Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

Só para que fique registado: Sintra (Vale Flores) esta noite : 1,6ºc. Nada mau mas podia ser melhor. Falam para aí em neve nos próximos dias... é possível para estes lados?

o IM dá hipoteses de precipitação entre amanha e domingo no norte e centro precipitação essa que seria sob forma de neve se as temperaturas se mantiverem baixas.
a cota do IM é de 700m mas penso que nestas circunstancias poderia nevar ao nivel do mar no norte e centro e á cota 100/200m no sul:unsure:

o IM dá hipoteses de precipitação entre amanha e domingo no norte e centro precipitação essa que seria sob forma de neve se as temperaturas se mantiverem baixas.
a cota do IM é de 700m mas penso que nestas circunstancias poderia nevar ao nivel do mar no norte e centro e á cota 100/200m no sul:unsure:

A questão é mesmo a precipitação... Neste tipo de situações a cota está baixa e com o início da precipitação pode baixar ainda mais... O IM deverá corrigir, o grande problema é que se vai tornar difícil arriscar cotas... Em 2006 o IM teve esse problema, mas não só eles! Arriscar um valor envolve certos riscos, mesmo com os dados disponíveis ;)

Só para que fique registado: Sintra (Vale Flores) esta noite : 1,6ºc. Nada mau mas podia ser melhor. Falam para aí em neve nos próximos dias... é possível para estes lados?

Talvez seja possível no sábado em cotas de 400m para os nossos lados, ou seja, nalguns montes por aqui. Mas vamos vendo as previsões dos modelos até lá.

Talvez seja possível no sábado em cotas de 400m para os nossos lados, ou seja, nalguns montes por aqui. Mas vamos vendo as previsões dos modelos até lá.

Não esquecer que uma vez pegando a chover a temperatura devido ao forte ar frio em altura desce a superfície também :cold: ;) e as surpresas podem acontecer :thumbsup:

3,0ºC

Mínima hoje de -4,0ºC; ontem tive mínima de -4,5ºC. Penso que a diferença foi no vento que se fez sentir durante a madrugada e manhã que mesmo sendo fraco levou a esta diferença - aliás hoje não houve tanta acumulação de geada como na noite anterior.
Sigo agora com 2,5ºC e humidade de 78%.

Bom dia a todos,

Embora sendo um membro com fraca participação, talvez por normalmente ter pouco ou nada a acrescentar ao que os outros membros afirmam / relatam (todos eles ou quase todos mais sabedores do que eu), não poderia deixar de hoje apresentar aqui o meu testemunho:

Há 8 anos que vivo em Sta. Marta do Pinhal, Corroios, e segundo a minha memória (falível), nunca registei mínima tão baixa (salvo o famoso dia da neve em 2006).
Hoje a minha modestíssima estação registou a mínima de 2.9 ºC :cold: e o sensor do automóvel 3ºC, com o computador de bordo a avisar-me do perigo de formação de gelo, acontece que não havia o mais pequeno vestígio de humidade, por isso nada de geada.
Às 8h sentia-se ainda uma brisa gelada que deveria dar uma sensação térmica próxima dos 0ºC.

Estou curioso para o que poderá vir nos próximos dias de frio. Uma surpresa branquinha era bem engraçada, pois coincidiria com o fim-de-semana e não causaria os transtornos imagináveis se fosse durante um dia de semana. :)

E para memória futura aqui ficam as mínimas de hoje na Ibéria,
em estações oficiais .

66534544os2.png
[/URL] [/IMG]

O choradinho de muitos parece ter resultado.
O frio já cá canta.
Agora faltarão as surpresas que por aqui todos vão especulando/desejando/analisando um pouco.
O IM aponta para aguaceiros fracos e cota de neve a 700m já para a tarde de hoje no interior. Prolonga os aguaceiros para amanhã e sábado.
Estaremos por cá, pois então, atentos aos próximos desenvolvimentos.
A nós, a esta vasta Comunidade , já nada escapa...

Bom dia,
Finalmente algum frio, a mínima por aqui foi de +2,1º, ainda assim não atingiu o mínimo de +1 da noite de Natal e de outra do início de Dezembro...
Cheguei a pensar que mais uma vez não ia dar em nada, ontem ao início da noite com 8º, algum vento e alguma cobertura de nuvens, mas depois melhorou já com 5º às 2H00.
Entretanto ao chegar agora de manhã a Lisboa, os termómetros de rua marcavam +1 e 0, embora os registos do IM sejam de +2, que era o que eu apostava há uns dias atrás.
Mas gostava era de estar em Bragança...
Acham que a próxima noite poderá ser ainda um pouco mais fria?