Seg. Esp. Frio, Chuva e Vento: Sistema depressionário «Gertrudes» - Out/Nov 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
altitude 756m
temperatura: 7.4ºc
precipitação: não existe e se existir será liquida :D

Calma contigo que o teu caso é diferente... basta entrar algo muito repentino da serra que modificas a opiniao tal como os nevoeiros surpresa de Mangualde dos quais já sofri...

Tu es um caso á parte...;)

]ToRnAdO[;93721 disse:
Calma contigo que o teu caso é diferente... basta entrar algo muito repentino da serra que modificas a opiniao tal como os nevoeiros surpresa de Mangualde dos quais já sofri...

Tu es um caso á parte...;)

Epá tas-me a discriminar :mad: :D

Tornado um conselho agora a sério tem mais cuidado com o que afirmas pois existem N pessoas a ler o que estás a dizer ;) é so um conselho agora se o quiseres seguir ou não cabe só a ti :)

altitude 128m
temperatura: 9.0ºc
precipitação: aguaceiros tive a fazer o calcula naquela cena e da cota 1200 mas nao esta a nevar como e obvio....

p.s afina temos flashes aki po norte segunado o IM

TEMOS NEVE NA SERRA DA ESTRELA SEGUNDO A EP!

Epá tas-me a discriminar :mad: :D

Tornado um conselho agora a sério tem mais cuidado com o que afirmas pois existem N pessoas a ler o que estás a dizer ;) é so um conselho agora se o quiseres seguir ou não cabe só a ti :)

A cota é a apenas a minha opiniao... contudo respeito tel como me respeitem...e não e criar alarmismos nem nada desse aspecto.. so prevejo algo que podera acontecer.. mais nada...

Contudo a minha previsao nao e oficial e que podera falhar redondamente e que algo aconselhavel e oficial que visitem o www.meteo.pt

É por isto que existe o forum ou foruns que dao conselhos de algo que pode acontecer por mais extremista que for..

Por tanto na minha modesta opinao o pessoal podera ver flocos apartir de 500/600m no centro e norte interior se estiver acordado... aumento sempre essa cota durante o durante o dia... ;)

]ToRnAdO[;93707 disse:
Basta fazeres a 2m do solo nivel mar segundo os modelos e diminuires 0.6Cº por cada 100m de altitude...

Por ex:

se tens uma tem 8ºC a nivel mar... basta diminuires 0.6Cº por cada 100m de altitude e teras uma cota aprox de neve, e entre factores de uma depressao a -30 a 500hph e 3positivos a -1 a 850hpa neste caso...

E uma boa incursao de ar frio que devera começar daqui a 2h/3h no teu local segundo o satelite...

Acho que me expliquei senao...tenho de fazer isso via email ou registar na torre do tombo... ate agora nunca me enganou...:D

Tornado, vamos a dados concretos.

Ao nível do mar não tens nenhuma estação com 8ºC.
Viana do Castelo é a estação mais fria (junto ao mar) e estava às 0h com 9,4ºC.
Lisboa, à mesma hora estava com 14ºC.

E aos 850hPa tens a seguinte temperatura:

gfs-1-6.png

Portanto, valores entre os 2ºC e os 8ºC positivos.
Nas próximas horas a ISO 0º aos 850hPa nem chega a entrar no território português.

Assim sendo, e usando essa tua teoria, nunca terias neve a baixo dos 1500m. Onde vês os 500-600m?

A estação mais alta do país - Penhas Douradas, estava às 0h com 2,1ºC e chuva.

Tornado, vamos a dados concretos.

Ao nível do mar não tens nenhuma estação com 8ºC.
Viana do Castelo é a estação mais fria (junto ao mar) e estava às 0h com 9,4ºC.
Lisboa, à mesma hora estava com 14ºC.

E aos 850hPa tens a seguinte temperatura:

gfs-1-6.png

Portanto, valores entre os 2ºC e os 8ºC positivos.
Nas próximas horas a ISO 0º aos 850hPa nem chega a entrar no território português.

Assim sendo, e usando essa tua teoria, nunca terias neve a baixo dos 1500m. Onde vês os 500-600m?

A estação mais alta do país - Penhas Douradas, estava às 0h com 2,1ºC e chuva.

foi so um exemplo os 8Cº... a nivel do mar...

tem calma que o ar frio nao entrou e se nao entrar deem porrada... calma e decontraçao...;)

Boas, aqui tenho 5,7ºC, 80% e 1001 hPa, céu nublado com abertas e vento em calma. O dia foi muito ventoso, a rajada máxima na estação do IM foi de 72 km/h e em minha casa de 50 km/h (raramente passa desta marca). Quanto a precipitação, o dia rendeu apenas 3,2 mm. A mínima foi de 3,6ºC e a máxima de 11,6ºC.

A cota esta madrugada será mais baixa a noroeste e muito dificilmente baixará dos 800 m, a não ser com um forte aguaceiro que faça com que a temperatura e consequentemente a cota baixe repentinamente. 500/600 m é irrealista mas se vir um floco aqui nos meus 740 m o tornado tem um jantar por minha conta :)

Boas, aqui tenho 5,7ºC, 80% e 1001 hPa, céu nublado com abertas e vento em calma. O dia foi muito ventoso, a rajada máxima na estação do IM foi de 72 km/h e em minha casa de 50 km/h (raramente passa desta marca). Quanto a precipitação, o dia rendeu apenas 3,2 mm. A mínima foi de 3,6ºC e a máxima de 11,6ºC.

A cota esta madrugada será mais baixa a noroeste e muito dificilmente baixará dos 800 m, a não ser com um forte aguaceiro que faça com que a temperatura e consequentemente a cota baixe repentinamente. 500/600 m é irrealista mas se vir um floco aqui nos meus 740 m o tornado tem um jantar por minha conta :)

Nesta depressao... gertrudes como chamam... ainda vai ter jantares..

neste momento sem aguaceiros e 13.1Cº

]ToRnAdO[;93726 disse:
foi so um exemplo os 8Cº... a nivel do mar...

tem calma que o ar frio nao entrou e se nao entrar deem porrada... calma e decontraçao...;)

Está tudo calmo Tornado!

Só queriamos que explicasses o porquê da tua afirmação da cota de neve ser 500-600m.
É um palpite teu, ok.

Mas olha que é um palpite que não é sustentado (nem pouco mais ou menos), por nenhum modelo.

Por aqui 13,8ºC e 0,2mm acumulados desde as 0h.

Está tudo calmo Tornado!

Só queriamos que explicasses o porquê da tua afirmação da cota de neve ser 500-600m.
É um palpite teu, ok.

Mas olha que é um palpite que não é sustentado (nem pouco mais ou menos), por nenhum modelo.

Por aqui 13,8ºC e 0,2mm acumulados desde as 0h.

Hoje sera menos provavel e amanaha mais provalvel visto que o ar frio so esta entrar agora... so para regioes ditas normais desses acontecimentos...

te amanha... e nao me mintam nas cotas...;)

Bons Dias!

A Noite foi marcada por Aguaceiros Fraclos/Moderados, e a Temperatura mantave-se "estagnada" até cerca das 4:40, altura em que começou a chover com mais intensidade! Até ao Momento, tenho 7,4mm de Precipitação!

Neste momento Chove Moderado, e tenho 10,3ºC, Mínima do Dia!:D:D

Destaque para a Pressão, que está nos 996 hPa:D:D
wmr100descidadepressonoub7.jpg

Humidade a 98%
Vento a 0,0 km/h
Ponto de Orvalho nos 10,1ºC

Bom dia, uma madrugada com chuva moderada, vento fraco de oeste, a temperatura deverá ser mais 1º do que o gil pôs, pressão atmosférica nos 996 hp.

Ps:1º dia de chuva a "sério" desde maio.