mesmo queixo-me por aqui... Na minha zona só tenho 3 (Alcoutim /Castro Marim e V.R.S.A) mas so duas é que estao disponiveis ao publico...

Em vez de meterem uma na zona mais alta aqui na zona que é Alcaria do Cume em que fica a 525m altura e o pico mais alto em Alcarias com 540m...

Enfim...:confused:

Por aqui a temp congelou nos 16.2ºC ...

Não peças desculpa, PSM! :thumbsup: Porque tens razão..

Nevoeiro é de facto água na sua forma gasosa, mesmo por vezes abaixo do ponto de congelação, é uma questão de pressão relativa da água no ar.

Mas ao ter observado a forma desse "nevoeiro" como se cristais de vidro se tratassem a circular brilhando num sol difuso, com pouca corrente de ar, tenho uma justificação para tal: concordo, que no momento em que o nevoeiro cristaliza, deixa por definição de se chamar nevoeiro, mas como se chamará então? Repara, dizes bem, este congela ao encontrar uma superfície ainda mais gelada, destabilizando (mutando) o seu estado físico, ora, podemos considerar superfície gelada, uma pequena camada de ar, digamos 10m de altura sobre a superfície!! Correcto?! Das vezes que observei sincelo, foi isto que ocorreu, não foi necessário observar a sua congelação em superfícies sólidas, observei mesmo a sua congelação (cristais vitreos) devido ao intenso arrefecimento desta camada de ar mais baixa junto à terra. Quando o arrefecimento noturno é elevado, verifica-se de facto que a temperatura abaixo de 20m sobre a superfície desce, atingindo o seu máximo junto à relva, onde praticamente coincide com o ponto de orvalho!

Se concordares comigo, em como a camada de ar superfícial constitui uma superfície gelada (mais fria ainda), suficiente para constatar o sincelo, então estamos 100% de acordo!

Abraço;)

Peço desculpa mas nevoeiro e nuvens não são água na forma gasosa. É água condensada em partículas microscópicas (núcleos de condensação) formando por isso gotículas impossíveis de discernir a olho nu .
Água na forma gasosa está entre nós, no ar, e mede-se a existência desta com um higrómetro.

Peço desculpa mas nevoeiro e nuvens não são água na forma gasosa. É água condensada em partículas microscópicas (núcleos de condensação) formando por isso gotículas impossíveis de discernir a olho nu .
Água na forma gasosa está entre nós, no ar, e mede-se a existência desta com um higrómetro.

Não queria entrar na conversa, mas penso que o Minho tem razão, faltou dizer que para além do estado líquido também há nuvens constituídas por água no estado sólido (gelo), ou ainda nuvens mistas (líquido e sólido).
penso que não estou a dizer nenhuma "inverdade";)

Neste momento tenho 14,9ºC, após uma Máxima de 15,6ºC até agora...:)

Humidade a 49%
Pressão a 1018 hPa
Vento a 14,0 km/h de N (360º)
Ponto de Orvalho nos 4,1ºC

Céu Muito Nublado, Escondendo muitas vezes o Sol, e com núvens ameaçadoras de Aguaceiros Fracos:p

A Serra, hoje, pouco depois do nascer do Sol...

13651.jpg

Por aqui céu pouco nublado e vento fraco mas com algumas rajadas de vez em quando... Continua alguma sensação de frio.

Pelas imagens de satélite está a entrar nebulosidade a Norte. No entanto o radar da AEMET não permite tirar conclusões quanto a precipitação e por cá já sabemos que não há radar para essa área do país! Observadores do Norte vão dizendo coisas. Quanto a neve vejo as temperaturas muito altas, o que não quer dizer que não possa estar a cair algo nos pontos mais altos.

Bela foto Gil! :)

]ToRnAdO[;93322 disse:
Do mesmo queixo-me por aqui... Na minha zona só tenho 3 (Alcoutim /Castro Marim e V.R.S.A) mas so duas é que estao disponiveis ao publico...

Em vez de meterem uma na zona mais alta aqui na zona que é Alcaria do Cume em que fica a 525m altura e o pico mais alto em Alcarias com 540m...

Enfim...:confused:

Por aqui a temp congelou nos 16.2ºC ...

As estações meteorológicas devem cumprir com um conjunto de especificações do meio envolvente e localização dos próprios instrumentos.

Já a sua localização numa dada localidade, por mais interessantes que sejam os locais mais baixos (obter temperaturas mais elevadas no Verão) ou locais mais altos e abrigados (obter temperaturas mais baixas no Inverno) devem estar sempre localizadas num dos locais mais representativos para a localidade, por isso o ideal será instalar a estação meteorológica num local verde, arejado, sem grande abrigo, já não digo no centro cívico mas pelo menos situado a média altitude nessa localidade!

Um exemplo de uma localidade onde ocorrem valores por vezes algo anormais, é Leiria, julgo que aqueles valores não são representativos da localidade, pois mais parecem indicar a temperatura de orvalho (mínimas), talvez por se situar bem junto ao rio! (desconheço):huh: Mas acho muito estranho!:shocking:

Por exemplo, em Castelo Branco, a estação (382m) localiza-se a NE na saída para Idanha-a-Nova, a uma altitude inferior à média, talvez a melhor localização fosse no centro da cidade (410m) mas aí o efeito urbano acentuava-se, e se fosse no alto junto ao castelo (489m) estaria muito bem arejada mas deixava de ser representativa do resto da cidade. Mas aqui, a questão da diferença de altitude é quase irrelevante, falamos de 120m entre extremos, em termos de temperaturas +/-0.8C. Numa cidade como esta, é mais relevante a localização mais interior ou mais periférica em termos de temperatura, para fugir um pouco mais ao efeito urbano ou por outro lado, para estar mais exposta ao vento. Aqui os rios raramente interferem, pois estão a mais de 5km de distância.

Quanto à questão do nevoeiro, realmente está na fase líquida, continuando na fase líquida enquanto sincelo (com origem em nevoeiro) ou escarcha (sincelo moderado, com origem em neblina), estando estes, sincelo e escarcha em estado sobrefundido (mas líquido).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sincelo

Retornando ao tópico, por aqui, continua algo fresco, e o céu com aumento gradual de nuvens alternando com Sol.

Desconheço a temperatura mínima correcta de hoje, o site IM indica esteve apenas algo abaixo dos 5ºC, desilusão.. Realmente o IM, tinha razão nas suas previsões.

Não sei se alguma localidade atingiu mínimo histórico, mas quem sabe hoje não baixam mais um pouquinho as temperaturas mínimas?!