Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008

Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Mas isso pode ser facilmente corrigido nos dados que chegam ao PC. Alterando alguns valores de definição do pluviometro relacionados com área de captação. Outros membros por aqui já fizeram identico para uma maior precisão, como o Minho.

Pois é o que estou a tentar fazer :thumbsup: corrigi de 19 mm para 8 mm consoante os dados das estações á minha volta.

Em OEIRAS a chuva está a parar. Cairam quase 4 mm.
A PRESSAO a descer ligeiramente , está em 1019.3.

Pois é o que estou a tentar fazer :thumbsup: corrigi de 19 mm para 8 mm consoante os dados das estações á minha volta.

Mas essa forma por estimativa não é muito correcta, por vezes ocorre precipitação intensa num local e a algumas dezenas de metros a diferença é notória.
As correções que refiro, são alguns dados relativos ao diâmetro da area de captação, que tens de introduzir no software que utilizas... o Minho talvez te possa ajudar, pergunta-lhe como ele fez a validação dos dados...:)

Afinal a nossa menina mijou-se toda na Madeira:D aqui já usa fraldas Dodot vem mais sequinha:lmao::lmao:, aqui o sol já vai espreitando:angry::angry:

Realmente chuva no Algarve é preciso milagres... todos os modelos apontavam pra um monstrozinho, afinal monstro só no satélite, com esta pressão e com este vento mal dá pra pingar. Só chove decentemente na bacia do Guadalquivir, costa do Golfo de Cadiz, desilusão. Mas atenção, o vento não pára de aumentar, está a 60km/h medios, (o registo mais elevado de toda a costa do Golfo, a par de Tarifa, mas Tarifa não precisa de "tempestades" para produzir autenticos ciclones como sabem) fora rajadas, e no sat24 aparecem 3 borrascas em pleno crescimento a dirigerem-se para o Algarve. Ou mto me engano ou são estas meninas que vão trazer alguma chuva (já nem se fala em chuvadas) e quiçá uns clarões. A seguir ao almoço e durante a tarde ponham as máquinas a funcionar. Atenção ao mar, aqui da janela vejo quase toda a ria, e a barra de olhão está como nunca a tinha visto, são montes de mar até ao horizonte e até dentro da ria está bastante cavado (raríssimo). Atenções viradas pra Ilha da Fuzeta :/ Espero q a minha primeira participação no fórum contribua para acompanhar o ponto de situação :)

Bem-vindo ao forum Levante :thumbsup::thumbsup:

Realmente chuva no Algarve é preciso milagres... todos os modelos apontavam pra um monstrozinho, afinal monstro só no satélite, com esta pressão e com este vento mal dá pra pingar. Só chove decentemente na bacia do Guadalquivir, costa do Golfo de Cadiz, desilusão. Mas atenção, o vento não pára de aumentar, está a 60km/h medios, (o registo mais elevado de toda a costa do Golfo, a par de Tarifa, mas Tarifa não precisa de "tempestades" para produzir autenticos ciclones como sabem) fora rajadas, e no sat24 aparecem 3 borrascas em pleno crescimento a dirigerem-se para o Algarve. Ou mto me engano ou são estas meninas que vão trazer alguma chuva (já nem se fala em chuvadas) e quiçá uns clarões. A seguir ao almoço e durante a tarde ponham as máquinas a funcionar. Atenção ao mar, aqui da janela vejo quase toda a ria, e a barra de olhão está como nunca a tinha visto, são montes de mar até ao horizonte e até dentro da ria está bastante cavado (raríssimo). Atenções viradas pra Ilha da Fuzeta :/ Espero q a minha primeira participação no fórum contribua para acompanhar o ponto de situação :)

Bem-vindo Levante :thumbsup::D

Por aqui ainda caem uma pingas... a temperatura desceu até aos 11,1ºC e agora estou com 11,6ºC...´
Se não fosse a temperatura á 00:00 ser de 13,6ºC, teríamos uma ricas máximas:(

Humidade a 92%
Pressão a 1018 hPa

Precipitação: 10,0mm:D

Por aqui começou a chover mais a serio por volta das 11:20 e desde então ainda não parou um segundo que fosse. Não é intensa, mas também não é fraca. Vai chovendo!:D
Já estou com 9mm de precipitação acumulada!:D

Quanto ao teu pluviometro, eu fiz o mesmo Mário Barros!
Quanto a contas é muito simples!:)

No meu caso, o meu pluviometro tinha 10cm de diametro=5cm de raio! Área = 5*5*3,1416 = X
Funil, diametro =24cm = 12cm de raio. Área do funil = 12*12*3.1416 = Y

X/Y dá-te a razão das áreas entre o funil e o pluviometro.

Logo, para calculares o valor registado pelo teu pluviometro, basta multiplicares esse resultado (razão das áreas)*o valor que te dá o sensor do pluviometro.

:thumbsup:

Bem vindo Levante :thumbsup:
Calma JPS que ela vai a caminho :D Já chove por aqui também :thumbsup:
Até a temperatura baixou 14.0º neste momento.

Bóia de Faro
Data último registo : 2008-02-17 Hora: 12:29 +0000
Altura significativa 4.06 m
Altura máxima 6.35 m
Período médio 6.6 s
Período máximo observado 10.2 s
Direcção da ondulação SE
Temperatura da água 16.4 °C

Fonte: www.hidrografico.pt

Está mesmo linda a ondulação no Algarve :D:D:shocking:

Bem-vindo Levante :thumbsup::D

Por aqui ainda caem uma pingas... a temperatura desceu até aos 11,1ºC e agora estou com 11,6ºC...´
Se não fosse a temperatura á 00:00 ser de 13,6ºC, teríamos uma ricas máximas:(

Humidade a 92%
Pressão a 1018 hPa

Precipitação: 10,0mm:D

Aqui subiu 1º para os 16º, o vento mantem-se a esticar nos 60km/h e o sítio a estar de momento é decerto a Ilha do Farol. Como os algarvios devem concordar, Sagres é mais imponente...por ser Sagres e levar em força com o swell dos Açores. Mas experimentem a estar numa ilha a 5km de terra, em pleno Cabo de Santa Maria (o sítio mais exposto a tudo o que vem de levante, sul e sudoeste) que mudam e ideias em relação a Sagres. Eu estava lá na praia quando foi o temporal de Agosto e foi impressionante o espectáculo de trovoadas a chegar ao fim da tarde visto do cimo do farol, que por sinal durou até de manha, foi impressionante o vento que rapidamente de levantou de leste, os 25º graus às 5 da manha e a chuva torrencial durante 4h seguidas. Para ser sincero, foi a maior tempestade que já presenciei. Foi só para vos dar um cheirinho da Ilha do Farol (q só está assim no maximo 5% do ano, o resto parece Caraíbas!) Vejam no sat24, elas tão aí a bater, no espaço de uma hora formaram-se 3 monstrinhos, penso que isto quer dizer alguma coisa! ;)