Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

Bom dia,

Infelizmente não sei qual foi a mínima por aqui esta madrugada visto ter ficado sem pilhas no sensor.
No entanto a água dos meus cães congelou.

Neste momento 4.7ºC

So para lembrar o forum em janeiro de 2007 nao sei o dia
sem ser previsto na sona de caneças ,vale de lobos e odivelas durante a manha nevou
o andre deve lembrar-se

Bom dia a todos,
Pssei pelo Snowforecast e eles dão neve para o sul:huh:...
Alguém quer comentar a fiabilidade desta previsão???
[/URL]

Parece-me que de acordo com os últimos modelos, coincide com a rota da mancha nebulosa que poderá provocar precipitação. Parece-me provável, haverá frio suficiente e HR% algo baixa, pelo que apenas dependerá da ocorrência de precipitação.

Também o Freemeteo prevê neve, para Covilhã, Castelo Branco, Portalegre.

Em Castelo Branco, para Sábado (2 cm de neve):

cbranconevepz3.th.jpg

Tenho-vos a dizer que por aqui, tá um briol..

Os vasos de flores que estão à sombra, nem derretem! O gelo está sólido, não é apenas à superfície. Hoje já não devem descongelar!

As pessoas com quem falei (falei com o dono de um restaurante existente mesmo na Fóia e com um outro de uma estalagem) infelizmente não tiraram nenhumas fotos à neve. Vou tentar falar com os tipos da Base Militar lá existente!
Mas segundo os relatos, e fazendo os devidos descontos, a neve que caiu deu para cobrir toda a Fóia com um fino manto branco. E coloquei a questão de que se não seria só geada ao que responderam que não, que assistiram mesmo à queda de neve!!

PS: O pessoal da Base da Força Aérea na Fóia também não tirou fotos...

As condições estavam reunidas:
O frio, a cota de neve baixa, e fica agora a evolução da precipitação ontem no barlavento algarvio, segundo o radar do IM:

radar-1.gif

são 12:24 e ainda estão 7.8ºC impressionante!! o Cartaxo até costuma ser uma zona quentinha :D

Eu acho que a lotaria não vai sair a quase ninguém, a não ser aos habituais que estão acima dos 700 metros :lmao: na região norte e centro.

Continua, o teu pessimismo (que na verdade é expectativa eufórica muito mal disfarçada :D) tem dado sorte, ontem dizias que as mínimas iriam ser iguais à noite anterior, e olha lá onde foi parar a tua :D

Boas tardes:cold:então hoje já se pode dizer que estêve :cold:de norte a sul do país.

Por aqui acordamos com céu limpo e não podia faltar o frio que já estava prometido alguns dias, a minima por aqui chegou aos -1.1ºC.

Dados actuais 5.8ºC pressão 1019hpa 45%hr.

Por aqui está aparecer alguma neblusidade alta vinda da direção NE.

Alguém me pode dar uma ajudinha na interpretação desta carta?
Não entendo aquele tracejado com o valor 528 sobre a Península Ibérica.

sabado100109jn5.gif

By rbsmr at 2009-01-08

Quanto à neve será um evento efémero e nocturno...na melhor das hipóteses (mais próximo de Lisboa) na Serra de Montejunto...

em Telheiras (LX)

Temp.: 8.2ºC
Pressão: 1018 hpa

Talvez seja possível no sábado em cotas de 400m para os nossos lados, ou seja, nalguns montes por aqui. Mas vamos vendo as previsões dos modelos até lá.

Vamos descer a Serra de Sintra de trenó... eh! eh! este Domingo de manhã troco a bicicleta pelos apetrechos de neve.:)
Mas o melhor mesmo é ter calma e ir acompanhando as previsões pois as grandes expectativas ás vezes redundam em grandes desilusões...