Lá se vai a duna gigante do Martinhal!
Mas mal comecem as nortadas aquilo vai tudo lugar... O "problema" é mesmo nestas bandas... aqui ve-se o mar bastante maior e está muito mais vento, o que ainda ajudar a levantar mais areia. A sorte é que isto não se conjugou com as marés vivas... e mesmo este sendo um levante excessivamente forte e prolongado, as correntes de sudoeste não tardarão em repor o equilíbrio. Na Ilha da Fuzeta é que infelizmente a situação parece irreversível, apesar de "clandestinas" ponham-se no lugar dos proprietários, se fosse o vosso barraco de praia a ser levado pelo mar nao iam ficar muito contentes. Por aqui o vento, temperatura, pressao tudo igual, mas ainda sem chuva. Em Faro já pinga, mas nada de valorizável. Curtam mas é o mar!
Algum dos "peritos" é capaz de explicar este fenómeno: células bem visíveis de formação rápida a poucos quilómetros da costa, chegam aqui e é o que se vê...
Pressão alta? Demasiado vento? Dissipam-se assim que chegam à linha de costa... aqui na zona do Cabo de Santa Maria já se vem tornando habitual, não tenho dúvidas que seja a zona do país com menos indíce de precipitação.